Foto: Wagner Carvalho

Por: Andréa Cursino

Foto: Wagner Carvalho

 

O Cinema Para Sempre conversou com o ator Roberto Birindelli que está sempre trabalhando muito. Na TV ele faz sucesso na pele de Pepe, o bandido da série “Um Contra Todos” da Fox e recentemente na novela “O Sétimo Guardião”. E no cinema está no elenco do filme “O Olho e a Faca” de Paulo Sacramento. Tem série nova para estrear, “Os Irmãos Freitas”.  Apesar da crise que o país vive na cultura nesse momento, o ator tem muitos planos que incluem mais filmes e series e o que mais vier, é bem vindo.

 

 

Conversa com Roberto Birindelli

 

CPS: – Roberto, quais são seus projetos de cinema?

 

RB: – De cinema, eu fiz um longa, “Human Persons” com Frank Spano sobre tráfico de órgãos que foi rodado em Chicago, Panamá e Medelin. Foi uma experiência muito legal e a gente se gostou muito um do outro. Então ele me chamou para o próximo filme   que sobre os últimos meses da vida de Gauguin. Não tem nome ainda, e está captando como tudo no cinema. Juntou dinheiro, roda. É um roteiro muito legal! Frank Spano é um ator venezuelano, tem uma produtora Garra Produções em Madri e no Panamá e virou cidadão panamenho. O Panamá está dando muito dinheiro para cinema.

 

CPS: – Bom saber disso!

 

RB: – Na verdade, o Panamá está dando muito dinheiro para TV. Eles estão nadando em dinheiro. Os Chineses estão botando muito dinheiro. E tem um polo comercial muito grande. Depois de Taiwan maior polo comercial do mundo. Eu estou abrindo uma produtora de cinema no Panamá.  Eu fui com meu filho encaminhar os dados para residência permanente. Eu não sei que país nos vamos ter aqui.

 

CPS: – É verdade. Melhor garantir alguma coisa.

 

RB: – Ano que vem eu vou fazer outro filme lá, uma série com Spano e uma das atrizes da série “La Casa de Papel”.  Com Frank temos projetos diretos. O Gauguin é uma figura muito controversa, agora está na moda, pessoa física é um e pessoa jurídica é outra. Como pintor ele é genial e como pessoa, ele ferrou a vida de muita gente. Inclusive do Van Gogh. Como pessoa ele era muito controverso. Abandonou a família para ter outra família que também abandonou.

 

CPS: – Era uma pessoa complicada

RB: – Sim, era uma pessoa complicada.

 

CPS: – Quando olhamos de perto, os gênios tem vidas pessoais e familiares muito complicadas.

RB: – O nosso cobertor humano é muito curto. Se você cobrir demais uma parte, outra fica descoberta. Não adianta. Eu sempre entendo o ser humano com uma complexidade de 100%.  E é semelhante a complexidade de um para o outro. Você pode ter a genialidade do Einstein, mas não vai ter a humanidade da Madre Tereza de Calcutá. Não cabe tudo isso em um único ser humano. Então estica para um lado e perde do outro e por ai vamos.Tem outro filme que vai ser rodado ainda. Tem uns quatro longas que está nesse processo. Aguardando a captação.

 

CPS: – Tem filme seu chegando no cinema?

RB: – Tem Vários. Tem um também que está em andamento. Termina de captar e roda. É sobre o Escadinha.

 

CPS: – Eu ouvi falar que iriam fazer um filme sobre o Escadinha.

RB: – É uma história incrível. É uma das maiores fugas que se tem história. Um cara que morreu quando não estava mais no tráfico. É uma história humana.

 

CPS: – É engraçado como as vezes o submundo chega em todos os lugares. E aí é uma questão de escolha.

RB: – Tem outro filme que vai ser rodado ainda este ano. Tem vários filmes que estão nessa situação de termina de captar, Roda. Eu estou em uns 3 ou 4 longas que estão nesse processo. Ninguém sabe. Mesmo tem compromissos já honrados são desonrados. Ninguém sabe a cara do cinema nos próximos anos. Tem filmes que estão com tudo pronto que tem que honrar esse compromisso.

 

CPS: – Pois é nós tínhamos um mercado cinematográfico em expansão que está se desenvolvendo muito bem e de repente foi uma trava geral no mercado.

RB: – Existe uma postura do governo de reduzir os incentivos de cultura que precisa poupar dinheiro. A conta não fecha essas coisas todas. Pensa o seguinte: A cada um real (R$1,00) investido em na Lei Rouanet, retorna um real e cinquenta centavos (R$1,50) em menos de um ano. Qual é investimento que te dá um lucro de 50% em menos de um ano? Então essa desculpa não é econômica, é uma desculpa política. Nenhum banco do mundo investe um (R$1,00) e tem um real e cinquenta (R$1,50) de lucro. Não existe! A Cultura está dando isso. Então, por favor, parem de falar balelas! A questão é política e não econômica. Isso são dados contábeis.

 

CPS: – As maiores fortunas do planeta estão no entretenimento. Todas as listas das grandes fortunas do mundo estão no entretenimento: Música, cinema, TV, esporte, Comunicação. Está tudo dentro desse universo.

RB: – As grandes empresas do mundo são de comunicação. Quem não entender isso não faz a virada do ano 21. Qual é a maior empresas de apartamento e locação de imóveis pelo mundo? AirBNB . Quantos apartamentos tem? Nenhum. Ela comunica locadores e locatários. É uma empresa de comunicação. Qual a maior empresa de carros do mundo? Uber. Quantos carros a Uber tem? Nenhum. Comunica quem precisa de carro com quem disponibiliza a dirigir um carro. Uma das empresas que mais cresceu no mundo é a empresa que comunica o usuário com a pesquisa que ele quer fazer, o Google. Outra empresa comunica usuários com outros usuários, se chama Facebook. São todas empresas de comunicação. Está mais que claro isso. Então qual o negócio mais importante e lucrativo do mundo? Comunicação! O Governo deveria investir em pessoas que traga novas ideias em comunicação. Senão sai na contramão do mundo.

 

CPS: – Ironicamente é o que não está acontecendo agora.

RB: – Imagina eles querem tirar os investimentos nas pesquisas, querem tirar a nossa compreensão histórica, nossa compreensão filosófica, sociológica. Se o cara só pensa em dinheiro, pode render muito mais se eu compreendo ao longo da história o que os gênios em seus momentos históricos e o que eles compreenderam do mundo naquela época.  O Pasteur criou a penicilina, eu não preciso criar de novo a penicilina, já está criada. Precisa entender o que o Pasteur entendeu do mundo na época para chegar aquilo. Porque ai eu posso entender um paralelo no meu tempo e como eu posso ser genial no meu tempo.    Sem a história eu parto do zero e vou inventar a roda daqui a 5 anos. É preciso ver o ponto. Você só pode ver a trajetória de ver de onde veio, para onde vai, qual é a curva.

 

CPS: –  E quais são os outros projetos?

RB: – Estou com um projeto cultural ligado ao audiovisual. Comprei uma casa na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e agora estou captando para poder fazer a obra para transformar Centro de Formação de Público, Capacitação, Encontro de artistas e troca de ideias.

 

CPS: – Que ótima ideia!

RB: – O espaço é incrível! É um terreno de 5 mil metros quadros com jardim, mata atlântica e uma casa de 1938. Vai entrar nas leis de incentivo para viabilizar o projeto. Tem projeto de séries também. Estou escrevendo. Sou parceiro de duas séries. Estamos vendo qual a melhor plataforma para as séries, se vai para TV ou streaming.  O Streaming sempre ganhou na questão de séries, mas tem Game Of Thrones que é de uma TV e é o maior sucesso dos últimos tempos. Como série talvez seja comparável apenas, a Breaking Bad.

 

CPS: – E Game Of Thrones a cada episódio era um filme.

RB: – E essa última temporada eles esticaram muito. Tentaram colocar 6 elefantes em um fusca. Muito complicado, mas ok. Mesmo assim, nada está sendo mais comentado que Game Of Thrones.

 

CPS: – Só os Vingadores Ultimato.

RB: – Mas não reverbera. É a maior bilheteria, sim, mas o que acontece, porque você discute mais séries como Game Of Thrones do que os Vingadores?  Game Of Thrones é uma série mais humana do que Vingadores. Mas ele não devia ter usado aquele poder naquela hora.  Uma das metáforas de Game Of Thrones que eu acho interessante, apesar de ter um dragão não é da fantasia.  Você consegue entender que há ligações humanas ali. Mas você diz que é uma história que aconteceu. Quando Deaneurys compreende em algum momento que a batalha está ganha, mas ela não ganhou. Ela nunca vai ter o respeito. Quando ela vê os dois exércitos olhando para Jon Snow e baixando os braços, e vê claramente que vai mandar nos dois exércitos, ela enlouquece, queima tudo.  Com dragão ou sem dragão é a questão humana que está sendo discutida.

CPS: – E ela não quis dividir o trono com ele, ela quis competir com ele. Ela quis que ele ficasse submisso a ela.

RB: – E para ele isso não é problema nenhum. Ele não quer ter razão, pra ele tanto faz. A discussão que é o importante, e mesmo com um tema fantástico, é humano.

 

CPS: – Os Vingadores Ultimato na verdade é o imaginário coletivo das nossas mazelas. São nossos desejos de combater nossas mazelas. Thanos representa o ideal nazista que é dizimar a metade do planeta para viver aqui somente a metade que ele acha que merece estar aqui.

RB: – Na verdade tudo nos representa de alguma maneira. Por exemplo, Mafalda do Kino, Ele dividiu em seis crianças que representa uma sociedade inteira. E se comportam como crianças sádicas, uma criança cruel com o manto da inocência. Qual a genialidade do Quino? Ela coloca as seis crianças fazendo tudo que uma criança faz, mas tira a inocência delas. Fazem sabendo o que estão fazendo, viram monstros, as seis crianças de Mafalda. Mas essa é a sacação, é a representação do mundo pelas crianças. É um gênio.

 

CPS: – O que encanta as pessoas é você representar a humanidade ali.

RB: –  É verdade, os Vingadores também tem isso. Senão não teria a reverberação que tem.

 

CPS: – E sempre tem alguém insatisfeito com alguma coisa porque todo mundo tem o seu ideal de solução. E quando aquele ideal não é atingido, começam as reclamações, “Não gostei disso, não gostei daquilo”.

RB: – No segundo semestre vai estrear a última temporada de “Um Contra Todos” , a segunda temporada da   “A Vida Secreta dos Casais”,  e tem ainda “Os Irmãos Freitas”. Ainda tem o Longa “O Olho e a Faca” sobre a plataforma de petróleo, “Human Persons”, “Água Selvagem” em algum momento vai estrear, “Lupe” com Bruno Gagliasso e “Precisamos de Todos”. Tem uns quatro filmes para estrear.

 

CPS: – A profissão de ator, no Brasil o ator não faz só uma coisa, tem que “jogar nas 11”, tem ator que escreve, tem ator que dirige, tem ator que produz, tem ator que canta e como funciona isso?

RB: – Tem ator que dá aula e muitas outras profissões. Para cada ator que tem um contrato longo numa emissora que não precisa fazer outra coisa, tem outros mil, mil e quinhentos que tem que se virar.

 

CPS: – Esse sol não sorri para todo mundo?

RB: – Não, mas eu acredito que o mercado vai abrir quando as Majors forem obrigadas a ter seu próprio elenco.

 

CPS: – A partir dai os atores vão ter contrato.

RB: – Sim. Por exemplo: Eu faço uma série de uma Major, e ano que vem tem a segunda temporada, fica esperto que vou te chamar um mês e meio antes. Oi! Como assim? e se eu tiver fazendo uma novela? Caramba, você tem que ter um compromisso não remunerado? Não pode fazer isso por lei. Se eu não tiver nada pra fazer na época, ok. Ou então, me contratem, me remunerem que faço quantas temporadas tiver.

 

CPS: – Nos Estados Unidos funciona assim. Os atores são contratados para a série por quantas temporadas tiver.

RB: – Sim, ou você é contratado da emissora ou enquanto dura o projeto.  As vezes o projeto deu muito certo e vai ter mais temporadas. Você pode fazer outros projetos, mas saiba que você tem essa temporada. Não, saiba não, me dá o contrato. Se for no caso, tiver que ficar por conta da série em setembro e outubro, por contrato, não vou marcar nenhum outro projeto nesse período. Mas, você vai me garantir pelo menos um terço desse fechamento. Senão vou me meter numa novela e nos intervalos da novela eu gravo por que eu preciso viver. Eu não posso pagar minhas contas com uma promessa. E eu digo pra Lá LIGHT: “Olha era uma promessa. Te prometo que eu pago quando fizer a próxima série. Não, eu não posso fazer isso, então eu tenho que ter garantia de trabalho. Então meu tempo é de quem assinar o contrato primeiro. Compara nossa profissão com uma outra. Você faz um filme, acabou o filme, está desempregado. Faz uma série, acabou a série, está desempregado. Pensa, qual o engenheiro que trabalharia em quatro empregos por ano? Se o cara tiver que trocar de três à quatro vezes de emprego por ano, ele se mata, não sobrevive.  Essa é a nossa realidade. Por isso a gente tem que ser bem remunerado. A gente tem que aguentar um rojão absurdo. Compara um farmacêutico, de março a junho trabalha na Bayer, e depois vai para outro e depois para outro. Sério, ninguém aguenta isso.

 

CPS: – Na série “Irmãos Freitas” você vai fazer que personagem?

RB: – Herrera Pellullo, o cara que descobre o Popô no Brasil e leva para Miami.

 

CPS: – Tem previsão de estreia?

RB: – Está previsto para outubro, no canal Space.

 

CPS: – Então são muitos projetos para acontecer?

RB: – Sim, tem duas ideias, mas não agora para quando. Também queria fazer teatro, mas tem que compor data. Novela já fiz duas e você tem que ter um ano inteiro dedicado a isso. Eu me divirto fazendo novela. Mas eu não posso abandonar o cinema. Até agora tem dado certo.

 

CPS: – É muita correria

RB: – Às vezes eu gravo em São Paulo, Faço novela no Rio, um filme em Cuiabá. Eu estava em Buenos Aires, por exemplo, estava rodando um filme. Volta pra cá para fazer série. Eu estava fazendo o longa “Águas Selvagens” em Missiones, na Argentina com fronteira do Paraná e voltei correndo para fazer a novela “O Sétimo Guardião”. Tudo muito corrido. E novela é um ano inteiro dedicado a isso.

CPS: – Haja saúde!

RB: – É, agora eu vou começar a pensar em dar uma maneirada. Escolher dois ou três projetos para o ano que vem e só. Daqui um aninho vou fazer uma novela, e vai ser só a novela. E eu também estou escrevendo duas séries.

 

CPS: – Escrever é outra missão de dedicação. E série é uma coisa boa. As pessoas agora estão ávidas por série.

RB: – A novela do jeito que a gente conhece deve sofrer rapidamente uma guinada em até 5 ou 10 anos. O público mudou. Os jovens não querem mais saber de novela. Nem de TV aberta.

Tem um indício. As novelas novas estão com o ibope cada vez mais baixo e as novelas do “Vale a Pena ver Novo” teve um aumento de público. A idade do público mudou.  As pessoas mais jovens não se interessam pelas novelas novas.

E as propagandas nos intervalos das novelas mudou também. A publicidade é o que paga uma novela. Você pode prestar atenção no tipo que produto que era anunciado antigamente, eram propagandas de carros caros, joias e coisas caras. e hoje os comerciais são mais voltados para supermercado e alimentos. Os publicitários já identificaram isso. Não adianta divulgar um produto que milhões veem sua marca, mas não tem conversão de resultados desejado.

 

CPS: – O mundo está globalizado, todo mundo fala com todo mundo, as produções também estão se tornando pequenas ONUS (Organozação das Nações Unidas).  Você tem pessoas de vários lugares do mundo.

RB: – É verdade! Escreve o roteiro aqui, um continuísta do Chile, monta na Argentina,

 

CPS: – E tem um elenco que é da Austrália, da Inglaterra, dos Estados Unidos, do Brasil, da China…

RB: – No filme “Human Person” tem atores Colombianos, Venezuelanos, Espanhóis, Argentinos, Uruguaios, Brasileiros, Panamenhos. Tem sete ou oito nacionalidades. Eu fiz muita co-produção já.

 

CPS: – Você fala quantos idiomas?

RB: –  No filme “Human Persons” eu falo espanhol, português e inglês. Eu não conhecia esse diretor. Abriu um teste pelo Skype. Ele é um cara que está se dando bem em Hollywood. Ele abre para teste de elenco vem 50 mil. Quem fala português, inglês e espanhol ?  20. Quando você faz um teste com 50 mil é complicado, com 20 dá para rolar. Fiz o teste e passei.

 

CPS: – E o que vale são as possibilidades daquele momento.

RB: – Sim. O outro filme “Gauguin” vai rodar em inglês.

 

CPS: – Você que essas coproduções podem aproximar mais os povos?

RB: – Eu não sei. Porque a gente vai na contramão, nós artistas vamos sempre na contramão de tudo. O mundo está em guerra. Pensa, a Europa quer cada vez mais se isolar dos imigrantes. Os Estados Unidos querem colocar um muro em volta dele para jogar para longe os imigrantes. Na guerra cambial de taxação de importação, exportação, na verdade é um contra o outro. Eu não sei se daqui a 100 anos a gente vai voltar aos Burgos, as cidades fortificadas. Eu estou falando um absurdo, mas um absurdo extrapolado de um movimento que existe.

 

CPS: – Mas a gente está vendo um quadro assim.

RB: – Pois é, nunca tanto separatismo em tudo.

 

CPS: – Será a influência que o cinema exerce pode influenciar para mudar esse quadro? A Olhar o outro com um pouco mais de humanidade? Será que isso pode ajudar?

RB: –   É possível! A arte, a filosofia e a história são o podem trazer modelos comportamentais. São as matérias que tentam responder as nossas principais dúvidas. Que norteiam tudo. O homem se mexe por medo, raiva e vergonha. Nós somos compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio, Medo, raiva e vergonha. Da maneira como levamos é nosso caráter. Eu sou arquiteto de formação. Primeiro por mérito de estudo e depois por mérito cênico. Para um arquiteto, construir uma cidade são seus medos e seus desejos transformados em tijolo e concreto. Se você tem medo de tudo e quer se proteger de tudo e prefere viver num bunker. Se você acha que quer leveza na vida, vai para uma choupana em Bali. Cada arquitetura não é só o clima, é como é sua visão de mundo. Nós conseguimos captar que trabalhando com esses medos e esses desejos. O que a gente faz é se rasgar para ser em tão em carne para mostrar os lados. A arte dá essa personalidade.

 

FILMOGRAFIA

Filmes, Séries e Novelas

 

2019

O OLHO E A FACA, longa de Paulo Sacramento (RODANDO)

 

 2018

TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS, longa de Paulo Nascimento

  

2017

DOLORES, longa de John Dickinson, Argentina.

1 CONTRA TODOS, série de Breno Silveira, FOX (2ª Temporada)

CRIME DA GÁVEA, longa de André Warwar e Marcílio Moraes

  

2016              

​ JONAS E A BALEIA, longa de Lô Politi

 

2015              

EM NOME DA LEI, longa de Sérgio Resende.

1 CONTRA TODOS, série de Breno Silveira, FOX (!ª Temporada)

ALÉM DO TEMPO, novela de Elizabeth Jhin, TV GLOBO

BOI NEON, longa de Gabriel Mascaro

MUITOS HOMENS NUM SÓ, longa de Mini Kerti

 

2014             

ASSUNTO DE FAMÍLIA, série de Sérgio Resende, GNT

MARESIA, longa de Marcos Guttmann

O CAÇADOR, Série de José Alvarenga, TV GLOBO

IMPÉRIO, novela de Aguinaldo Silva, TV GLOBO

 

2013             

A TEIA, de Braulio Mantovani, direção Rogério Gomes TV GLOBO

CLORO, curta de Marcelo Gabrowski

OS SENHORES DA GUERRA II, longa de Tabajara Ruas

TWISTED LINES, curta de Luccas Soares

O CORPO PRESENTE, curta de Amanda Richter

TRASH, longa de Stephen Daldry

COZINHA DE RISCO, piloto de André Pellentz

SANGUE BOM, de Maria Adelaide Amaral, Núcleo Dennis Carvalho, TV GLOBO

O TEMPO E O VENTO, longa de Jayme Monjardim

 

2012             

SOBRE A MESA, curta de Jô Serfati

AMOR ETERNO AMOR, direção de Pedro Vasconcelos, TV GLOBO

THE AIRPORT DATE, curta de Luccas Soares

A VIDA DA GENTE, direção Jayme Monjardim, TV GLOBO

SIMONE, longa de Juan Zapata

O ASTRO, direção Mauro Mendonça Filho, TV GLOBO

BRAZIL RED, longa canadense de Sylvan Archambault

TRISTE FIM DE ARSÊNIO GODARD, longa de Adolfo Rosenthal

 

2010                        

VIVER A VIDA, de Manuel Carlos, como PEPE. TV GLOBO

PASSIONE, de Silvio de Abreu, como Ugo.

HISTÓRIAS DO BRASIL, Minissérie da TV Brasil.

NATÁLIA, Minissérie da TV Brasil.

COLEGAS, longa de Maurício Galvão

HAMARTIA, longa de Rondon de Castro

KABHALA, longa de Luccas Soares.

VIVER OUTRA VEZ, curta de Thomas Edward Hale.

 

2009                        

¿A QUIEN LLAMARÍAS? Longa argentino de Martin Viaggio.

PODER PARALELO, de Lauro César Muniz. Dir. Inácio Coqueiro – RECORD

 

2008                        

DICAS DE UM SEDUTOR, Globo, direção José Lavigne.

DUAS CARAS, Globo, direção Wolf Maia.

CHAMAS DA VIDA, Record.

 

2007                        

O ATIRADOR, curta de Juliano Verardi.

 

2006                        

A OITAVA, de Saturnino Nino da Rocha – Histórias Curtas – RBS TV

A BALA DE VENDETA, curta de Lucas Vitrola Domingues

 

2004                        

A FEIJOADA, curta-metragem de Jaime Lerner

O CERRO DE JARAU, longa de Beto Souza

PORTO ALEGRE, MEU CANTO NO MUNDO, documentário de Cícero Aragon

SAL DE PRATA, longa de Carlos Gerbase

 

2003                        

O PESADELO, curta-metragem de Thomas Kreus

 

2002                        

CONCERTO CAMPESTRE, longa de Henrique de Freitas Lima

 

2001                        

O DIA EM QUE JESUS FALOU PORTUGUÊS, de Tide Carvalho, RBS TV

 

1999                        

TOLERÂNCIA, longa de Carlos Gerbase

 

1997      

A FESTA, curta de Jaime Lerner

O DUELO, curta de Jaime Lerner

 

1996                        

​ANAHY DE LAS MISIONES, longa de Sergio Silva

 

1995                        

FILME OBJETO, de Jorge Furtado

 

1994                        

A MATADEIRA, curta-metragem de Jorge Furtado

VEJA BEM, curta de Jorge Furtado

 

 

 

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