Em um tribunal, um jovem de 18 anos está sendo julgado pelo assassinato de seu pai. Ele alega ser inocente, mas todas as provas apontam o contrário. O júri, composto por 12 homens, reúne-se em uma sala para dar a sentença. A decisão precisa ser unânime e, se for condenado, o rapaz receberá a pena de morte.

Na sala de Júri, todos estão convictos de que o réu é culpado, apenas o jurado nº 8, o senhor Davis, acredita na inocência do garoto.  Cabe a ele, portanto, convencer os outros 11 homens a retirar a pena de morte do jovem acusado

Com aproximadamente 96 minutos de duração, 12 Homens e Uma Sentença conta com apenas um cenário e longos diálogos. Mesmo assim, consegue prender a atenção do espectador do início ao fim. Tudo isso devido à excelente direção de Sidney Lumet e ao grande trabalho do elenco.

O filme até hoje é apontado como uma obra – prima da sétima arte, sendo frequentemente utilizado em Universidades de Direto como contribuição ao ensino do curso. Apesar de ter estreado em 1957, o roteiro escrito por Reginald Rose aborda inúmeras questões atuais. No enredo, o Júri observa uma vítima de homicídio, porém o garoto acusado torna-se vítima do preconceito dos jurados, pois muitos o consideram um assassino devido à sua condição social.

“Não importa para que lado vá, o preconceito sempre obscurece a verdade.” (Senhor Davis)

 

O filme rendeu o BAFTA de Melhor Ator para Henry Fonda.

 

12 Homens e Uma Sentença / Ano: 1957 / País: EUA / Gênero: Drama/ Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer/ Direção: Sidney Lumet/ Roteiro: Reginald Rose/ Produção: Henry Fonda e Reginald Rose/ Cinematografia: Boris Kaufman/ Música: Kenyon Hopkins/ Edição: Carl Lerner/ Elenco: Henry Fonda, Martin Balsam, Lee J. Cobb, Jack Warden, E. G. Marshal, Jack Klugman, Ed Binns, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec, Robert Webber, John Savoca, Rudy Bond, James Kelly e Billy Nelson.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui