O Dia do Irmão é comemorado em 5 de setembro. Nesta data  celebramos aqueles que nasceram do mesmo pai e da mesma mão, ou apenas são irmãos por parte de mãe ou só por parte de pai, outros se tornam irmãos porque seus pais casaram, outros são irmãos de criação, sem laço sanguíneo e tem aquele amigo que se torna um irmão com um laço afetivo de almas.

 

Sobre a Data

No Brasil, o dia do irmão é tradicionalmente celebrado em 5 de setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país. O dia surgiu por iniciativa da Igreja Católica, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007, data que completou 10 anos do seu falecimento.

No contexto religioso, o sentido da palavra “irmão” está ligada ao “próximo”. Portanto, esse dia serve para incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, sendo mais humildes, companheiras e gentis.

Essa data também é bastante celebrada na Índia (durante o mês de agosto). Lá, os hindus fazem um ritual de oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.

Os dois conceitos do Dia dos Irmãos se misturaram no Brasil, sendo comemorado na data da morte de Madre Teresa de Calcutá (5 de setembro), porém com um significado mais direcionado para homenagear os irmãos consanguíneos, como acontece na Índia.

 

Esse ano vamos falar sobre os irmãos que compartilham da mesma profissão no cinema.

 

Tudo começou com dois irmãos e um sonho ….

 

Os Irmãos Louis e Auguste Lumiére nasceram em Besançon na França. Auguste Marie Louis Nicholas Lumière nasceu em 10 de abril de 1862 e dois anos depois nasceu seu inseparável irmão, Louis Jean Lumière, em 5 de outubro.  Os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema. Isso se deve porque os dois eram filhos e colaboradores do Industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas e proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada em Lyon e foi o lugar da primeira projeção cinematográfica da história do cinema registrada oficialmente.

 

OS IRMÃOS DIRETORES, ROTEIRISTAS & ATORES

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui