Dia 21 de setembro comemoramos o Dia dos Tios no Brasil.

 

Não se sabe ao certo sobre a origem dessa data, mas o importante é comemorar um dia especial para nossos tios e tias. Eles são os irmãos e irmãs de nossos pai e mãe. Tios e tias também são aqueles que nossos pais consideram irmãos. Sendo de sangue ou de consideração o que vale é o amor e carinho que os tios e tias tem por seus sobrinhos e sobrinhas e vice versa.

A ficção retratou muitos tios e tias de todos os lugares, jeitos, culturas, desde sempre.

Vamos falar primeiro dos tios de um dos super-heróis mais querido de todos os tempos, Tio Ben e Tia May, tios de Peter Parker, o Homem Aranha. Criado por Stan Lee, os filmes contam a história criada pelo mestre e desenhado por Jack Kirby para os quadrinhos. O drama de Peter Parker que perdeu seus pais muito cedo e foi criado pelos tios. Quando por um acidente, Peter é picado por uma aranha radioativa e se torna o Homem Aranha ele perde seu Tio Ben. Ficam ele e Tia May. Existe uma proteção mútua entre eles, afinal além do amor entre a tia que criou Peter como um filho, eles são a única família um do outro. Os quadrinhos do Homem Aranha sempre foram atrativos e muitas histórias foram criadas ao longo dos anos e o cinema ganhou três versões: Homem Aranha de Sam Raimi com três filmes e tinha Rosamary Harris como Tia May e Cliff Robertson como Tio Ben. Na segunda versão, os dois filmes do Espetacular Homem Aranha contou com Sally Fields como Tia May e Martin Sheen como tio Ben, só no primeiro filme, á claro. Na terceira versão, temos Homem Aranha que faz parte do Universo MCU com dois filmes, De Volta ao Lar e Longe de casa, os dois tem Marisa Tomei como Tia May, mas não tem o Tio Ben, que nessa versão já começa depois de sua morte.

A seguir, temos outro Tio Ben, mas esse é Tio de Luke Skywalker, em Star Wars. A tia de Luke é Tia Baru. Eles aparecem em “Star Wars IV Uma Nova Esperança” e depois em “Star Wars III – A Vingança dos Siths”, quando recebem o Luke ainda bebê dos braços de Ben Kenobi.  Assim, como Peter Parker, Luke Skywalker foi criado pelos tios.

A série Hawaii 5.0 também temos o drama dos McGarretts. Doris e John McGarrett tiveram dois filhos, Steve e Mary. O pai é policial e a mãe uma agente da CIA. Depois de sofrer um atentado ela achou mais seguro para sua família que ela estivesse morta e viveu longe de sua família para poupar suas vidas. John achou que eles ainda corriam risco e separou seus filhos. Enquanto Mary foi criada pela Tia Debbie e Steve foi criado por Joe White, um militar e melhor amigo de seus pais. Ele criou Steve como um Tio e transformou o garoto em um dos melhores SEALs treinados por Joe. Steve virou o chefão da força tarefa 5.0.

O filme brasileiro “Um Tio Quase Perfeito” trabalha com um tio totalmente fora da casinha. Quando Ângela precisa viajar deixa seus três filhos com sua mãe e seu irmão Tony. Uma dupla fora do padrão normal. O interessante é que o Tio melhora as crianças e as crianças melhora muito esse tio.

Uma geração inteira acompanhou Harry Potter sendo criado pelos Tios Valter e Petúnia em uma total falta de amor. Mesmo assim, no final Harry quer proteger os tios e os primos da perseguição de Voldemort e seus comensais da morte.

Quem nunca morreu de rir com o Tio Mr Magoo e seu sobrinho Waldo passando perrengues com a pouca visão desse simpático senhor.

A série Grimm tem mais uma tia que cria o sobrinho que a mãe aproveitou um atentado para fingir sua morte para proteger o filho Nick dos perigos de sua vida de Grimm. Já na fase adulta é que Nick descobre quem ele é e reencontra sua mãe que acreditava estar morta, assim como foi com Steve, Mary e Doris McGarrett. Nick herda o trailer da Tia Marie que vai ensinar tudo de como ser um Grimm e como cumprir a missão de família junto com sua função de detetive da Polícia de Portland.

Na séries dos anos 60 e 70, A Feiticeira, Elizabeth Montgomery viveu a feiticeira Samatha Steffens e quem não gostava da fofa Tia Clara?  Até o marido chato da Samantha gostava dela. Meio doidinha, esquecida, mas com um coração bondoso, essa é a querida Tia Clara, que foi interpretada por Marion Lorne.

Na série O Mundo Sombrio de Sabrina, a bruxinha Sabrina Spelman tem duas tias figuraças, Zelda e Hilda, interpretadas por Miranda Otto e Lucy Davis.

A obra de Monteiro Lobato ganhou algumas versões de série e uma série animada que trás a Tia Anastácia, a cozinheira do Sítio do Pica Pau Amarelo que não é tia de sangue, mas é a tia de consideração amada por todos no sítio.

Agora vemos Luke já adulto trabalhando com seu Tio Ben.

O Tio Patinhas está na vida de muita gente há gerações e aqui ele está com os sobrinhos Donald, Huguinho, Zezinho e Luizinho.

A série dos anos 80 The Duke Of Hazzard que no Brasil ganhou o nome de “Os Gatões” falava da família Duke que vivia na pequena cidade de Hazzard, onde o Tio Jesse criou os três sobrinhos: Daisy, Luke e Bo interpretados por Catherine Bach, Tom Wopat e John Scheneider.

No filme “Uma Lição Para a Vida Toda”, Walter, interpretado por Harley Joel Osmend vai morar os Tios Garth e Hug interpretado por Michael Caine e Robert Durval. Ele vai conhecer a história dos tios.

Fechando as homenagens temos a Chef Kate que passou a cuidar da sobrinha Zoe depois que sua irmã e a mãe da menina morreu. Kate tem que aprender como cuidar de uma criança.

 

OS TIOS E TIAS DOS FILMES E SÉRIES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui