No dia 25 de maio de 1977, chegava aos cinemas Star Wars. O filme, dirigido pelo jovem cineasta George Lucas, foi recusado por inúmeros estúdios de Hollywood. Na época, o cinema lucrava com os gêneros épico e faroeste. Por essa razão, ninguém acreditava que uma história fantasiosa repleta de alienígenas e naves espaciais pudesse fazer sucesso, tanto que o próprio George Lucas revelou: “Eu nunca imaginei que Star Wars fosse se tornar um fenômeno”. O cineasta sofreu com a recusa de muitos estúdios de cinema em financiar sua obra, até que, finalmente, conseguiu produzir o filme com a ajuda da Fox.

George Lucas sofreu para conseguir lançar Star Wars nos cinemas

As filmagens foram muito turbulentas. As locações na Tunísia, para as cenas do planeta “Tatooine”, foram marcadas por tempestades de areia que, muitas vezes, destruíam os sets. A temperatura quente do país gerou muito desconforto nos atores e na equipe de produção e, além disso, os efeitos visuais limitados da época representaram também um problema para a equipe do filme. Com tantos contratempos, a Fox ficou muito receosa com Star Wars e, com isso, pensou em parar a produção, o que trouxe muita dor de cabeça para George Lucas, que chegou a ser hospitalizado com sinais de um possível enfarto.

No entanto, para a felicidade do cineasta e a surpresa de todos, Star Wars tornou-se um sucesso inimaginável. O filme estreou nos EUA em apenas 32 salas de cinema, mas arrecadou 133 milhões de dólares em apenas três meses, o que fez a Fox aumentar o número de cópias por todo o país. A divulgação de Star Wars foi tão grande que as filas para assistir ao filme dobravam esquinas. O longa ficou cerca de um ano em cartaz arrecadando 1 bilhão e 734 milhões de dólares e, ainda, ganhou 7 Óscar.

Ron Howard, cineasta responsável por sucessos como Rush – no limite da emoção e o Código Da Vinci, revelou: “Quando saí do cinema, após assistir Star Wars, fui direto para a fila de ingressos para assisti-lo de novo”. George Lucas havia conseguido provar que seu filme poderia conquistar o mundo. Um dos destaques para o sucesso foi a inovação. Até então, produções do porte de Star Wars não eram frequentes em Hollywood, o que surpreendeu a todos.

A estreia de Star Wars, em 1977

Um ponto forte da Saga refere-se à trilha sonora composta pelo maestro John Williams, que se tornou uma das mais marcantes do cinema.

O maestro John Williams

Outro ponto relevante é o elenco composto por jovens atores talentosos e carismáticos, com destaque para Mark Hamil e Carrie Fisher que, na época, possuíam respectivamente 24 e 19 anos. O mais “sortudo” foi Harrison Ford que integrou o time de protagonistas por acaso. O ator trabalhava como carpinteiro nos estúdios da Fox e precisou fazer uma audição apenas para ajudar os atores que realizavam testes. Logo, George Lucas decidiu que Harrison Ford deveria integrar o elenco.

O talentoso elenco de Star Wars.

A estrela Alec Guiness, que interpretava Obi- Wan Kenobi, declarou ter se arrependido de atuar no longa, já que todos lembravam-se apenas de seu trabalho em Star Wars. Sua atuação, portanto, em obras marcantes do cinema, como E o vento levou, Doutor Jivago e Lawrence da Arábia, segundo o ator, foi praticamente esquecida.

Alec Guiness se arrependeu de ter atuado em Star Wars

Após concluir sua trilogia em 1983, George Lucas decidiu reinventar a saga lançando mais três filmes que contariam a origem de Darth Vader e como ele se rendeu ao Lado Sombrio da Força.

Em A Ameaça Fantasma, lançado em 1999, a cena da corrida de naves pelo deserto de “Tatooine foi inspirada na competição de bigas de Ben–Hur. A nova trilogia de Star Wars é considerada inferior a original, mas conquistou os fãs e atraiu novos para a saga.

A Cena da corrida de naves pelo deserto de Tatooine foi inspirada na competição de bigas de Ben–Hur.

Nem tudo são flores em Star Wars e a saga conta com momentos cômicos e bizarros como o especial de ação de graças produzido pela CBS. A produção que trazia todo elenco da franquia contava com números musicais monótonos e piadas desnecessárias. O resultado foi tão ruim que George Lucas sequer permitiu uma reprise.

O especial da CBS é odiado por muitos fãs, inclusive por George Lucas.

Star Wars estendeu-se por outras mídias, como histórias em quadrinhos, animações e filmes derivados, como o divertido Caravana da coragem, que apresentava uma aventura do ewoks, os queridos ursinhos de O Retorno de Jedi; assim como o mais recente Rogue One, que surpreendeu a crítica e o público com uma trama totalmente inovadora da saga.

Caravana da Coragem

Hoje, Star Wars completa 40 anos e, há décadas, a franquia tem conquistado plateias do mundo inteiro e, certamente, não irá terminar tão cedo.

Rogue One

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui