Depois de muito tempo ausente, a coluna de Trilha Sonora retorna. No início será quinzenal, depois voltaremos a publicar semanalmente. É com alegria que essa coluna está de volta e para começar teria que ser com uma trilha sonora super alto astral, vamos falar sobre Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Volume 2.

Pertencente ao Universo MCU da Marvel, os filmes contam com boas trilhas sonoras, mas especialmente Guardiões da Galáxia tem uma das trilhas mais queridas e admiradas dessa década. Com esse filme, as trilhas sonoras de filmes teve uma procura grande pela trilha, até quem não viu o filme, procurou a famosa playlist caracterizada pela fita K7.

O diretor James Gunn e o Músico Tyler Bates, quem assina a Trilha Sonora dos dois filmes, se dedicaram a escolher a dedo sucessos entre os anos 70 e 80 que fazia parte da história de Peter Quill. Quando criança ele tinha uma forte ligação com a mãe que sempre gravava músicas oferecendo ao filho uma ótima educação musical. Como ele foi abduzido em 1988, a trilha foi escolhida com cuidado para que todas as músicas estejam coerentes com a época em que Peter estava na Terra. Seria difícil ele ter musicas depois desse período. Ainda mais sendo um walking Man e uma fita K7. Objetos que não existem mais nos dias de hoje.

Tyler Bates também compôs a trilha instrumental que é o tema dos heróis como grupo.

Uma das coisas que mais agrada ao público do audiovisual é a Trilha Sonora. Ela é extremamente importante, já que é a trilha quem dá a intenção de cada cena e todas as sensações que temos com um filme, além de nos divertir.

Uma trilha sonora é compostas por todos os sons no filme, não apenas as canções. Agora, quem não sente falta de boas canções em um filme? Pois é, o filme mais improvável do universo MCU é a prova viva de como a trilha sonora é importante para a conexão de um filme com seu público. Aqui Tyler Bates e James Gunn capricharam na trilha empolgaram o público a procurar a trilha sonora representada por um walking man e uma fita K7 e foram ouvir músicas gravadas nos anos 70 e 80. E conseguiram fazer algo especial com as músicas transformando cada uma em personagens do filme. Ficou difícil ouvir as canções e não lembrar das cenas do filme a qual ela se aplica. E essas canções são conhecidas e algumas já fizeram parte de trilhas sonoras de outros filmes.

Agora vamos entender porque a trilha foi tão marcante!

O filme fala de um improvável grupo de cinco foras da lei que se une e acabam se tornando os Guardiões da Galáxia. O grupo é encabeçado por Peter Quill (Chris Pratt), um terráqueo abduzido quando ainda era criança, Gamora (Zoe Saldana), filha adotiva do tirano Thanos (Josh Brolin), Rockett (Bradley Cooper) um guaxinim montado como experimento, Groot (Vin Diesel), uma árvore humanoide que só sabe falar uma frase: “Eu Sou Groot” e Drax, o destruidor (Dave Bautista) que é um figuraça. Ele é um misto de bruta montes com alma de criança. Eles precisam salvar o mundo e recuperar o Orbe que Peter roubou e depois Ronan (Lee Pace) rouba para destruir seus inimigos, que são muitos. Essa é a história do filme. O que parecia ser improvável ganhou força na construção de personagens interessantes com um upgrade de músicas que foram sucesso nas décadas de 70 e 80. Um ponto interessante é que as canções só podem estar listadas até 1988, quando Peter saiu da Terra.

O filme começa em 1988 com Peter Quill ainda criança ouvindo a canção “I not in love”  de 10cc que foi sucesso em 1976. As canções eram a ligação de Peter com sua mãe, Meredith. Ela estava construindo a educação musical de Peter, Meredith gravava as canções que ela achava importante ele conhecer.  Ela morre de câncer na frente dele e logo depois fora do hospital, ele é abduzido por uma nave alienígena.

26 anos se passam e Peter Quill é um homem e se tornou um saqueador. Os alienígenas que abduziram Peter ainda menino eram saqueadores e o menino sobreviveu como pode. E vemos Peter no planeta Morag  dançando ao som do seu inseparável walking man a canção: “Come Get Your Love” de Redbone lançada em 1986.

A músicas recheam  todo o filme, isso sem falar nas músicas instrumentais criadas para o filme. E logo depois dessa canção vem o rock da banda Rapsberries com  “Go All The Way”.

 

Tema dos Guardiões da Galáxia

 

Tyler Bates compondo para o filme Guardiões da Galáxia

A grandiosidade da composição de Tyler Bates nos proporciona a sensação de amplitude, de espaço. O tom imponenete nos remete a algo heróico e nossos improváveis heróis parecem crescer mais a medida que a música é executada. O melhor de tudo é que a trilha é divertida e empolgante. Por isso, tanta gente correu atrás da Trilha Sonora para ouvir em casa, no trabalho e até na rua, já que hoje é possível ouvir música em aparelhos mais modernos como celular, ipod, ou um aparelho de MP3.

 

AS CANÇÕES DE GUARDIÕES DA GALÁXIA

 

Blue Swede – Hooked On A Feeling

Banda de rock sueca que fez sucesso entre 1973 e 1975. O vocalista era Björn Skifs e junto com Michael Areklew na guitarra, Bo Liljedahl no contrabaixo, Janne Guldbäck na percussão, Ladislav Balaz e Anders Berglund nos teclados keyboard, Tommy Berglund no trompete e flauta, Hinke Ekestubbe no saxofone e Victor Davi na Birimba. A banda tem 3 álbuns: The Golden Classics of Blue Swede, Out of The Blue, Hooked On A Feeling,lançada em 1973. Os dois primeiros álbuns eram de covers, incluindo uma versão de “Hooked on a Feeling” o que trouxe para a banda sucesso internacional. Depois do sucesso com os três álbuns, Skifs decidiu sair em carreira solo.

Raspberries – Go All The Way

 

Raspberries é uma banda de power pop norte-americana de Ohio, formada em 1970 pelos membros fundadores Eric Carmen, Wally Bryson, Jim Bonfanti e John Aleksic. No final do mesmo ano, este último integrante deixa a banda, sendo substituído por Dave Smalley. Esta é a formação clássica que arrancou elogios da crítica especializada como a banda que trouxe de volta a simplicidade do pop clássico trabalhadas com lindas melodias e harmonias. Seu maior sucesso foi “Go All The Way”, primeira faixa do álbum lançado atingindo a posição #5 nas posições da revista Billboard e rendeu um disco de ouro.

Norman Greenbaum – Spirit In The Sky

Norman Greenbaum é um cantor e compositor americano, nascido em Malden, Massachusetts. Formado em música pela Universidade de Boston, Greenbaum é mais conhecido por sua canção “Spirit in the Sky”, cujo compacto simples vendeu 2 milhões de cópias entre 1969 e 1970. A canção, uma combinação do som pesado de guitarra, batida de mãos e letras espirituais, foi um one hit wonder, ou seja, Músico com única música de sucesso. Desde então, foi utilizada em vários filmes, comerciais e programas de televisão.

 

David Bowie – Moonage Daydream

Uma das canções mais conhecidas da trilha, contida no sensacional álbum Ziggy Stardust, lançado por Bowie em 1972. O “Camaleão do Rock” ganhou esse apelido por sempre renovar sua imagem. Ele foi, é, e sempre será uma figura importante do rock mundial. É considerado um dos músicos mais inovadores e influentes de todos os tempos e não poderia ter sido deixado de fora da construção musical de Peter Quill.

Elvin Bishop – Fooled Around And Fell In Love

Cantor e guitarrista californiano de Rock e Pop. Teve hits esparsos ao longo da carreira e este foi um de seus maiores, lançado em 1976, com seu sexto disco Struttin’ My Struff, chegando ao terceiro lugar da parada Billboard. Essa canção entra na primeira cena romântica entre Peter e Gamora.

10 cc – I’m Not In Love

10cc é uma banda britânica de art rock famosa na década de 1970. Formada pelos garotos de Manchester Lol Creme, Graham Gouldman e Eric Stewart. Eles eram quatro integrantes a banda se chamada Hotlegs e em 1972 a banda perdeu um integrante e mudou de nome para 10cc. Em 1975 a banda atingiu seu maior sucesso com “I’m Not In Love”, a primeira canção que abre o filme Guardiões da Galáxia.

– Jackson 5 – I Want You Back

Clássico atemporal e absoluto da Motown e primeiro sucesso da banda dos irmãos Jackson, direto do ano de 1969, quando foram lançados no programa “Diana Ross Presents”. O mundo passou a conhecer a banda The Jackson 5. O caçula da família, Michael Jackson encantou o mundo com seu talento e carisma e se tornou o Rei do Pop e brindou o mundo com canções icônicas. Não poderia faltar nessa seleção! Aplausos para James Gunn e Tyler Bates!

 

Essa é uma das cenas mais fofas do filme!  Baby Groot dançando “I Want You Back” do Jackson 5 e ele pára de dançar quando Drax olha para ele. Ele não quer desagradar o amigo que não gosta de dança.

 

Redbone – Come And Get Your Love

Banda de Los Angeles, liderada pelos indígenas Pat e Lolly Vegas, responsável por este grande sucesso mundial de 1974, contido em seu álbum Wovoka. É a primeira aparição de Peter Quill interpretado por Chris Pratt. É uma sequência bem divertida e mostra muito da personalidade de Peter. A ligação dele com a música e tem ainda um pouco daquela criança que foi abduzida.

 

The Runaways – Cherry Bomb

The Runnaways foi uma banda de rock americana formada só por mulheres em 1975. “Cherry Bomb” é um dos clássicos da banda que teve vida curta, nasceu em 1975 e encerrou em 1977. Os dois primeiros álbuns, The Runnaways (1975) e Queen Of Noise (1976) foram os principais na carreira da banda que inspirou outras bandas com formação feminina.

“Cherri Bomb” foi usada em trilhas sonoras de alguns filmes, mas essa cena quando os Guardiões da Galáxia se preparam para enfrentar Ronan é marcante.

Rupert Holmes – Escape (The Pina Colada Song)

Rupert Holmes compositor, cantor, músico e escritor de peças, histórias e novelas britânicas. Com o talento multifacetado, Holmes ficou conhecido com seu sucesso “Escape (Piña Colada Song)”, de 1979, além de “Him”, de 1980, e por sua peça musical da Broadway, Curtains (também tocada no filme Gente Grande, de 2010)

 

Five Stairsteps – Ooh Child

Grupo formado em Chicago, 1965 sob a batuta de Curtis Mayfield, lançando sete álbuns entre 1967 e 1976, com destaque para esta canção, seu maior sucesso, de 1970. No filme, ela tem um papel bastante importante, perto do final. Uma grande sacada do diretor!

 

Marvin Gaye e Tammi Terrell – Ain’t No Mountain High Enough

O alto astral da canção interpretada por Marvin Gaye e Tammi Terrell foi muito bem escolhida para estar em uma cena importante na formação dos Guardiões da Galáxia. Essa canção marcou também o final de outro filme: “Mudança de Hábito 2”.

 

Na próxima vamos falar sobre a Trilha Sonora de Guardiões da Galáxia Volume 2!

 

Até lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui