O Rei da Comédia (The King of Comedy) / Eua ; 1982. 109 min. / Direção: Martin Scorsese / Com: Robert de Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbot, Sandra Bernhard

“O Rei da Comédia”  (The King of Comedy no original) é de 1982, mas mantém um sabor extremamente ácido e atual sobre a ganância da fama imediatista, tema muito pertinente nos dias de hoje.

Logo após o sucesso do épico “O Touro Indomável” em 1980, Scorsese engata uma obra mais intimista e introspectiva; considerado pelos críticos da época, como um dos piores filmes de sua carreira. Mas não é verdade. “O Rei da Comédia” faz um irônico painel sobre o desespero do riso forçado através da figura patética de Rupert Pupkin (um Robert de Niro em estado de graça), um personagem que implora ser percebido mesmo que todos o rejeitem. Scorsese demonstra um grande virtuosismo alternando delírio e realidade deixando o espectador boquiaberto com o domínio cênico e narrativo.

Apesar do título e a presença do comediante Jerry Lewis (excelente), o filme mostra como a tragédia anda de mãos dadas com a comédia. Me lembrei muito de Robin Williams enquanto assistia o filme. Vida de comediante não tem nada de engraçado.

Obs: Está incluído na lista dos 1000 filmes para ver antes de morrer de Steven Schneider.

Artigo anterior“Fora de Casa” é uma homenagem aos profissionais de saúde
Próximo artigoFeliz Dia da Sogra!
Zeca Seabra – Cinéfilo carioca com formação em Comunicação Social pela Puc em 1980 e em Hotelaria pela Estácio de Sá em 1983. A partir de 1995 participou de vários cursos e em 2006 começou escrevendo textos críticos para o blog paulista “Cinema com Pipoca”, um dos primeiros a tratar do assunto. Desde 2010 participa de debates e encontros com textos já publicados em catálogos de mostras especializadas. Em 2016 participou da oficina crítica cinematográfica com o renomado crítico francês Jean-Michel Frodon. É membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) desde 2013 e crítico do site Almanaque Virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui