Os Gritos do Silêncio (The Killling Fields) / Reino Unido,1984. 141 min. / Direção: Roland Joffé / Com: Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson, Spalding Gray

“Os Gritos do Silêncio” (The Killling Fields no original) faz parte de um pacote que o produtor David Puttman (Carruagens de Fogo, A Missão) levou adiante com intenção de melhorar a qualidade as produções nos anos 80.

Inspirado numa história real, a trama retrata o momento da evacuação do Camboja pelas tropas do Kmer Vermelho, um dos regimes ditatoriais mais sangrentos da história do planeta que liquidou 1/3 da população do Vietnam, enviando profissionais como médicos, jornalistas, atores e advogados para os tais campos de trabalho forçado.

Dividido em duas partes distintas, o diretor Roland Joffé enfatiza o conflito do jornalista do New York Times, Sydney Schanberg (Sam Waterston) ávido por cobrir a invasão do Camboja e sua jornada por um país destroçado. Contando com ajuda de seu fiel escudeiro Pran (o não-ator Haing S. Ngor, um médico vietnamita refugiado nos EUA, premiado com o Oscar de melhor ator coadjuvante) Sidney percebe que o pior ainda estava por vir com a chegada do exército do Kmer vermelho.

O roteiro envia mensagens ufanistas, tais como: “O único lugar seguro no mundo são os Eua”, ou”Veja como o 3º mundo é perigoso”, mas a narrativa tem energia suficiente para sobrepujar estas armadilhas e sua força aparece na segunda parte, durante o martírio passado por Pran nos tais Killing Fields do título (os campos de matança). A fotografia de Chris Menges (premiada com o Oscar) ressalta a exuberância selvagem do país com belíssimos planos de bucólicas paisagens destruídas pela guerra apontando para um desfecho comovente ao som de Imagine de John Lennon.

Apesar da longa duração, “Os Gritos do Silêncio” é um poderoso e corajoso retrato da história de um povo que sofreu em silêncio e sem liberdade e que foi o estopim da guerra do Vietnam.

 

Obs: Há uma enorme ironia sobre a trajetória de Haing S. Ngor. Sobrevivente real dos tais campos de matança, Haing veio para os Eua, tornou-se ator, ganhou o Oscar e foi assassinado na porta de sua casa por uma gangue envolvida com narcotráfico.

2 COMENTÁRIOS

  1. Os Gritos Silêncio..

    Como sempre suas criticas são muito boas!! objetivas e diretas ….
    assisti o filme e gostei pois, achei um texto completo e real !! as cenas são de tirar o folego…direção e fotografia perfeita..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui