Uma das coisas mais interessantes do entretenimento é mergulhar nas histórias e conhecer os personagens. É com os personagens que nos conectamos com a história. Desde o início dos tempos os seres humanos gostam de história e fazem o registro de sua passagem na Terra através das histórias contadas de geração em geração desde a pré-história. Com o tempo surgiu a escrita, os livros, as peças de teatro, o cinema, a Televisão, os streamings e quem sabe o que mais no futuro, mas o importante é que sempre gostamos de uma boa história. 

Para dar vida aos personagens que tanto gostamos, os atores dedicam suas vidas à essa profissão tão instigante. Ao mesmo tempo que estão sempre aprendendo para dar mais veracidade para a história que estão nos contando, eles nos ensinam com aprendizados nos textos e ações do que querem nos contar.   

E para saber um pouco mais, o Cinema Para Sempre conversou com o ator Roberto Birindelli sobre seus trabalhos no cinema, streaming e TV.  

 

CPS: –  Roberto, você tem feito bastante trabalhos na TV, no cinema e nos streamings. Como tem sido para você a retomada dos trabalhos no período pós vacina?

Roberto Birindeli: –   A classe artística  buscou soluções durante a pandemia com  apresentações online, com protocolos cada vez mais confiáveis de gravação. Mesmo com a vacina muitos destes protocolos continuam.

Sinto que havia uma demanda reprimida, principalmente nos teatros, que estão com bastante público. Espero que continue!

 

CPS: – Você viveu por meses como Solano Lopez na novela “Nos Tempos do Imperador” que é uma produção da Rede Globo. A novela está finalizada e agora está no ar na TV Globo de Portugal e no streaming Globoplay. Como foi esse processo de viver Solano, e agora que a obra está pronta como tem sido a repercussão do personagem para quem está assistindo pela primeira vez no streaming e na TV em Portugal ?

Roberto Birindeli: – Fiz vários longas de época, mas nunca tinha participado de uma novela com essa temática. Gosto do desafio de apresentar a  história e suas versões, tendo em vista, que cada país tem sua própria narrativa.

Solano foi filho do então Presidente do Paraguai, o General Solano Lopez entrou em conflito com D. Pedro II o que desencadeou A guerra da Tríplice Aliança, ou a Guerra do Paraguai.

O cuidado de usar palavras que podiam ser compreendidas tanto em espanhol quanto em português, foi muito bacana.

Minha língua natal é o espanhol, e o português falo desde os 15 anos. Trabalhar com as duas línguas em Nos Tempos do Imperador foi um estímulo para mim. Em relação à preparação, fiz treino de montaria e já tinha treino de armas. Pratiquei esgrima vários anos, isso não foi complicado.

Quanto a repercussão, na época se falou muito das questões do período escravagista e da guerra do Paraguai. Hoje sinto mais comedido, em função de que temos questões mais urgentes a serem debatidas, principalmente em se falando de ano eleitoral.

 

CPS: – Quais são seus trabalhos disponíveis nos streamings?

Roberto Birindeli: – Dom, 1 Contra Todos, A vida Secreta dos Casais e filmes

 

CPS: – Você fez o filme “Gaugin e o Canal”. Tem previsão de estreias nos cinemas?

Roberto Birindelli: – Acabaram de finalizar na Espanha, agora deve fazer o percurso dos festivais. Acredito que no primeiro semestre 2023 deve ser lançado

 

CPS: – Você e o cinema tem uma relação de longa data e já foram muitos filmes brasileiros e com co-produção com outros países. Você esteve em cartaz com os filmes “Águas Selvagens” de Roly Santos.  e “A Teoria dos Vidros Quebrados”. Ainda tem para estrear “Gaugin e o Canal”  e “Human Persons” de Frank Spano, uma coprodução Canada, Colômbia, Brasil. Se esqueci de algum, me desculpe, rsrs , mas gostaria de saber como tem sido sua trajetória na preparação dos seus personagens até chegar nas salas de cinema e ter enfim, o contato com o público?

 

Roberto Birindeli: – É uma profissão que me permite entender a vida de muitas outras pessoas. Tenho tentado mergulhar cada vez mais nisso. Entender esse outro, com suas motivações, suas circunstâncias. Busco sempre personagens instigantes. Decido os trabalhos que faço pelos roteiros e densidade dos personagens, mais do que pela linguagem, produção ou qual veículo.

Cada personagem tem seu universo, e para isso, uma preparação diferente. Seja entendendo seu meio, sua relação com o meio, seus ritmos e dinâmicas.

 

Obrigada Roberto!  Vamos aguardar os filmes e séries que estão por vir e enquanto isso, podemos aproveitar seus trabalhos que estão disponíveis nos streamings: Globoplay, Amazon Prime, ClaroTV, Netflix, Apple TV e Google Play.

 

Os trabalhos de Roberto Birindelli  disponíveis nos streamings

 

Prime Vídeo:

A Garota da Moto (Filme)

Irmãos Freitas (Série)

1 Contra Todos (Série)

Simone (Filme)

O Fim de Arsênio Godard (Filme)

Anahy de las Misiones (Filme)

O Crime da Gávea (Filme)

 

Vivo Play:

Águas Selvagens (Filme)

 

NETFLIX: 

Polícia Federal: A Lei é Para Todos (Filme)

Muitos Homens Num Só (Filme)

Jonas (Filme)

Boi Neon (Filme)

Colegas (Filme)

 

Globoplay:

Polícia Federal: A Lei é Para Todos (Filme)

O Olho e a Faca (Filme)

Teu Mundo Cabe nos Teus Olhos (Filme)

Além do Tempo (Filme)

O Caçador (Filme)

Nos Tempos do Imperador  (Novela)

Império (Novela)

O Sétimo Guardião (Novela)

 

Google Play

Loop (Filme)

O Olho e a Faca (Filme)

Dolores, Uma Mulher e Dois Amores (Filme)

 

Youtube

Loop (Filme)

O Olho e a Faca (Filme)

Dolores, Uma Mulher e Dois Amores (Filme)

 

Apple TV:

Loop (Filme)

O Olho e a Faca(Filme)

Boi Neon (Filme)

 

Prime Box Brasil

Proibido Para Maiores (Série)

 

Claro TV

Os Senhores da Guerra (Filme)

 

Locke

Dolores, Uma Mulher e Dois Amores (Filme)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui