Andy Dufresne é um jovem e rico banqueiro acusado de assassinar a esposa e seu amante. Ele alega ser inocente ainda que todas as provas digam o contrário. Mesmo não sendo culpado, Andy é condenado a duas penas consecutivas de prisão perpétua na penitenciária de Shawshank.

Na prisão, ele desperta o fascínio de todos, inclusive de Red, um irlandês preso por homicídio que vê em Andy coragem, ousadia e um sonho de liberdade que não existia em nenhum detento de Shawshank.

Um Sonho de Liberdade é um clássico do cinema que por pouco não se tornou uma produção fracassada e esquecida.  O filme teve um péssimo desempenho nas bilheterias, mas um enorme sucesso de locações em VHS, sendo indicado para 7 Oscar e considerado por muitos críticos o melhor filme da história, superior até mesmo a E o Vento Levou, Cidadão Kane e O Poderoso Chefão.

O roteiro possui uma incrível metáfora sobre a vida. Apesar de estar preso, Andy possuía um espírito livre. Diferente dos outros presidiários, ele não tinha medo de sonhar e de buscar seus objetivos. Antes de ir para a prisão, Andy vivia preso em seu mundo materialista, estava sempre preso a seu trabalho e a suas preocupações pessoais. Não era livre para aproveitar e viver sua vida, o que lhe trouxe terríveis consequências.

Verdadeiramente, esta é uma produção digna de aplausos. Bravo!

“Existem pássaros que não foram feitos para viver em uma gaiola.” (Red)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui