Dia do Orgulho Nerd

O dia 25 de maio foi escolhido para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, em uma tentativa de promover a cultura nerd/geek. A data também recebe outra comemoração: Dia da Toalha, para homenagear ao escritor Douglas Adams, autor da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

A saga Star Wars é um grande exemplo da cultura nerd/geek, a qual é representada por uma série de produtos de entretenimento, disponíveis em diversos formatos, como filmes, séries, jogos, livros, entre outros.

Ocasionalmente, as histórias são levadas de uma mídia para a outra e ganham uma nova perspectiva. Um livro pode virar um filme ou vice versa. Filmes também viram jogos ou os personagens são aproveitados em uma série.

Os fãs, muitas vezes, desejam que essas adaptações aconteçam. Segundo uma pesquisa do site Morning Consult, três em cada cinco adultos que jogam videogames têm interesse em consumir filmes, séries ou livros baseados nos seus jogos favoritos.

Por isso, neste Dia do Orgulho Nerd, o Cinema Para Sempre separou uma lista com filmes em live action baseados em jogos. Confira.

Tomb Raider: A Origem (2018)

Tomb Raider: A Origem
Alicia Vikander como Lara Croft em “Tomb Raider: A Origem” (Foto: IMDb/Divulgação)

Lara Croft (Alicia Vikander) é a filha independente de um aventureiro excêntrico que desapareceu anos antes. Lara tem esperança de resolver o mistério do sumiço do pai depois de encontrar uma pista sobre seu último destino conhecido.

Para isso, ela embarca em uma jornada perigosa para uma ilha mítica em algum lugar na costa do Japão, a qual abriga o túmulo de uma rainha lendária. O filme foi dirigido por Roar Uthang (A Onda).

O elenco conta ainda com Dominic West (The Crown), Walton Goggins (Os Oito Odiados), Daniel Wu (A Hora do Acerto), Kristin Scott Thomas (O Destino de Uma Nação), entre outros.

A história é baseada no videogame “Tomb Raider“, que já havia sido adaptada nos longas Lara Croft: Tomb Raider (2001) e Lara Croft: A Origem da Vida (2003), estrelados por Angelina Jolie.

Rampage: Destruição Total (2018)

Rampage Destruição Total
Dwayne Johnson estrela “Rampage: Destruição Total” (Foto: IMDb/Divulgação)

O primatologista David Okoye (Dwayne Johnson) compartilha um vínculo com o gorila George, de quem cuida desde o nascimento. Mas George e outros dois animais acabam sendo alvos de um experimento genético, o que os transforma em monstros que destroem tudo em seu caminho.

Okoye, então, precisa conseguir um antídoto e impedir que seu amigo provoque uma catástrofe global. O filme é uma adaptação da série de jogos “Rampage“.

A direção é de Brad Peyton (Terremoto: A Falha de San Andreas). Naomie Harris (Beleza Oculta), Malin Akerman (Watchmen: O Filme), Jeffrey Dean Morgan (The Walking Dead), Jake Lacy (Cartão de Natal), Joe Manganiello (O Que Esperar Quando Você Está Esperando), entre outros, completam o elenco.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

Príncipe da Pérsia As Areias do Tempo
Ben Kingsley, Jake Gyllenhaal e Gemma Arterton em “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” (Foto: IMDb/Divulgação)

A cidade sagrada de Alamut abriga as Areias do Tempo, um artefato que oferece aos mortais o poder de voltar no tempo. Dastan (Jake Gyllenhaal), filho adotivo do rei da Pérsia, consegue uma adaga que lhe dá acesso às Areias depois de liderar um ataque à cidade.

Quando Dastan é acusado de matar o pai, ele foge com a princesa Alamut Tamina (Gemma Arterton). O casal precisa proteger o tesouro antigo e desmascarar o verdadeiro assassino do rei.

O longa, dirigido por Mike Newell (Harry Potter e o Cálice de Fogo), foi inspirado no jogo homônimo. O elenco conta com Ben Kingsley (Êxodo: Deuses e Reis), Alfred Molina (Homem-Aranha), Steve Toussaint (A Era da Escuridão), Toby Kebbell (Quarteto Fantástico, de 2015) e Richard Coyle (Contra o Tempo).

Uncharted – Fora do Mapa (2022)

Tom Holland como Nathan Drake em “Uncharted: Fora do Mapa” (Foto: IMDb/Sony Pictures)

Uncharted – Fora do Mapa estreou em fevereiro deste ano e levou para os cinemas a história de origem de Nathan Drake, protagonista dos jogos de mesmo nome.

No filme, Drake (Tom Holland) e Sully (Mark Wahlberg) embarcam em uma perigosa busca por um tesouro valioso e muito bem escondido. Enquanto isso, eles rastreiam pistas que podem levar ao paradeiro do irmão perdido de Nathan.

Ruben Fleischer (Zumbilândia: Atire Duas Vezes) dirigiu o longa e o roteiro foi assinado por Art Marcum e Matt Holloway (Homem de Ferro). O elenco é formado ainda por Antonio Banderas (Dor e Glória), Tati Gabrielle (O Mundo Sombrio de Sabrina) e Sophia Ali (Verdade ou Desafio).

Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

Resident Evil O Hóspede Maldito
Milla Jovovich em “Resident Evil: O Hóspede Maldito” (Foto: IMDb/Divulgação)

O filme é uma adaptação do jogo homônimo. Na trama, uma unidade militar especial precisa destruir o laboratório genético Colmeia, operado pela corporação Umbrella, um dos maiores conglomerados do mundo.

Um vírus infectou os funcionários da instalação, transformando-os em zumbis famintos. O time tem apenas três horas para enfrentar as criaturas, além de um supercomputador, e impedir que o vírus se espalhe pela Terra.

Escrito e dirigido por Paul W. S. Anderson (Alien vs. Predador), o longa é estrelado por Milla Jovovich (O Quinto Elemento), Michelle Rodriguez (Velozes e Furiosos), Ryan McCluskey (O Contrato), Indra Ové (Acertando o Passo), Anna Bolt (Vigo), entre outros.

Resident Evil: O Hóspede Maldito é o primeiro de uma franquia de seis filmes. Resident Evil 6: O Capítulo Final foi lançado em 2016. Recentemente, Kaya Scodelario (Maze Runner: Correr ou Morrer) e Robbie Amell (Quando nos Conhecemos) protagonizaram Resident Evil: Bem-vindo a Raccon City (2021).

Mortal Kombat (1995)

Mortal Kombat
Bridgette Wilson, Linden Ashby e Robin Shou em “Mortal Kombat” (Foto: IMDb)

No filme, o Mortal Kombat é um antigo torneio em que os melhores guerreiros de cada Reino lutam entre si. O objetivo é vencer dez batalhas e conseguir o direito de invadir o Reino perdedor. O Outworld já ganhou nove vezes e o feiticeiro Shang Tsung (Cary-Hiroyuki Tagawa) pretende dominar a Terra.

Assim, Lord Rayden, o protetor da Terra, convoca a policial Sonya Blade (Bridgette Wilson), o ator Johnny Cage (Linden Ashby) e o mestre em artes marciais Liu Kang (Robin Shou) para vencer o torneio e salvar a humanidade. A direção também é de Paul W. S. Anderson.

Dois anos depois, o longa ganhou a sequência Mortal Kombat: A Aniquilação. Em 2021, A New Line Cinema lançou o remake Mortal Kombat, com direção de Simon McQuoid.

As histórias são baseadas na franquia de jogos de mesmo nome.

Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2009)

Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Kristin Kreuk em “Street Fighter: A Lenda de Chun-Li” (Foto: IMDb)

Quando era adolescente, Chun-Li (Kristin Kreuk) testemunhou o sequestro de seu pai pelo chefão do crime Bison (Neal McDonough). O mafioso conduz uma organização criminosa que está assumindo o controle das áreas mais pobres de Bangkok, na Tailândia.

Anos depois, Chun-Li abre mão de uma vida fácil para se tornar uma street fighter e defender outras pessoas. O roteiro, adaptado da série de jogos “Street Fighter“, é assinado por Justin Marks (Mogli – O Menino Lobo).

Com direção de Andrej Bartkowiak (Doom: A Porta do Inferno), o elenco conta ainda com Micheal Clarke Duncan (À Espera de Um Milagre), Chris Klein (Apenas Amigos), Robin Shou (Corrida Mortal), Moon Bloodgood (Rápida Vingança), Taboo (do grupo musical The Black Eyed Peas), entre outros.

A franquia de jogos ganhou sua primeira adaptação em live action em 1994 com Street Fighter – A Última Batalha, estrelado por Jean-Claude Van Damme (O Grande Dragão Branco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui