Em 1960, Alfred Hitchcock realizou sua obra de maior prestígio, Psicose. O trabalho do cineasta é impecável, o longa redefiniu os filmes de suspense e influenciou outras produções do gênero.

No entanto, Hitchcock enfrentou muitas dificuldades para lançar o filme. A Paramount não acreditava no sucesso da obra e se incomodou muito com as ideias do cineasta que decidiu utilizar atores pouco conhecidos e filmar em preto e branco.

Com o descontentamento do estúdio, o cineasta decidiu financiar boa parte do filme. Para isso, precisou vender sua casa e parte de seus bens. Por sorte, a Paramount estava errada e Psicose se tornou um verdadeiro fenômeno de bilheteria. Nenhuma outra produção cinematográfica de Hitchcock conseguiu arrecadar mais dinheiro do que Psicose. Além disso o filme foi indicado a quatro categorias do Óscar e Janet Leigh recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.

Janet Leigh recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

O longa consegue impactar o espectador do início ao fim. Os créditos iniciais já conseguem prender a atenção ao som da música tema composta por Bernard Hermann. A direção de Hitchcock também contribui para um clima tenso. Somando-se a isso, está o enredo do filme, que gradativamente traz reviravoltas e momentos impactantes

O elenco é outro ponto alto de Psicose, Anthony Perkins roubou a cena como Norman Bates. Mesmo com pouca experiência, o ator conseguiu brilhar e até hoje é aclamado por seu trabalho no longa. O desfecho do filme, em que é revelado a verdadeira face de Norman Bates, é um momento brilhante do ator.

Psicose influenciou a série Bates Motel, em que o ator Freddie Higmore deu vida ao psicopata Norman Bates quando Jovem e Vera Farmiga interpretou sua mãe.

Os bastidores do longa foram retratados no filme Hitchcock, em que o cineasta foi interpretado por Anthony Hopkins.

A série Bates Motel (2013-2017) e o longa Hitchcock (2012)

Não perca este clássico do cinema!

Psicose / 1960 / EUA / Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Joseph Stefano / Música: Bernard Herrmann / Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin e Martin Balsan.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui