Flores de aço (Steel Magnolias) – Eua, 1989 – Direção: Herbert Ross – Com: Sally Field, Julia Roberts, Shirley MacLaine, Dolly Parton, Daryl Hannah, Olympia Dukakis

Contando com um magnífico elenco que inclui Sally Field, Shirley MacLaine, Julia Roberts, Olympia Dukakis, Dolly Parton e Daryl Hannah, “Flores de Aço” (Steel Magnolias no original), é uma bela crônica que enaltece a fibra e a tenacidade de um grupo de mulheres do sul dos Estados Unidos cujas vidas que são transformadas e equacionadas por relações e tragédias pessoais.

Estamos no final de década de 80 e Hollywood (e o mundo) não sofria com o assédio da patrulha inclusiva, portanto a atual geração vai achar estranho um filme que não tenha atores negros, nem latinos, nem gays e alguns personagens utilizam armas para espantar pássaros. É bem provável que critiquem a “masculinidade tóxica” e a falta de emancipação feminina, num filme onde as mulheres amam ser donas de casa e onde seu principal assunto são os homens e seus maridos. Mas “Flores de Aço” continua sendo delicioso e cativante, exatamente por se assumir como uma obra sensível sem vínculos com nenhuma militância oportunista. O diretor Herbert Ross, cuja eclética filmografia fala por si (“Funny Lady”, “A garota do adeus” e “California Suite”) constrói uma narrativa deliciosa seduzindo o espectador com seus interessantes personagens dosando homeopaticamente agradáveis momentos cômicos com potentes circunstâncias dramáticas. Vale a pena rever.

Obs: Julia Roberts ganhou sua primeira indicação ao Oscar (como atris coadjuvante) por este filme e no ano seguinte despontou para o estrelato com “Uma linda mulher” (Pretty Woman).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui