Koyaanisqatsi: Uma vida fora de Equilíbrio (Koyaanisqatsi) / Eua, 1982. 82 min. /Direção: Godfrey Reggio

Primeiro filme de uma trilogia documental idealizada pelo cineasta Godfrey Reggio sobre a ação do homem no planeta Terra, Koyaanisqatsi (que em linguagem hopi significa vida em desequilíbrio) causou comoção e interesse na época de seu lançamento ganhando o prêmio do público na Mostra de São Paulo em 1984.

Repleto de imagens impressionantes embaladas pela tensa trilha minimalista de Phillip Glass, o filme traça um painel sobre como a natureza vem suportando e convivendo com desenvolvimento humano que atua como um rolo compressor. Neste filme sobre percepções, o espectador é convidado a observar a complexa decadência que a tecnologia oferece aos seres humanos, transformando-os em caricaturas mumificadas.

É interessante perceber a preocupação com a falência do ecossistema que, desde a década de 80, vem se deteriorando progressivamente.

A última imagem com o lançamento do foguete Saturno V (que lembra bastante a explosão da nave Challenger em 1986) em câmera lenta ao som de um lamento indígena soa pessimista e aponta para uma profecia de como a tecnologia e suas nefastas consequências afetarão os seres humanos. Mais atual impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui