La Casa de Papel é uma série espanhola exibida em 2017 pela rede Antena 3, a série foi criada por  Álex Pina e estrelada por  Úrsula Corberó (Tókyo), Alba Flores (Nairóbi), Álvaro Morte (El Profesor), Itziar Ituño (Raquel Murillo), Pedro Alonso (Berlin), Paco Tous (Moscou), Jaime Lorente (Denver), Miguel Herrán (Rio), Darko Peric (Helsinque) e Roberto García (Oslo). A Netflix comprou a série no final de 2017 e reeditou os 22 episódios dividindo a série em duas partes.

A trama gira em torno de um grupo de assaltantes residentes em Madri que recrutados por um homem conhecido como El Profesor, aceitam participar do maior assalto do século, quando eles entram na Casa da Moeda para imprimir  2,4 bilhões de euros. Eles conseguem ainda 68 reféns que usam os mesmos uniformes que eles (macacão vermelho, camisa cinza e uma máscara do pintor Salvador Dali) para confundir a polícia durante os 11 dias em que ficam na Casa da Moeda da Espanha para poder executar o plano. Cada um dos 8 assaltantes tem um codinome com o nome de uma cidade. No meio de toda essa operação enquanto tentava obter informações da polícia através da tenente responsável pelo caso, El Profesor acaba se apaixonando por ela o que deixa a situação ainda mais complicada para ambos.

Com cenas de ação bem elaboradas, a série se tornou uma sensação esse ano desde que foi lançada mundialmente pelo serviço de streaming que já anunciou a terceira temporada para 2019. Digamos que a série é dividida em duas vertentes. Os momentos de tensão na Casa da Moeda da Espanha entre os assaltantes e reféns. A investigação da polícia que tenta resolver tudo da melhor maneira possível, especialmente quando está sendo comandada pela tenente Raquel Murillo (Itziar Ituño) que acaba se envolvendo por acidente com El Profesor, sem saber que ele é a mente brilhante por trás de toda a operação e que consegue enganar a polícia várias vezes. Além disso, temos cenas de flashbacks quando o Professor ensina aos seus “alunos” estratégias de como melhor abordar situações hipotéticas que podem ocorrer (e ocorrem!) durante o assalto.

E falando no romance do Professor com a inspetora Raquel, certamente é uma das histórias mais interessantes da série. O Professor se aproxima da tenente encarregada das investigações para saber o quanto a polícia estava ciente em relação ao roubo mas acaba se apaixonando por ela, algo completamente inesperado para ele já que ele foi completamente metódico para arquitetar todo o plano que desenvolveu para o assalto do século para homenagear o pai que foi quem teve a ideia inicialmente quando era vivo e planejava usar o dinheiro para tratar da doença dele quando criança. Enquanto que fazia seu papel de cidadão comum para Raquel enquanto obtinha informações sobre o roubo, ao telefone fazia o ar de o líder genial através de um alterador de voz que impedia ela de reconhecer sua voz. Por conta de um mero descuido de Salva (como ela chama o Professor), ela acaba descobrindo sua verdadeira identidade e o romance acaba virando um jogo de gato e rato quando Raquel se sente traída e humilhada por ter confiado nele. Ela acaba sendo substituída na investigação quando a polícia acha que ela sabia quem era o Professor o tempo todo e que estava cooperando com ele.

Além deles, a série ainda conta com outros romances que incluem os sequestradores e até alguns dos reféns. Alguns dos romances incluem os ladrões Tokio e Rio além de Denver e Monica (uma das reféns). Esse segundo é até apontado como Síndrome de Estocolmo pelo pai dele (Moscou) que também faz parte da equipe. Monica alias, era amante de Arturo, gerente da Casa da Moeda da Espanha que também está como refém. Por conta das atitudes egoístas de Arturo, Monica acaba se envolvendo com Denver no desenrolar das duas temporadas.

Além dos relacionamentos já mencionados, ainda temos um que certamente é inusitado. Seria o relacionamento entre o Professor e Berlim que seria o chefe dos ladrões na operação. Durante a série, se já dá a impressão de que são amigos. Mas com o final da segunda temporada e com cenas como a “Bella Ciao”, um dos atores acabou confirmando que os personagens são na verdade irmãos e por isso são tão próximos.

No final da segunda temporada, o assalto é finalizado, os reféns são liberados e cada um dos assaltantes e o Professor sai com sua parte do dinheiro combinado. A série dá um pulo de um ano onde mostra o Professor morando em uma ilha nas Filipinas onde Raquel vai encontrá-lo.

Com o roubo finalizado e com uma terceira temporada confirmada para o ano que vem, o que será que vem por aí? Qual será o grande foque da terceira temporada? Outro roubo? Mais romances? Mais cenas de ação e tensão? É aguardar para ver!

As duas partes de La Casa de Papel já estão disponíveis no serviço de streaming da Netflix.

https://www.youtube.com/watch?v=6zKvzjjgYo0

Texto gentilmente cedido pelo Tabula Rasa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui