Era uma vez na América / Franco Italiano Estadunidense. 1984. 139 min/

Direção: Sérgio Leone

Protagonizado por Robert De Niro e James Woods

Baseado no romance: “The Hoods”bde Harry Grey

 

O clássico baseado no romance “The Hoods” de Harry Grey é uma adaptação livre do cineasta Sérgio Leoni que também assina a direção do filme que conta a saga dos garotos judeus e melhores amigos que se conheceram desde a infância e se tornaram os melhores amigos líderes do crime organizado no gueto. Na fase adulta, de um lado temos veterano Robert de Niro na pele de “Noodles” e do James Woods interpreta “Max” e com isso a rivalidade entre os amigos prevalece.

 

A apresentação dos protagonistas ocorre através da disputa da maleta que representa o poder supremo e isso faz com que a amizade aparentemente forte seja abalada entre os protagonistas seja abalada por causa do poder gerando muita intriga e traição entre ambos para mostrar quem é o verdadeiro “gangster” da sociedade americana.

 

Era uma vez na América foge dos padrões de uma estrutura narrativa linear, pois tem margens para diferentes interpretações. O espectador precisa ficar atento aos flash back que mostram o auge e a decadência desses personagens que fogem dos padrões da sociedade moderna, onde sempre sabemos quem são os vencedores e os vencidos e neste caso, é preciso estar até atento aos detalhes da história.

 

É uma trama recheada de reviravoltas e suspense e o último longa metragem dirigido pelo diretor Sérgio Leone que teve uma trilha sonora eletrizante composta especialmente por Ennio Morricone para o longa metragem, a fotografia sombria capta a intenção de Noodles e Max ao decorrer dos fatos vividos por ambos num crescente de emoção e tensão, nesta obra prima aclamada pelo público e reconhecida pela crítica como um dos mais importantes filmes feitos nessa categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui