No Dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Essa data surgiu em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Um homem que nasceu livre, mas lutou para libertar seu povo. 

 

Zumbi dos Palmares

Nasceu em Pernambuco com o nome de Francisco, e já era livre. Foi educado e aprendeu português e Latim. Aos 15 anos fugiu do Quilombo e adotou o nome de Zumbi porque significa guerreiro. Em 1678 provocou uma guerra civil no Quilombo e assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os Portugueses que durou 14 anos. No dia 20 de novembro de 1695,  Zumbi foi assassinado lutando para a libertação dos negros. Por isso, a data de 20 de novembro foi escolhida para representar a luta da consciência negra no Brasil.

 

No Brasil é feriado reconhecido apenas nos Estados do Rio de Janeiro,  São Paulo, Amazonas, Amapá, Alagoas e Mato Grosso, além das cidades de Florianópolis Capital de Santa Catarina e João Pessoa, capital da Paraíba.

 

O objetivo do Dia da Consciência Negra é trazer uma reflexão sobre a importância dos negros no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. E a nossa cultura brasileira é uma mistura da cultura indígena, europeia e negra. E temos muito da cultura negra na música, política, religião, gastronomia e várias outras áreas foram profundamente influenciadas por essa cultura.

 

Para celebrar a data, escolhemos 8 filmes que mostram a cultura negra em várias frentes.

 

Ó Paí Ó 2

Depois de 14 anos, chega aos cinemas “Ó Paí Ó 2” onde Lázaro Ramos interpreta Roque, um músico do Pelourinho em Salvador, capital baiana. A história é tão divertida quanto a do primeiro filme e a missão é salvar o Bar de Neuzão (Tânia Toko), um ponto de encontro no Pelourinho. Varios músicos baianos fazem uma participação no filme. 

Onde assistir: Nas salas de cinema.

 

Mussum, O Filmis 

O filme é dirigido por Sílvio Guindane e estrelado por Ailton Graça que interpreta o músico e comediante Antônio Carlos, conhecido como Mussum. O filme conta a trajetória de um dos maiores ícones culturais do Brasil. 

Onde Assistir: Nas salas de cinemas.

 

O Mundo dos super heróis tem um país que representa a cuktura negra em várias esferas. Esse é o segundo filme de Pantera Negra que mostra um lugar de orgulho e respeito. 

Onde Assistir: Disney +

 

O filme conta a trajetória da cantora e atriz Whitney Houston, uma das maiores vozes que o mundo conheceu.

Onde assistir: HBO MAX

 

E não poderia deixar de falar de outra cantora com uma presença e uma voz potente, Aretha Franklin! 

Onde Assistir: Prime Vídeo / Aluguel: Telecine, Apple TV, Google Play Filmes, You Tube. 

 

O Protetor

Denzel Washington interpreta um agente da CIA aposentado, Robert McCall que protege as pessoas que são vítimas de brutalidade e opressão. Ele usa sua habilidade e conhecimentos para salvar a jovem Teri (Chlóe Moretz). A direção de Antoine Fuqua é sensacional! O filme ainda conta com duas sequências.

Onde Assistir: HBO Max / Aluguel: Prime Vídeo, Apple TV, Google Play Filmes, You Tube. 

 

Invictus

O filme conta como o Presidente Nelson Mandela unifica o povo da Africa do Sul com o esporte. Um dos maiores nomes da política mundial que pregava a unificação dos povos. 

Onde assistir: HBO MAX / Aluguel: Prime Vídeo, Apple TV, Google Play Filmes, You Tube. 

 

 

O filme dirigido por Spike Lee é uma homenagem ao controverso ativista negro e líder da luta pela liberação negra. Ele chegou ao fundo do poço durante seu encarceramento nos anos 50, tornou-se um muçulmano negro e, mais tarde, líder da Nação do Islã. Seu assassinato em 1965 deixou um legado de autodeterminação e orgulho racial.

Onde Assistir: Prime Vídeo

 

Ray

 

Em 1932, Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. 

Onde Assistir: Apple TV, Google Play Filmes, You Tube. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui