Dia 8 de março é Dia Internacional da Mulher

 

No dia 08 de março todo planeta celebra as mulheres de todos os lugares, de todas as culturas, etnias, idades, religiões, profissões, épocas, mas que o mais importante é homenagear todas as mulheres do mundo. Toda mulher começa sua vida sendo filha, neta, irmã, prima, sobrinha, sobrinha neta e afilhada de alguém e então vai se tornar amiga, namorada, noiva e esposa, mãe, avó e começar o ciclo novamente.

Então hoje vamos deixar de lado a correria do dia a dia e dedicar essas 24h de atenção exclusiva para as mulheres que te cercam.

Como somos um veículo que fala de cinema, nada mais justo que começar falando sobre as contadoras de histórias. Vamos falar homenagear as mulheres da ficção nos filmes e séries que representam tantas mulheres em todo planeta. Para quem quiser ficar em casa, pode curtir um filme ou série. Aproveitem nossas dicas.

 

Feliz e iluminado Dia Internacional da Mulher!

 

As Diretoras

 

Alice Guy-Blaché

A diretora francesa atuou entre 1894 e 1922 e é considerada uma das primeiras pessoas a dirigir na história do cinema. Ela dirigiu cerca de 700 filmes em sua carreira. Ela também produzia, escrevia e atuava. Pena que muitos de seus filmes ficaram perdidos no tempo. Alice desenvolveu muitas das técnicas que são usadas até hoje nas filmagens. Alice nasceu em 1873 e faleceu em 1968.

 

 

Susanna Lyra

Uma renomada cineasta brasileira e pós graduada em direitos humanos que atua no mercado audiovisual desde 1994. Dirigiu cerca de 11 longas metragens e diversos curtas e séries. Seus trabalhos são premiados e elogiados pelo público e pela crítica. Ela está atualmente dirigindo a série “Rotas do Ódio” em exibição no Universal TV que ela também criou, roteirizou, e produziu além de dirigir.

 

Kathryn Bigelow

Uma das diretoras mais admiradas do cinema. Ela é a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção por “Guerra ao Terror” desbancando o favoritismo do inovador “Avatar” dirigido por seu ex-marido James Cameron. Ela dirigiu outro filme premiado, “A Hora Mais Escura” estrelado por Jessica Chastain. Bigelow quebra um paradigma que mulher não sabe falar sobre guerra. Ela mostrou que não só pode como deve e abriu caminho para que outras mulheres embarquem nessa jornada de filmes de guerra, políticos e de ação.

 

 

Sofia Coppola

Diretora, roteirista e produtora e já foi atriz. A filha de Francis Ford Coppola e prima de Nicholas Cage mostrou que o cinema corre no seu sangue. Ela se encontrou mesmo como diretora, roteirista e produtora que rendeu Um Oscar de Melhor Roteiro Original por “Encontros e Desencontros”. Foi a terceira diretora a ser indicada na categoria de Melhor direção no Oscar e foi a primeira mulher americana a concorrer na categoria Melhor Direção em Veneza.

 

 

Angelina Jolie

Atriz desde criança é filha do ator Jon Voit e tem um Oscar pelo filme “Garota Interrompida”. Ela começou a dirigir em  2007 um documentário “ A Place in Time”. Em 2011 foi a vez de “Na Terra de Amor e Ódio”, depois foi a vez de seu melhor filme: “Invencível”. Em 2014 fez um curta metragem sobre a banda de rock Coldplay, “Coldplay: Miracles”. Em 2015 foi a vez de “À Beira Mar” que não só dirigiu como atuou com seu marido na época Brad Pitty e o último “Primeiro, Mataram Meu Pai”. Ela também é produtora e se envolveu em 13 projetos nessa área, incluindo os dois filmes sobre Malévola.

 

 

 

Julia Rezende

Filha do cineasta Sérgio Rezende e da Produtora Mariza Leão, Júlia tem sua filmografia voltada mais para a comédia romântica. Em sua filmografia como diretora e roteirista tem filmes como: “Meu Passado me Condena, O Filme”, “Meu Passado me condena 2”, “Um Namorado Para Minha Mulher” e as séries: “Coisa Mais Linda” e Santa Ajuda.

 

Anna Muylaert

Uma das cineastas mais importantes do cinema brasileiro, conquistou prêmios, sucesso de público e crítica com o longa “Que Horas Ela Volta?”. Ela também é roteirista. Ela também fez filmes para TV e Séries. Anna Muylaert passou a atrair a curiosidade do público e da crítica para assistir seus trabalhos. Vamos esperar que ela continue nos orgulhando com suas histórias representando o Brasil no mundo cinematográfico.

 

Madonna

Uma das estrelas mais importante da cultura mundial, Madonna influenciou o mundo com sua arte e sua ousadia revolucionária de colocar a mulher em um papel à frente do seu tempo. Virou a rainha do Pop e atuou em alguns filmes até resolver dirigir o filme “W.E – O Romance do Século” que fala sobre a história de amor do Príncipe de Gales e futuro Rei Edward 7º que abdica de seu trono para o irmão Albert para se casar com a mulher que ama, Wallis Simpson, uma americana divorciada duas vezes o que foi um escândalo na época. A trama acaba atrvessando o tempo e se mistura com a vida de Wally Winthorp, uma jovem americana dos anos 90 que é obcecada pela vida de Wallis e seu romance proibido.  Vamos torcer para Madonna voltar a dirigir um novo filme.

 

Filmes

 

Séries

 

Essas mulheres são guerreiras e se dedicam as suas profissões, famílias, amores, amigos e o que mais vier. Elas acertam, erram, mas acima de tudo procuram sempre fazer o melhor para ajudar outras pessoas sem abrir mão de ser quem são.

As séries aqui são: Law & Order SVU liderada por Olívia Benson e tem como amiga e parceira de trabalho a detetive Amanda Rollins. Do mesmo grupo que fazem sempre crossover estão as três séries de Chicago, Chicago Fire, Chicago P.D e Chicago Med. No Chicago Fire, a série fala sobre os bombeiros. O quartel 51 comandado pelo Chefe Wallace Boden homens e mulheres são tratados de forma igual e são considerados irmãos e irmãs. Todo quartel, dormitórios, banheiro, sala de convivência é compartilhado igualmente entre eles, como uma família em uma casa. A série mostra que nem toda corporação é assim. As mulheres de diversos setores do Corpo de Bombeiros de Chicago vão conquistando seus espaços. Assim foi com Stella Kidd que foi para academia de bombeiros e só tinha ela e mais uma entre tantos homens. Stella é bombeira e paramédica. A ambulância 61 tem como chefe das paramédicas Sylvie Brett que tem como parceira Emily Foster, uma residente de medicina que teve sua vida profissional interrompida e resilver retomar a medicina como paramédica.

 

Já em Chicago P.D , a série dos policiais do Distrito 21 é comandada pelo Sargento Hank Voit. Mas o distrito tem outra mandachuva, a sargento Truddy Platt, que é admirada pelas outras policiais do distrito como Haillee Upton, Kim Burgess, Vanessa Rojas e Erin Lindsay.

Em Chicago Med do hospital onde todas as emergências são levadas, temos a diretora do hospital Sharon Goodwin lidar com vários tipos de problemas ao mesmo tempo, questões médicas, éticas, jurídicas, humanas e algumas questões até policiais. Ela tem um time de enfermeiras liderada por Maggie Lockwood que tem como braço direito a enfermeira brasileira April Sexton. As médicas vem e vão mas sempre deixam sua marca. A dra Natalie Manning é a chefe da pediatria e Sara Reese é aprendiz de psiquiatra.

Em Coroner tem a legista Jenny Cooper que ajuda a desvendar os casos de assassinato.

Outra turma de crossover tem quatro séries que se visitam: NCIS: Los Angeles, Hawaii 5 0, MacGyver e Magnum PI temos aqui mulheres que são chefes de pulso firme como Hattie de NCIS Los Angeles, Matty Webber a chefe da Fundação Phoenix em MacGyver e Juliette Riggins que não é bem uma chefe, mas manda no Magnum, outras lidam com situações que ninguém gosta, como a Dra. Noelani, legista do Hawaii 5 0. Temos as gênias da computação que ajudam a resolver os casos e sair de situações complicadas como Nell de NCIS Los Angeles e Railey de MacGyver.

Em criminal Minds temos a querida Penélope Garcia, o coração do time. Ela é a gênia do computador e é a proteção da equipe. As agentes das séries Criminal Minds, FBI, L A Finests tem representações femininas em diferentes aspectos nessas séries.

Não podemos esquecer a mais difícil das tarefas, está nas mãos da Rainha Elizabeth em The Crown que mostra como é difícil ser mulher na política cheia de regras e não tem um minuto de descanso. Como diz o ditado popular: “Se cochilar o cachimbo caí”

Em Doctor Who, série criada em 1963 que teve algumas pausas ao longo dos anos, todos os doutores eram homens. A cada período o Doutor muda de forma e só sua 13ª versão é uma mulher, então agora ela é a Doutora Who.

Outra personagem que tem uma legião de fãs é a Jessica Jones, uma detetive particular com habilidades especiais.

A Supergirl é a prima do Superman e representa a força feminina em sua totalidade. No mesmo universo de crossover temos Lois Lane a jornalista do Planeta Diário workaholic e o grande amor do Superman.

Enfim, Um maravilhoso Dia Internacional da Mulher !

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui