Oficina online
Oficina online e gratuita ensina técnicas de animação stop motion (Foto: Ralph Friedericks/Divulgação)

O 3º Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) abriu inscrições para a oficina online e gratuita de animação stop motion. As atividades acontecerão de 6 a 10 de junho e são destinadas a adolescentes entre 12 e 18 anos de todo o Brasil e educadores de escolas públicas. 

A oficina tem 30 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do festival 

O programa será ministrado por Marta Russo, pós-graduada em Educomunicação (USP). Os participantes conhecerão a arte do stop motion em cinco encontros de três horas, nos quais serão apresentadas todas as etapas do processo de criação de um curta-metragem de animação: elaboração do roteiro; storyboard; desenvolvimento e criação de personagens; criação de cenários; fotografia (quadro a quadro); edição de imagens e sonorização. 

A técnica permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições, o que possibilita, assim, a ideia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. 

Os filmes A Fuga das Galinhas (2000), Coraline e o Mundo Secreto (2009), A Noiva Cadáver (2005) e Kubo e as Cordas Mágicas (2016) são alguns exemplos de animações produzidas com a técnica do stop motion. 

Além de aprenderem a técnica, os alunos produzirão um filme de animação em curta-metragem que será exibido na Cerimônia de Premiação do ECA. 

O festival acontecerá de 4 a 13 de agosto de 2022, em plataforma online e sessões presenciais, em São Paulo. A programação conta com a exibição de 21 curtas-metragens, divididos em: dez filmes competitivos; cinco filmes convidados; e seis filmes realizados nas oficinas realizadas pelo evento.

Serviço: 

Oficina online de Stop Motion  

Público-alvo: Jovens de 12 a 18 anos e educadores de escolas públicas
Datas: 6,7,8,9 e 10 de junho
Horário: 18h às 20h30
Inscrições: https://festivaleca.com.br/oficinas 
Informações: WhatsApp (11) 93145-9622 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui