“Nas quartas usamos rosa”

Lançado nos cinemas em 2004, Meninas Malvadas é um dos filmes mais cultuados pela geração dos anos 2000 e dos memes. Protagonizado por Lindsay Lohan e criado e roteirizado por Tina Fey, Meninas Malvadas arrecadou mais de R$ 900 milhões nos cinemas. A obra conta a história de Cady Heron (Lindsay Lohan) , uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa,. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pública. Logo Cady percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado.O longa trouxe uma nova fase aos filmes do gênero adolescente e o sucesso impulsionou a carreira de Rachel Mc Adams, como a vilã icônica Regina George ( ou o “inferno em formato de gente”), Lizzy Caplan e Amanda Seyfried.

Mas eis a questão: Por que esse filme é tão cultuado?

Tina Fey se inspirou no livro de sociologia chamado Queen Bees and Wannabes, de Rosalind Wiseman, que fala sobre o comportamento agressivo de meninas do Ensino Médio e como elas se juntam em grupos que costumam segregar outras garotas que não fazem parte do mesma esfera. De primeiro lance ,Fey queria desde o começo queria tratar desse tema de maneira séria, mas sem ser pedante e transmitindo uma mensagem positiva ao público. Então resolveu trazer boas piadas e dar algum alívio para jovens que estão passando por essa fase.Por ser uma história sobre grupos diversos convivendo em uma mesma escola, o filme traz várias linguagens diferentes, adequadas a cada uma desses indivíduos. Com isso, o longa sabe dialogar com vários grupos diversos de jovens, desde a patricinha que sempre está de rosa até a nerd introvertida que se senta longe dos adolescentes populares.

Uma coisa interessante que tornou a obra tão popular são as personagens principais. Lindsay teve a oportunidade de fazer a personagem mais icônica do filme, Regina George, mas por causa da imagem que tinha na época preferiu ficar com a Cady, a mocinha da história. É uma boa personagem na verdade e Lindsay está bem no papel da mocinha que se torna um pouco vilã, mas acaba voltando as origens e fazendo uma revolução dentro da sociedade escolar na qual está inserida.Ainda temos Amanda Seyfried, em um de seus primeiros filmes, como uma garota bonita, mas com cérebro de ameba, que acredita que pode prever a previsão do tempo por seus mamilos. Na mesma turma de Amanda, aparece Lacey Chabert, popular, bonita, mas superficial, fazendo uma boa parceria com Seyfried na parte cômica da obra. Porém, a personagem mais icônica do filme é sem dúvidas Regina George, interpretada de maneira excepcional por Rachel McAdams. Ela, que era descrita como a abelha rainha do lugar, popular, bonita e cruel, fazendo todos jogarem seu jogo. As quatro protagonistas vestiram a camisa de seus personagens de maneira incrível, e isso é um dos pontos positivos da produção.

A direção de Mark Waters não é inovadora ao extremo, mas é divertida e sincera, fazendo com que todos os pontos citados acima, mais a parte técnica brilhassem e marcante para os anos 2000. Ele não reduz o filme a mais uma história bobinha adolescente. Ao não julgá-lo, acaba entregando um produto divertido, e deliciosamente vergonhoso de alguém admitir tê-lo como um de seus filmes favoritos.

Mesmo tendo sido lançado há 14 anos, o filme continua atual, de certa forma, e, por isso, continua conquistando fãs de diversas idades ao redor do mundo que se identificam com as situações mostradas, mesmo em ambientes diferentes. Meninas Malvadas traz além de situações engraçadas,personagens interessantes e marcantes, até mesmo os secundários, apresentando um ponto de vista feminino de uma forma mais ácida e menos romantizada. Sem contar que o filme ainda nos faz querer revelar que Regina George trai o Aaron Samuels toda quinta na sala de projeção em cima do auditório. 

Ficha Técnica:

Título Original: Mean Girls

Direção: Mark Waters

Roteiro: Tina Fey

Elenco: Lindsey Lohan, Rachel McAdams, Amanda Seyfried, Lacey Chabert

Gênero: Comédia

País de origem: EUA

Data de lançamento: 9 de julho de 2004

Tempo de duração:1h 38min

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui