Olá amigos e amigas! A partir desta semana, daremos início a um novo tema em nossa coluna. Tema esse que se tornou ícone de comportamento, costume, moda, vestuário, cabelos, enfim, vários itens que se transformaram em ícone de ação, de atitudes mesmo. Os Anos 70!

Alguns desses comportamentos, ou quase todos, foram reeditados em pleno século XXI e segundo a visão deste colunista, mas sem fomentar polêmicos debates, muitos deles mal interpretados nos dias de hoje.

Mas vamos direto ao assunto, e claro, ao tema de nossa coluna, NA TRILHA DO CINEMA. Este filme foi e é uma das referências, se não a referência desta época, mais uma vez, no proceder, na moda e, principalmente, na dança. Apresentamos (ou, reapresentamos) OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (SATURDAY NIGHT FEVER).

O filme, sob a direção do britânico, John Badham (DráculaDracula, 1979; Jogos de GuerraWar Games, 1983; Alta TensãoBird on a Wire, 1990; Tempo EsgotadoNick of Time, 1995, entre outros grandes filmes) nos conta a história de um descendente de italianos e latinos, vendedor de uma loja de tintas, Tony Manero. Aos finais de semana, ele capricha em seus figurinos e parte para uma discoteca no Brooklin.

Por ser freqüentador assíduo desta discoteca, Tony Manero tem a ideia de participar um grande e badalado concurso de dança. Mas o personagem entra em uma espécie de crise existencial, enquanto latino. Neste momento, ele conhece Stephanie Mangano, uma professora de dança.

É com ela que Tony Manero formará uma parceria, disputarão o concurso e terão uma vitória gloriosa.

A trilha sonora deste filme é uma verdadeira pérola. Formada pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, BEE GEES. Após idas e vindas, desentendimentos e união entre os irmãos, os três são chamados para compor a trilha sonora de OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (SATURDAY NIGHT FEVER), tornando-se o nome do álbum e do mais vendidos do trio. O pedido chegou ao trio vocal sob a forma mais adversa, inesperada mesmo. O produtor Robert Stigwood ligou para os irmãos, com a justificativa que precisava de algumas músicas para um “filminho” que estava produzindo.

BEE GEES

O sucesso do disco foi tão estrondoso, detalhe, os irmãos não esperavam por isso, que alcançou os seguintes prêmios:

Grammys:

  • Melhor grupo vocal pop (1977) – “How deep is your love?”;
  • Melhor album (1978) – “Saturday Night Fever”;
  • Melhor grupo vocal pop (1978) – “Saturday Night Fever”
  • Melhor arranjo vocal (1978) – “Stayin’ Alive”
  • Melhor produtor (1978) – Barry Gibb, Robin Gibb, Maurice Gibb, Karl Richardson e Albhy Galuten.

American Music Awards:

  • Favorite Pop / Rock Band, Duo ou grupo (1979);
  • Favorite Soul / R&B (Rhythm and Blues) Album – “Saturday Night Fever”

Esta lista refere-se apenas aos Anos 70, porque, nas décadas posteriores, as premiações aumentam ainda mais.

No elenco, claro, a estreia de John Travolta, Karen Lynn Gorney, Donna Pescow, Barry Miller, entre vários outros do cast hollywoodiano. OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (SATURDAY NIGHT FEVER) estreou dezembro de 1977 nos EUA/USA, mas chegou ao Brasil no ano seguinte, em julho de 1978.

John Travolta

Karen Lynn Gorney
John Travolta (Tony Manero) e Karen Lynn Gorney (Stephanie Mangano)

Não custa nada reiterar, mas a lista das músicas principais deste filme está abaixo:

 

  • Stayin’ Alive;
  • Night Fever;
  • More than woman;
  • How deep is your Love?;
  • You should be dancing
  • Disco Inferno – The Trammps

Assistam aos videoclips em cada uma dessas canções e aproveitem para dançar mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=IQbZ9gjRCTw

 

Esperamos que tenham gostado e, por favor, compartilhem em suas redes sociais, e até aqueles que não gostaram.

Na próxima semana, retornaremos com mais Anos 70, NA TRILHA DO CINEMA.

Um forte abraço e beijo grande a todos!

 

Wellington Lisboa.

Artigo anterior“Dirty Dancing: Ritmo Quente” – É um dos filmes Clássicos dos anos 80!
Próximo artigoA Disney-Pixar divulga o novo pôster de “Os Incríveis 2”
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui