O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio em diversos países do mundo, inclusive o nosso.

O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

A data comemora a luta dos trabalhadores que reivindicaram melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência dessas pessoas, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Este dia propicia um momento para empregados e empregadores refletirem sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia do Trabalho é conhecido como Labor Day e é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

 

Origem do Dia do Trabalho

Até meados do século XIX, os trabalhadores apenas trabalhavam sem reclamar ou questionar se tinha algum direito. Trabalhavam muito, na verdade só viviam para trabalhar e aceitar o pouco de seus patrões em troca.

Mas toda opressão tem seu dia de queda, em 1886, trabalhadores foram para ruas de Chicago em uma manifestação que seria uma das primeiras que se tem notícia para reivindicar a redução da dura jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas.

No dia 1º de maio desse ano, milhares de pessoas foram às ruas, iniciando uma greve geral nos Estados Unidos. Esses conflitos ficaram conhecidos como Revolta de Heymarket.

E depois da primeira vieram outras em outros lugares. Paris, capital da França teve a sua em 20 de junho de 1889, exigindo também a redução de horas de trabalho. Demorou anos até que em 23 de abril de 1919 o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional.

 

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924, através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes.

A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário-mínimo nesta data.

O Dia do Trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para reivindicar as melhores condições de trabalho.

No Brasil os direitos trabalhistas foram conquistados pouco a pouco como: carteira assinada, vale transporte, ticket alimentação, 13º salário, férias remuneradas, recebimento de horas extras, e pagamento extra para profissões que tenham riscos à saúde, indenização por demissão, seguro desemprego e cada profissão tem sua tabela sindical dos valores que deve receber e Aposentaria por tempo de serviço ou por invalidez. 

Para celebrar o Dia do Trabalho escolhemos 4 filmes e 6 séries mostrando algumas profissões e como elas foram retratadas no audiovisual.

 

 

Filmes

Um Senhor Estagiário (2015)

No filme de Nancy Meyers conhecemos Ben interpretado por Robert De Niro, um viúvo de 70 anos que não viu muita graça na aposentadoria e resolveu voltar ao mercado de trabalho para preencher sua vida solitária. Ele se torna estagiário de um site de moda criado e dirigido por Jules, interpretada por Anne Hathaway e o que parecia ser algo improvável, se torna complementar. Os jovens preenchem a vida de Ben e ele preenche a vida de cada personagem com sua experiência profissional e de vida.

Onde Assistir: Amazon Prime e alugado na Apple TV +

 

Monstros S/A (2001)

A Pixar tem uma longa lista de bons filmes, e Monstro S/A está no topo da lista. Com muita inteligência emocional, o filme trabalha os sentimentos como medo e alegria na rotina de uma terra onde monstros trabalham para manter sua vida cotidiana. Acompanhamos a história em uma fábrica de sustos, onde gera energia para toda cidade. Os trabalhadores em diversos setores se dedicam para conseguir essa energia com sustos nas crianças ao saírem do armário delas. Quando acidentalmente uma menininha entra em seu mundo, dois trabalhadores bem conceituados, Sully e seu melhor amigo e assistente Mike descobrem que podem obter mais energia e mais rápido com a gargalhada delas.

Onde Assistir:  Disney +.

 

Norma Rae (1979)

Quando se fala em Dia do Trabalho, é difícil não falar desse filme. Martin Ritt dirigiu um filme focado na luta pelos direitos trabalhistas liderados por Norma Rae interpretada por Sally Fields. Esse personagem ficou tão marcante que rendeu o Oscar de Melhor atriz para Sally Fields.

Onde Assistir:  Disponível em DVD no Brasil.

 

Tempos Modernos (1936)

Esse é um filme que tem um crítica social contundente ao mostrar o cotidiano do trabalhador de uma fábrica. Charles Chaplin interpreta um funcionário de uma fábrica que entra em colapso nervoso ao trabalhar em excesso. Apesar do filme de 1936, ele ainda se mostra atual em 2023 onde as pessoas trabalham em excesso. O filme mostra as lutas trabalhistas de um jeito bem Chapliniano de ser.

Onde Assistir:  Looke ( por assinatura) e Pluto TV (Streaming Gratuito).

 

Séries

 

The Rookie (2018 – Presente) 5 temporadas nos Estados Unidos e o Brasil aguardando a estreia da 5ª Temporada –    Criação: Alexi Hawley

Como não falar de um dos trabalhos mais difíceis, a Polícia. Nessa que é uma das melhores séries policiais da TV, The Rookie fala sobre John Nolan, interpretado pelo ator Nathan Fillion, que aos 40 anos resolveu mudar de vida e se torna um policial. Esse é o novato mais velho da Polícia de Los Angeles. A série mostra o dia a dia dos Policiais de Los Angeles  que enfrentam todo tipo de situação.

Onde Assistir: Universal TV Todas as Quartas, 22h20m. / Globoplay

 

Chicago Fire (2012 – Presente) – 11 Temporadas  – Criação: Michael Brandt e Derek Haas.

Uma das séries mais populares da TV mostra o dia a dia dos Bombeiros e paramédicos de Chicago focados no Quartel 51. Esse é um trabalho difícil e tenso, mas o texto e os personagens conquistam os corações e a atenção do público. Os Bombeiros e as Paramédicas do Quartel 51 nos levam a atendimentos desafiadores e uma convivência humanizada, onde a Família do 51 é unida até depois da morte.  

Onde Assistir: Universal TV, nas Segundas de Chicago – Chicago Fire: 22h20m. / Globoplay

 

The Good Doctor (2017 – Presente) 6 Temporadas –   Criação: David Shore

Essa série médica foi inspirada em uma série coreana assistida pelo ator Daniel Day Kim logo após sua saída da série Hawai 5.0. Ele lutou para fazer a série ser aceita e se tornou produtor da série, além de ter entrado na segunda temporada como ator e interpreta o dr. Jackson Han. A série fala de um jovem médico autista que tem um dom e vai trabalhar em um Hospital de referência. Vemos o dia a dia de toda a equipe que trabalha em um hospital, e as barreiras que Dr. Shawn Murphy, interpretado por Freddie Highmore, precisa enfrentar para provar sua capacidade, aprender as dificuldades que  tem em interagir com seus colegas e pacientes.

Onde Assistir: Sony Channel, às segundas, às 21h / Globoplay

 

The Newsroom (2012 – 2014) – 3 Temporadas  – Criação: Aaron Sorkin

Nessa série vamos acompanhar os bastidores de um canal de notícias da TV à Cabo (de ficção, é claro) onde jornalistas tem que colocar no ar todos os dias as notícias que acontecem no mundo. Além disso, podemos ver que não só de notícias vivem os jornalistas, eles enfrentam percalços nos caminhos, isso sem falar em suas vidas pessoais. Afinal, ninguém vive só de trabalhar.

Onde Assistir: HBO MAX

 

The Office (2005 – 2012) – 9 Temporadas – Criação: Ricky Gervais, Stephen Merchant e Greg Daniels

Essa é a versão americana de uma série homônima britânica que fez muito sucesso.  Aqui vemos um clássico escritório onde tem um funcionário que se acha o melhor profissional do mundo e o resto dos funcionários o acha um bobão e chato. As situações são engraçadas e Steve Carell consegue momentos bem divertidos.

Onde Assistir: Netflix

 

The Morning Show (2019 – 2021) 2 Temporadas – Criação: Jay Carson

Essa série mostra os bastidores do noticiário da manhã na TV sob a perspectiva dos funcionários interpretados pelo trio  Reese Witherspoon, Jennifer Aniston e Steve Carell.

Onde Assistir: Apple TV+

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui