O Hóquei no Gelo é um esporte olímpico jogado em um ringue de patinação entre duas equipes de seis jogadores. O juiz patina no gelo acompanhando os jogadores que usam tacos para deslizar um disco de borracha até a baliza do adversário. Cada disco que atinge a baliza faz um gol e quem tiver o maior número de gols, vence.  Esse é um dos jogos mais rápidos do mundo, pode alcançar mais de 160 km por hora, tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores, quanto pelas tacadas disparadas.

 

Também é um dos poucos esportes que permitem trocas ilimitadas de jogadores durante o jogo. Como é um esporte muito violento e agressivo, o Hóquei no Gelo tem equipamentos de proteção pesados para diminuir o número de lesões, inclusive durante as muitas brigas comuns nas partidas de hóquei. Por causa dessas brigas regras foram criadas para dar limite a elas.

 

O hóquei no gelo surgiu no Canadá, onde é o esporte nacional do país. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo – como o Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. O esporte também é muito popular nos Estados Unidos (maioritariamente na região Nordeste e Centro-Norte do país), Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovénia, Letónia, e em menor escala, em outros países de clima temperado. No Canadá, nos Estados Unidos e na Rússia, o hóquei no gelo é chamado simplesmente de “hóquei”. O hóquei no gelo pode ser praticado ao ar livre num dia frio, ou durante o ano inteiro, até mesmo no Verão, em estádios especializados.

 

História

O Hóquei no Gelo foi criado no Canadá em 1834, como um derivado do hóquei em campo. Os primeiros jogos, de caráter informal, foram realizados por soldados britânicos no Canadá nas cidades: Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre espelhos de água congelados, como rios e lagos, durante o rigoroso Inverno canadense. O esporte nasceu de uma versão do hóquei de campo adaptado para o gelo. tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo.

Em 1875, Montreal teve o primeiro jogo de Hóquei no Gelo em recinto coberto e assim nasceu o primeiro ringue. Já em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras para o esporte. A bola de borracha foi substituída por um dico de madeira e cada equipe era formada por nove jogadores mais os reservas. Com tudo isso, organizado o Hóquei se espalhou para o resto do país e se tornou o esporte oficial do Canadá.

Em 1883, o Hóquei no Gelo participou de Festivais de Inverno na cidade pelos próximos anos. Ao longo da década de 1880, muitas equipes de Hóquei no Gelo foram criadas.

Em 1895 foram organizados os primeiros jogos de Hóquei no Gelo nos Estados Unidos.

Em 1898, o Governador Geral do Canadá, Lorde Stanley of Preston compareceu ao Festival de Inverno e ficou muito impressionado com o esporte e passou a entender o amor de seus filhos pelo esporte. Com isso, ele doou um troféu de prata que seria dado todos os anos para a equipe vencedora do Canadá. Atualmente a Stanley Cup é dada para a equipe vencedora da NHL.

 

 

Hóquei no Gelo Feminino

Até meados da década de 1930, o esporte era predominantemente masculino, e ainda os homens são a maioria até hoje tanto no esporte amador, quanto no profissional, talvez por causa da natureza violenta do esporte. Mas as mulheres estão nesse esporte desde o início. Uma das filhas de Lord Stanley, Isobel, era uma fã do esporte e costumava jogar com os irmãos e amigos e foi fotografada em 1890 jogando Hóquei no Gelo.

O primeiro registro de uma partida de Hóquei feminino foi em 11 de fevereiro de 1891, em Ottawa. Meninas e mulheres jogam atualmente em equipes femininas e mistas. Nos últimos 10 anos, o Hóquei no Gelo feminino se tornou um dos esportes com o crescimento rápido e o número de jogadoras cresceu em 400%.

 

Profissionalismo

A primeira equipe profissional de Hóquei no Gelo foi criada em 1903, em Houghton, Michigan, nos Estados Unidos, mas a maioria dos jogadores era de canadenses.

No ano seguinte, em 1904, foi criada a primeira liga profissional de hóquei no gelo, a Pro Hockey League.  Essa Liga é de curta duração, e constituída de equipes amadoras e profissionais do Canadá e dos Estados Unidos. Ainda em 1904, a Pro Hockey League decidiu mudar o número de jogadores por equipe, de nove para seis, sem contar os jogadores reservas, e essa nova regra tornou-se logo o padrão no esporte posteriormente, outras ligas profissionais, de curta duração, foram criadas.

Em 1917, a NHL (National Hockey League) foi criada, e desde então, é a principal Liga do esporte na América do Norte. NHL é vista também como a maior e mais acirrada Liga Profissional do mundo. Os membros originais da NHL eram o Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators e o Toronto Arenas. Com o tempo mais equipes Canadenses se juntaram à Liga.

Inicialmente, a grande maioria dos jogadores de Hóquei no Gelo era canadense, inclusive os que jogavam nas equipes dos Estados Unidos. Com isso, a maioria das estrelas do esporte eram canadenses. Após a década de 1930, o número de jogadores americanos começaram a

Inicialmente, a grande maioria dos jogadores de hóquei no gelo era canadiana – inclusive aqueles jogando por equipes dos Estados Unidos – e, portanto, a grande maioria das estrelas do esporte era canadense O número de jogadores americanos começou a crescer somente após a década de 1930.

Em 1920, o Campeonato Internacional de Hóquei no Gelo foi criado. Este campeonato é organizado todo o ano no Inverno, pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Os maiores campeões são a Seleção do Canadá de Hóquei no Gelo, que venceu o campeonato 23 vezes, a Seleção Soviética de Hóquei no Gelo, que venceu 22 vezes, e a Seleção da Suécia de Hóquei no Gelo, que venceu sete vezes.

Em 1972, a Seleção da União Soviética enfrentou a Seleção Canadense em um campeonato composto por oito partidas. Esse campeonato ganhou o nome de Summit Series e se tornou famoso pelo encontro das duas maiores seleções do mundo da época jogarem. Foram quatro vezes no Canadá, nas cidades de Montréal, Toronto, Vancouver e Winningpeg, e quatro vezes na União Soviética, todas as vezes em Moscou.  Como as duas seleções estavam empatadas com três vitórias, três derrotas e um empate, o dia da partida que foi realizada em Winningpeg, foi declarado feriado no Canadá e presenteado com a vitória da Seleção Canadense sobre a Seleção Soviética.

O primeiro campeonato internacional feminino foi organizado em 1990. Até 1999, a competição era realizada a cada dois anos. Desde então, o campeonato é realizado anualmente. O Canadá venceu oito dos nove campeonatos realizados, e os Estados Unidos venceram uma vez.

Em 2004, a NHL cancelou a liga de 2004/2005, devido a disputas trabalhistas, no chamado lockout. A divergência ocorreu entre jogadores e as equipes, uma vez que as últimas, não dispondo das condições financeiras necessárias, recusaram-se a pagar os salários cada vez mais altos exigidos pelos jogadores. Estes, em sinal de protesto, recusaram-se a jogar na liga de 2004/2005. A NHL foi a primeira liga de esportes profissionais a cancelar um campeonato inteiro, na América do Norte.

A liga voltou em 2005, agora com teto salarial, e novas regras, criadas para atrair mais público às arenas e gerar maior dinamismo e emoção aos jogos. O teto salarial, de forma indireta, acabou por nivelar mais as equipes, uma vez que o teto é o mesmo para todos.

 

A pista (Campo)

O campo de hóquei é uma pista de gelo, especialmente desenhada para a prática desse esporte. O gelo diminui ao máximo a fricção do disco sobre a pista, bem como a locomoção dos jogadores, permitindo a estes alcançarem altas velocidades.

O campo possui um formato retangular. A pista de hóquei no gelo padrão possui 61 metros de comprimento e 26 metros de largura na NHL e 60 x 30 metros no resto do mundo. Todas as pistas de hóquei possuem cantos de formato arredondado, em vez de formarem um ângulo de 90 graus. Um muro opaco, de aproximadamente um metro de altura, envolve toda a pista, e evita que o disco saia do campo. Acima deste muro, fica outro, transparente, que possui aproximadamente entre um metro a 1,25 metro de altura, permitindo às pessoas na arquibancada ampla visão de jogo, ao mesmo tempo que protege estas pessoas.

Uma linha vermelha (red line), ou a linha central (center line) divide o campo ao meio. É usada pelo juiz para a marcação de impedimentos e de icings. Outras duas linhas vermelhas (red goal line, ou simplesmente red line) estão localizadas em cada extremo do retângulo, a três metros do fim do campo. Esta linha não é usada apenas em pistas de hóquei em escolas nos Estados Unidos, embora seja usada no Canadá.

Duas linhas azuis, distanciadas a 8,5 metros da linha vermelha central na NHL e de 8,85 metros no resto de todo o mundo, delimitam as três zonas do campo: a zona de defesa (defensive zone), a zona neutra (neutral zone) e a zona de ataque (offensive zone). A zona de defesa de uma equipe é a zona de ataque da equipe oponente.

Uma baliza, a área do gol,  fica localizada logo à frente de cada red goal line. Esta baliza consiste numa rede resistente, suportada por três traves de metal. A baliza possui 1,2 metros de altura e 1,8 metros de comprimento, e é aqui onde jogadores de uma dada equipe devem posicionar o disco para pontuarem. A maioria das balizas possui também uma sirene e uma caixa de som, que emite luz e som por alguns segundos, indicando claramente a presença do gol. Ambas são ativadas pelo “juiz da baliza”.

À frente da baliza fica uma área que possui 2,2 metros de comprimento e dois metros de largura na NHL, ou diâmetro de 1,8 metros no resto de todo o mundo, chamada de goal crease. Um jogador não pode entrar na goal crease da equipe oponente, a não ser que esteja indo atrás do disco. Portanto, um gol não contará, caso o jogador que pontuou esteja dentro da goal crease do oponente. Uma excepção é se jogadores da equipe oponente forçarem o jogador a pontuar dentro da goal crease, e, neste caso, o ponto é valido.

Existem nove pontos de faceoffs, onde são realizadas a grande maioria dos faceoffs de uma partida. A linha vermelha central possui um ponto de faceoff, no centro do campo, outras quatro estão localizadas na zona neutra, e cada zona de defesa/ataque possui mais dois pontos de faceoff. Todos os pontos de faceoff são vermelhos, com exceção do ponto central, que é azul.

Todos os campos de hóquei profissional e a maioria dos campos de hóquei amadores possuem um banco de reservas, onde os jogadores reserva aguardam sua vez de entrar em campo. Tem  também um banco de penalty (penalty bench), onde jogadores penalizados por faltas ficam, temporariamente. Tais bancos localizam-se atrás do muro de proteção.

 

Zamboni

Entre os intervalos, e principalmente antes e após uma partida, veículos especiais, informalmente chamados de zambonis, alisam e limpam a superfície do gelo.

Pistas de gelo, para jogos de hóquei de gelo informais, podem ser construídas em playgrounds e em quintais de casa, caso a temperatura do ar esteja baixa o suficiente (-10 °C ou menos).

 

Tempo

Jogos de hóquei no gelo são feitos em três tempos de 20 minutos cada, e separadas por dois intervalos de 20 minutos cada. Nestes períodos, conta-se apenas o tempo em que o disco está em movimento, o tempo gasto na realização de faltas, entre um golo e um tiro de faceoff ou mesmo discussões, não contam. O cronômetro é controlado por um game timekeeper.

Cada equipe tem direito a 30 segundos adicionais e opcionais de jogo, sem contar o tempo normal. Uma equipe que esteja perdendo pode usar este tempo para tentar fazer mais pontos.

Após os três períodos normais de jogo, na NHL, caso as equipes estejam empatadas em pontos, o jogo vai para o quarto período de cinco minutos chamado de Morte Súbita. A equipe que pontuar nesse tempo vence a partida. Caso nenhuma equipe pontue neste período, o jogo termina empatado, exceto em certos jogos da fase final, das quarta de final em diante. Como as quartas de final, as semifinais e a final são realizadas em jogos de melhor de sete, caso ambas as equipes tenham chegado ao sétimo jogo com o mesmo número de vitórias e derrotas, a Morte Súbita, neste caso, o jogo é prorrogado até que uma equipe saia vencedora.

 

Substituições

Substituições no hóquei sobre o gelo podem ser feitas diretamente, sem autorização do juiz, e quando o jogo está em andamento. Naturalmente, jogadores que estão jogando não podem ser substituídos por jogadores que foram penalizados no jogo e não terminaram de cumprir a punição imposta pelo juiz.

Os jogadores reservas ficam em um banco, localizado ao lado da pista de gelo, atrás do muro de proteção.

 

 

EQUIPAMENTOS

 

Para a prática do hóquei de gelo, os seguintes equipamentos são indispensáveis:

 

Disco (puck)

O disco é geralmente preto, feito de borracha. O disco possui em torno de 2.5 centímetros de espessura, 7,6 centímetros de diâmetro e 156 a 170 gramas de peso.

 

 

 

 

 

 

 

Patins de hóquei de gelo (hockey skates)

Constituídas de um sapato de nylon e couro para proteção dos pés e de uma lâmina de aço (oferecendo ao jogador sustentação e mobilidade sobre o gelo). As lâminas dos patins são curvadas em seus extremos, possibilitando maior facilidade de turno e de travagem.

 

 

 

 

 

 

 

O taco (stick)

 

 

Possui um formato de L. Este taco é constituído por duas partes: o punho, ou segurador (handle), que é feito de materiais diferentes de acordo com o estilo do jogo. Sendo plástico, para prática informal, ou metal, ou madeira de melhor qualidade, usadas em jogos amadores e profissionais,  e da lâmina (blade), feita de plástico ou madeira.

A lâmina possui um formato levemente curvado, e é a parte do taco que é usada pelo jogador para a movimentação do taco. A lâmina não pode ter mais do que 32 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura, com exceção das lâminas dos tacos usados pelos goleiros, que podem ter até 39 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura. A lâmina do goleiro é mais larga justamente para facilitar a defesa, uma vez que uma das mãos é “inutilizada” para defender pelo fato de ser obrigatório o uso de stick pelos jogadores.

 

Uniforme e Equipamentos de Proteção

O colete e outros equipamentos que protegem seus braços e cotovelos estão localizados por baixo da camisa do goleiro.

O uniforme dos jogadores constitui-se de uma camisa decorada com o logo da equipe, o sobrenome do jogador e um número entre 1 a 99, na NHL, até 98, porque 99 não é mais permitido na Liga, em homenagem a Wayne Gretzky, considerado o maior jogador de hóquei no gelo de todos os tempos, que usava este número. Algumas ligas permitem que os uniformes sejam usados por terceiros, para fins de propaganda comercial.

 

O capacete

Usado pelos jogadores para conferir proteção à cabeça em casos de quedas. Crianças e adolescentes, bem como jogadores em instituições de ensino superior, são todos obrigados a usar capacetes junto com uma máscara de proteção, ou um visor de plástico que cobre o rosto do jogador, enquanto adultos podem optar por usar um visor que protege somente os olhos. Qualquer goleiro é obrigado a usar uma máscara de proteção que cobre todo o rosto do jogador, uma vez que precisa suportar os constantes tiros desferidos contra o seu gol, e lembrando que alguns desses tiros podem alcançar até 160 quilómetros por hora.

 

 

 

 

 

Luvas

Todos os jogadores usam luvas. O goleiro também usa uma luva para apanhar o catching glove, geralmente, na mão esquerda, e uma luva de bloqueio (blocker), acessórios que ajudam o goleiro a defender o remate.

 

Proteção de Ombros, Braços e Pernas

 

 

Para proteger ombros, braços e pernas, todos os jogadores precisam usar Caneleira, Cotoveleira e Proteção de ombros. Estes equipamentos são bem mais grossos para o goleiro, que, além do mais, usa um colete grosso em torno de sua barriga e de seu tórax. Tais equipamentos de proteção são feitos de couro absorvente. No guarda-redes, a espessura de tais equipamentos é de 25 centímetros, na perna, e de aproximadamente 10 centímetros no corpo.

 

Por Dentro do Jogo

As estratégias de ataque e de defesa são planejadas pelo treinador da equipa, antes e ao longo do jogo. As substituições também são responsabilidade do treinador. Este não pode falar com o juiz – a não ser que queira pedir que reviste o equipamento usado pela equipa oponente – nem pode entrar na pista.

 

HABILIDADES NECESSÁRIAS

 

As principais habilidades necessárias no hóquei no gelo são:

 

Patinação (skating): É considerado a habilidade mais importante do desporto. Todos os jogadores precisam ser capazes de virar rapidamente, de patinar “a ré” – tudo em altíssima velocidade. Travar (saber diminuir a velocidade rapidamente) também é uma outra capacidade importante.

Manejamento do taco: Jogadores precisam usar o taco para movimentar o disco. Geralmente, movimenta-se o disco, empurrando-o com um lado da lâmina, e, posteriormente, com o outro lado da lâmina. Jogadores habilidosos movimentam o disco, usando o taco, de um lado a outro rapidamente, fazendo com que seus oponentes fiquem confusos. O taco também pode ser usado para receber passes aéreos, entre outros movimentos possíveis.

Passe (passing): É o passe do disco entre jogadores da mesma equipa, usando o taco. Pode-se passar o disco através de um passe normal, onde o disco movimenta-se sem sair do gelo; ou através de um passe aéreo, onde o disco percorre um certo trajecto no ar.

Tiro (shooting): Capacidade de propulsionar o disco em alta velocidade em direcção à baliza, usando o taco. Pode-se usar wrist shots, onde a lâmina do taco está em contacto com o gelo no momento em que a lâmina propulsiona o disco, ou slap shots, onde o jogador levanta o taco para trás, e o traz rapidamente de volta para frente, propulsionando o disco, e geralmente sem manter contacto com o gelo. Slap shots propulsionam o disco com mais força e rapidez do que wrist shots, só que com menos pontaria.

Marcação (bodychecking ou simplesmente checking): A habilidade de um jogador de remover a posse do disco de outro jogador oponente. Pode-se usar o taco (stick checking) ou o corpo (body checking). Usa-se o taco para tentar alterar a direcção de movimento do disco, ou o corpo, para bloquear, desviar ou diminuir a velocidade do jogador oponente. Neste caso, permite-se contacto corpo-a-corpo apenas com a parte superior do corpo, sem o uso directo dos braços. Body checking é livre em jogos profissionais e na maioria dos jogos amadores, mas jogos realizados em escolas nos Estados Unidos limitam seu uso apenas nas zonas neutras e defensivas. Nos jogos do Campeonato Internacional de Hóquei Sobre o Gelo Feminino, bodychecking é proibido (devido às diferenças existentes entre o tamanho e a massa das jogadoras de hóquei sobre o gelo do Canadá e dos Estados Unidos em relação à jogadoras de outros países).

 

POSIÇÕES

 

 

Goleiro: É o jogador encarregado de defender o gol. Ficam quase sempre próximos ao gol. Os goleiros precisam ter reflexos rápidos, além de rapidez e força suficiente para mover qualquer parte do corpo, e o pesado equipamento de proteção, rapidamente, com o intuito de bloquear o gol. Um pequeno erro ou demora de alguns poucos segundos podem custar à sua equipe um ponto. Ao contrário dos outros jogadores, possuem o direito de pegar o disco com as mãos, em qualquer parte da pista.

 

 

 

 

 

Photo: Joel Marklund for OIS/IOC. Handout image supplied by OIS/IOC

Defesa (defense): Atua principalmente na zona de defesa da sua equipe, tentando parar ataques da equipe oponente. Marcam poucos gols. Alguns, porém, são muito ofensivos, participando de jogadas de ataque quando possível.

 

 

 

 

 

Centro (center): Posiciona-se no centro da pista. Geralmente, são os jogadores que mais se movimentam ao longo do jogo, e participam tanto de jogadas de defesa quanto de ataque. São também os jogadores que mais marcam gols.

 

 

 

 

 

Wingers: Posicionam-se nos cantos da zona de ataque, lutando pelo disco, quando este vai para a região por trás da baliza, posicionam-se em frente ao gol com o intuito de bloquear a visão do goleiro e de pegar possíveis remates. Eles fazem passes ofensivos para outros jogadores de sua equipe, quando estes estão livres de marcação. Geralmente, são utilizados dois, um sendo o left winger (ala esquerda) e 2 jogadores de defesa, além do goleiro.

 

 

O Capitão: É o único com permissão para falar com o juiz. Ele é identificado pela letra C, em maiúscula, localizado na parte frontal superior do uniforme. Dois jogadores da equipe são escolhidos como capitães alternativos, como substitutos ao capitão ativo, caso este seja penalizado ou expulso – e são identificados pela letra A, em maiúscula.

 

 

 

Ataque

Chamado de rush, é desferido contra o gol adversário, numa tentativa de pontuar. A equipe ofensiva movimenta o disco em direção ao gol, até que um jogador, geralmente, o avançado-central da equipe, movimente o disco para a zona de ataque. Quando isto acontece, outros jogadores da equipe, os wingers vão para a zona de ataque, para pressionarem no ataque, enquanto um ou dois jogadores continuam atrás, para defender a sua zona de defesa, caso a equipa oponente ganhe a posse do disco. Os wingers assistem o avançado-central e ajudam a manter a posse do disco dentro da zona de ataque, e pressionam pelo golo, enquanto o avançado-central tenta pontuar, quando possível. Quando o disco não entra na baliza, dado a um tiro mal-sucedido, tanto o avançado-central quanto os wingers tentam recuperar imediatamente a posse do disco, ou tentar obter a posse do disco, obtendo-na do oponente (forechecking).

 

O power play, ou tudo-ou-nada,

É uma jogada de ataque desferida quando a equipe oponente está em desvantagem numérica, com um ou dois jogadores a menos. Aqui, todos os jogadores de uma dada equipe, com excepção do goleiro, se movimentam em direção ao ataque em busca de gols, aproveitando de ter vantagem numérica. Já a pull the goalie acontece quando uma equipe, em desespero, querendo a vitória e já perto do final do jogo, substitui seu goleiro por um jogador ofensivo, numa tentativa desesperada de pontuar.

 

Ao jogar na defensiva os jogadores de uma equipe não podem jogar o disco diretamente para a zona de defesa para outro jogador além da linha vermelha central, ou da zona neutra para a zona de ataque. Um jogador precisa se movimentar junto com o disco da zona de defesa até a zona neutra

Um jogador precisa locomover-se junto com o disco da zona de defesa até a zona neutra, e então ele pode fazer um passe a outro jogador que esteja localizado em qualquer parte da zona neutra. O mesmo vale para a zona de ataque, é necessário que um jogador locomova-se junto com o disco da zona neutra em direcção à zona de ataque (partindo da zona neutra ou da zona de defesa), e somente então ele está liberado a passar para outro companheiro dentro da zona de ataque. Quando um jogador passa o disco da zona de defesa para outro jogador, localizado além da linha vermelha central, acontece uma offside pass (passe impedido) – vale notar, porém, que um jogador na zona de defesa está livre para passar para outro na zona neutra, desde que este último jogador esteja localizado antes da linha vermelha central. Quando um jogador faz um passe de qualquer parte da zona de defesa ou da zona neutra para a zona de ataque para outro jogador localizado na zona de ataque, acontece um player offside (jogador impedido).

 

Já uma icing acontece quando um jogador tenta marcar um ponto, atirando o disco atrás da linha vermelha central, ao invés de tentar marcar somente dentro da zona de ataque. Se o jogador consegue marcar o golo, tendo atirado detrás da linha vermelha central, é dado um golo normal à equipa. Porém, caso o disco não entre, icing imediatamente acontece.

 

Offsides e icing são violações leves – similares ao impedimento do futebol – e são penalizadas com um face-off.

 

Defesa

Jogo defensivo é destinado a quebrar ataques do oponente. Quando o oponente dirige-se em direção à sua zona de ataque, os jogadores de defesa da equipe defensora se posicionam rapidamente na sua zona de defesa, patinando de ré, de modo a ver os movimentos do seu oponente. Cada defensor guarda um lado da pista, procurando marcar os wingers da equipa oponente. Quando o disco chega à zona de defesa, um dos defensores dirige-se em direção ao gol, para auxiliar o goleiro, e o segundo defensor marca o jogador oponente que possui a posse do disco. Enquanto tudo isso acontece, os outros jogadores de ataque, da equipe em posição de defesa, chegam, e procuram auxiliar na marcação.

Os jogadores da equipe defensiva podem usar os seus tacos para tentar bloquear um tiro ou um passe do oponente. A marcação por cima do oponente precisa ser pesada, em busca da obtenção da posse do disco ou mandá-lo para a região defensiva do oponente, quando obter a posse do disco é arriscada.

 

Face-off: é o recomeço da partida após cada interrupção. Um atleta de cada equipe ficam um de frente para o outro e aguardam o lançamento do puck pelo árbitro para recomeçarem o jogo.

Icing: penalização comum no hockey no gelo. Acontece quando a equipe na zona de defesa “rifa” o puck e ele atravessa três das cinco linhas que marcam as zonas no rink. A punição, porém, só é marcada quando a própria equipe que se desfez da jogada toca o disco primeiro.

 

VIOLAÇÕES E PÊNALTIS

 

Brigas são comuns no hóquei no gelo, especialmente em frente à baliza. Elas são punidas com dez minutos de suspensão, ou até expulsão, para casos repetidos ou mais graves.

Com exceção do offside e do icing, bem como a de jogar o taco numa tentativa de desviar o curso do disco, e são consideradas violações leves, jogadores que cometem outras infrações sofrem pênaltis (punições), que variam com a infração cometida. Estas punições variam entre dois minutos fora do jogo, podendo voltar a jogar imediatamente após o cumprimento dos dois minutos em relação ao tempo do jogo, e não ao tempo real, até expulsão definitiva do jogo ou mesmo suspensão por X jogos ou tempo.

Os jogadores penalizados ficam num banco ao lado da pista de gelo, o “banco de penálti”, onde são obrigados a ficar até que tenham cumprido a punição imposta pelo juiz, exceto nos casos onde o jogador é expulso e é mandado direto para o “chuveiro”.

Em qualquer caso, uma equipe não pode possuir menos de quatro jogadores em campo, caso um jogador seja punido, e outros dois ainda estejam cumprindo suas punições, este terceiro jogador pode ser substituído por outro que está no banco de reservas, ele continuará a cumprir sua punição somente após o primeiro jogador punido tenha cumprido sua punição, e retorne ao jogo.

 

Existem 5 tipos principais de punições:

Punições secundárias: dados para as seguintes violações: segurar o uniforme de um jogador oponente, atrapalhar o oponente através do uso indevido do taco ou jogar o taco em algum lugar com o objectivo de tentar inteceptar o disco. São punidas com dois minutos, e o jogador punido fica no banco de penalty até que tenha cumprido sua punição.

Punições primárias: são dados quando um jogador inicia uma briga, ou quando corta a pele de um jogador oponente, com seu taco. É punida com cinco minutos. Se ambas as equipas são punidas com um penalty primário ao mesmo tempo, 4 jogadores de cada equipe ficam no gelo, conhecido como 4-on-4. Caso a punição seja por brigar, os jogadores podem ser substituídos, porém os punidos terão que cumprir os dez minutos de suspensão.

Punições de falta de conduta: geralmente dado quando um jogador comporta-se de maneira inadequada com qualquer oficial (geralmente, juízes e linesmen). Também dado quando um jogador junta-se a uma briga ou quando ele inicia três brigas (ou mais). Comportamento inadequado é punido com dez minutos, participação frequente em brigas é penalizado com expulsão definitiva do jogo. Em ambos os casos, um reserva pode tomar o seu lugar.

Punições de partida: acontecem quando um jogador machuca deliberadamente (ou tenta machucar) um jogador oponente. Punido com expulsão imediatam sendo que um reserva pode substituí-lo após cinco ou dez minutos, dependendo da gravidade das lesões sofridas pelo jogador oponente. Depois do “problema” entre Zdeno Chara, do Boston Bruins, e Max Pacioretty, do Montreal Canadiens, em que Chara, ao fazer o check no Pacioretty, acabou batendo a cabeça dele no vidro, quebrando vértebras e causando uma concussão de grau 3 no jogador, os GMs dos times voltaram a discussão sobre penalidades e proteção aos jogadores.

Tiro livre (shootout): É dado a um jogador cuja equipa que estava na ofensiva. Este jogador estava livre para atirar em direcção à baliza, mas foi empurrado deliberadamente por trás por um oponente, ou o defensor estava no goal crease e bloqueou o disco. Assim, o jogador têm a chance de cobrar uma falta, entre ele e o guarda-redes apenas, e ambos separados a uma curta distância (similar ao penalty, do futebol),

 

Oficiais

Oficiais são pessoas qualificadas que possuem algum tipo de responsabilidade ao longo do jogo, desde fazer com que as regras sejam respeitadas até a manutenção da ordem ao longo do jogo.

 

Um juiz de hóquei no gelo.

Os seguintes oficiais fazem seu trabalho dentro da pista de gelo, e vestem um uniforme listrado, em preto e branco. Usam patins de hóquei de gelo, e fazem uso de apitos para pausar o jogo. Fazem uso de gestos de mão para indicar faltas e violações.

 

O juiz é o principal oficial numa partida de hóquei sobre o gelo. É identificado pelas faixas cor de laranja ou vermelhas, que são usadas em ambos os braços. Ele pode anular um golo, caso decida que uma violação das regras tenha acontecido, e é o único oficial permitido a aplicar penalties a jogadores, caso eles tenham cometidos alguma falta grave. O juiz também possui o direito de revistar o equipamento usado pelos jogadores, e de garantir que elas estejam dentro dos padrões estabelecidos pela liga local. Na NHL, cada equipa, além disso, possui o direito de chamar por uma revista ao juiz, caso pense que jogadores da equipa oponente estejam usando equipamentos fora dos padrões estabelecidos.

Linesmen são encarregados de vigiar violações que envolvam a linha central vermelha e as linhas azuis – como icing e impedimentos. Sua função é semelhante aos dos “bandeirinhas” do futebol. Não possuem autoridade para marcar faltas ou indicar violações, mas podem aconselhar o juiz, caso este peça pela opinião do linesman. Linesmen podem apenas indicar óbvias violações, como o lançamento do taco por parte de um jogador.

Geralmente, jogos são praticados com um juiz e dois linesmen. A NHL faz uso de dois juízes por partida. Porém, outras ligas fazem uso de dois oficiais que agem como juízes e linesmen, dois juízes e um linesman ou mesmo um juiz e um linesman.

 

Oficiais off-line

Estes oficiais possuem responsabilidades administrativas no decorrer de um jogo de hóquei sobre o gelo, e não possuem nenhuma influência no decorrer desta, com exceção do “oficial do vídeo-gol”:

Oficiais da baliza (Goal judges) determinam se um gol foi feito ou não. Posicionados atrás da baliza, vêem se o disco ultrapassou completamente a linha do golo. Quando disponível, este oficial activa as sirenes e a caixa de som, para indicar que um golo foi marcado. Porém, seu papel é apenas de auxílio para o juiz principal, e é este o único que possui a responsabilidade de declarar que um golo foi efetivamente marcado, e podem anular as decisões dos oficiais da baliza.

O oficial do vídeo-gol (video goal judge) revê o replay de certos golos questionados, através do uso de uma televisão, e quando é pedido pelo juiz a fazer isto. Neste caso, a decisão tomada por este oficial é a decisão final. Em apenas nas seguintes situações, golos podem ser questionados, segundo regras da NHL: se o disco ultrapassou a linha do golo completamente, antes que período (tempo) de jogo acabasse; disco direcionado pelo jogador ofensivo ao golo, com o uso das mãos e/ou das pernas; o disco foi desviado em direcção ao golo, por acidente, pelo juiz ou pelo linesman; ou foi desviado no ar pelo taco (também suspenso no ar) de um jogador ofensivo.

Official scorer: Registra os gols e assistências ao longo do jogo.

Penalty timekeeper: Regista todos os pênaltis impostos pelo juiz, e a hora e tempo de jogo em que estes pênaltis foram tomados.

Penalty timekeeper: responsável por parar e ativar o cronômetro do jogo.

Estatísticos (Statistician): registam todas as informações sobre a performance de cada jogador, bem como a das equipes (golos, faltas, etc).

 

Site Oficial da Federação Internacional de Hóquei no Gelo

https://www.iihf.com/

 

 

O HÓQUEI NO BRASIL 

 

O surgimento de pistas de gelo no Brasil a partir da década de 1960 estimulou a prática do hockey no Brasil. A partir dos anos 1980, com a popularização do hóquei in-line e a diminuição das pistas de gelo, os atletas e clubes existentes migraram para as quadras.

Após a CBDG se reestruturar, a partir de 2013, o hockey voltou a receber atenção da entidade. Em 2014, o país fez sua estreia em uma competição oficial de hockey no gelo (o Pan-americano) e, desde então, participou de todas as edições do torneio, inclusive conquistando uma inédita medalha de bronze em 2015.

 

Site Oficial de Esportes no Gelo no Brasil: http://www.cbdg.org.br/modalidades/hoquei-no-gelo/

 

Agora pode conferir os filmes que falam sobre o esporte e entender melhor sobre o que eles falam e toda a paixão pelo Hóquei no Gelo que aparece nos filmes.

 

 

 

FILMES

 

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