Há exatos 125 anos atrás, o cineasta ítalo-brasileiro Afonso Sargento, recém-voltado da França onde aprendeu técnicas de filmagem, gravou a Baía de Guanabara enquanto estava no navio Brèsil. Este foi o momento que começou a história do cinema brasileiro de momentos gloriosos e difíceis, mas que se tornou um marco na cultura internacional com sua criatividade e ousadia. 

Para celebrar a data, o Cinema para Sempre traz dicas de sete filmes de todos os tempos que fazem parte da história do nosso cinema. 

Central do Brasil (1998) 

A emocionante história de Dora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Um dia, Josué, um filho de suas clientes é encontrado sozinho após a mãe morrer em um acidente de ônibus e ela parte com ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai que o garoto nunca conheceu na vida. O longa de Walter Salles rendeu a Fernanda Montenegro a indicação ao Oscar 1999 na categoria de melhor atriz.

Bye, Bye Brasil (1979)

Um clássico do cinema brasileiro dirigido por Cacá Diegues que conta a história de três artistas ambulanctes e uma viagem. Salomé, Lorde Cigano e Andorinha que fazem a Caravana Rolidei com espetáculos a um público mais humilde e que ainda não tinha acesso a televisão. Os três, ao lado de Ciço e Dasdô, fazem uma viagem da Amazônia até Brasília. 

Cabra Marcado para Morrer (1984)

Documentário de Eduardo Coutinho retrata a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Em 1964 as gravações são interrompidas pela ditadura militar. Dezessete anos depois o documentarista retorna o projeto procurando a viúva, Elizabeth Teixeira e seus filhos que contam memórias de se esconderem após a repressão causada pelo assassinato. 

Cidade de Deus (2002)

Obra aclamada de Fernando Meirelles e Kátia Lund. O filme conta a história de Buscapé, um menino pobre que cresce em um universo cercado de muita violência, mas que é salvo pelo seu talento para ser fotógrafo. Ele segue esta carreira e registra o dia-a-dia da comunidade através de suas lentes. 

Que Horas Ela Volta? (2015)

Filme de Anna Muylaerta que a conta a história de Val, uma pernambucana que migrou para São Paulo em busca de melhores condições para sua filha, Jéssica. Treze anos mais tarde, ela liga para mãe pedindo ajuda para ir para São Paulo prestar vestibular. Inicialmente os chefes de Val a recebem com acolhimento, mas sua postura causa um tensão nas relações na casa. 

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Manuel é um vaqueiro que indignado com a exploração de seu patrão o mata em uma briga. Ele e Rosa fogem e se abrigam em uma comunidade liderada pelo Beato Sebastião. Entretanto, um grupo de jagunços matadores é contratado para exterminar os seus seguidores. O filme de Glauber Rocha é considerado uma profunda e dura crítica social a realidade brasileira e é um marco no Cinema Novo. 

Limite (1931) 

Considerado pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE) em 2015, o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Três pessoas em um barco à deriva, sem ter o que fazer e com retomas possibilidades de serem salvos, relembram suas vidas até ali. A trama tem direção de Mário Peixoto. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui