Inferno na Torre (The Towering Inferno) / Eua, 1974. 165 min. / Direção: John Guillermin/ Irwin Allen / Com: Steve McQueen, Paul Newman, Faye Dunaway, William Holden, Fred Astaire, Richard Chamberlain, Jennifer Jones, Susan Blakely, O. J. Simpson, Robert Wagner

 

Esta hiper mega produção de Irwin Allen, que veio na esteira aberta pelo sucesso inesperado de O Destino do Poseidon (1972), representou o auge dos filmes catástrofes da década de 70 chegando a ser indicado em oito categorias (incluindo melhor filme) e ganhar em três (fotografia, edição e canção).

Aqui, Allen (que dirigiu as cenas de ação) repete a mesma estrutura narrativa de Poseidon com cenas praticamente idênticas mas com um orçamento e metragem bem maior. O elenco é repleto de grandes estrelas da época, incluindo os quarentões charmosos Paul Newman e Steve McQueen, William Holden, Faye Dunaway, Fred Astaire (indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por este papel), Richard Chamberlain e a última aparição de Jennifer Jones que se aposentaria das telas definitivamente . Tudo é grandioso numa época que Hollywood usava maquetes e pinturas e ainda desconhecia o CGI e a computação gráfica, embora algumas sequências (como a do resgate da cadeirinha) falhem no quesito tensão.

Visto hoje em dia, percebemos uma forte misoginia enraizada nas entrelinhas de um roteiro onde a salvação vem apenas da ala masculina enquanto TODAS (eu disse todas) as personagens femininas são vítimas indefesas dependentes da atitude e coragem dos homens. Mas nos anos 70 ninguém ligava pra isso e Irwin Allen nos ofereceu um dos melhores filmes catástrofes jamais feitos. Obs: no final dos anos 70 o subgênero caiu em decadência, voltando com força total no final dos anos 90 com produções como Independence Day, Armageddon,Tornado, O Inferno de Dante e Impacto Profundo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui