A 10ª. edição do CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico será histórica. O Festival, mesmo com os problemas causados pela pandemia de COVID 19, terá 140 filmes, entre longas e curtas de 30 países. E uma grande novidade que é a sessão de abertura no cine Belas Artes Drive-in que também marca a pré-estreia mundial do filme “O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS” do diretor capixaba Rodrigo Aragão.

A edição do Cinefantasy, em 2020 recebeu 780 inscrições de 58 países e dos cinco continentes. E selecionou filmes como ANIMAIS ANÔNIMOS (Les Animaux Anonymes) de Baptiste Rouveure, que terá sua primeira exibição nas Américas representando a França com o primeiro longa-metragem do premiado diretor. Além disso, conta com premiere brasileira de 12 longas-metragens e de vários curtas-metragens, muitos inéditos no continente americano.

Muitos foram os esforços para manter a realização do CineFantasy em 2020. “Em meio à pandemia de COVID19, que mudou o comportamento e a economia do planeta, conseguimos construir um festival colaborativo no sentido de grandes parcerias, sem um único centavo de recursos públicos, mas tecido com muitas mãos generosas e qualificadas. Parceiros brasileiros e internacionais, uma plataforma consolidada e eficiente, o apoio da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico. Teremos 140 obras e 14 dias de festival.”, relata a diretora do festival, Monica Trigo.

O Festival Internacional de Cinema Fantástico também irá homenagear a atriz Gilda Nomacce, que tem mais de 100 filmes na carreira, com destaque para “Quando Eu Era Vivo” de Marco Dutra, “Ausência” de Chico Teixeira, “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras” da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra, “Minha Única Terra é na Lua” de Sergio Silva; os recentes “Todos os Mortos” de Caetano Gotardo e Marco Dutra, Meu Nome é Bagdá da Caru Alves de Souza; os esperados “Casa das Antiguidades” de João Paulo Miranda Maria, “Adeus ao Comandante” de Sérgio Machado e “Obsolência” de João Marcos de Almeida.

O evento tem vários apoios e parcerias, entre eles do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, da Mistika, da Elo Company e da AIC – Academia Internacinal de Cinema. CURADORIA E JÚRI O curador geral Eduardo Santana convidou 12 renomados profissionais do audiovisual para compor a equipe. São eles: Alfredo Suppia, Ana Paula Nogueira, Camila Borca, Carlos Nazareno, Celso Duvecchi, Eduardo Santana, Filippo Pitanga, Francisco Gaspar, Kátia Nascimento, Marcelo Carrard, Marciel Consani e Monica Trigo.

O júri é composto por cineastas, pesquisadores, professores, programadores, atores, escritores, cinéfilos e gestores públicos, entre eles, Ana Paula Alves Ribeiro, Beatriz Saldanha, Carlos Primati, Celso Duvecchi, Celso Sabadin, Danielle Nigromonte, Dilson Neto, Dilvania Santana, Donny Correia, Emanuela Siqueira, Emerson Rodrigues, Gonçalo Junior, Hsu Chien, Ivo Costa, Julia Maria, Kátia Coelho, Kátia Nascimento, Leopoldo Tauffenbach, Lufe Steffen, Mara Ventura, Marcelo Miranda, Marcelo Müller, Marcos DeBrito, Maura Ferreira, Mayra Alarcón, Michelle Henriques, Pablo Ferreira, Paola Marcondes, Patrícia Oliveira, Paula Ferreira, Pedro Venceslau, Raphael Aguinaga, Ronald Perrone, Sabrina Paixão, Samantha Brasil, Tuna Dwek, Valdir Rivaben, Valeria Blanco, Vébis Jr e Washington Freitas, com a responsabilidade de consagrar o melhor filme de cada uma das 12 mostras competitivas.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui