Pixote a Lei do Mais Fraco  – Brasil- Drama Policial, 1980. 128 min

Direção: Hector Babenco Roteiro: José Louzeiro, Hector Babenco e Jorge Durán

Com: Marília Pêra e Jardel Filho estrelando: Fernando Ramos da Silva vulgo Pixote

 

“Pixote A Lei do Mais Fraco” é um filme baseado no livro “Pixote A Infância dos Mortos” do imortal escritor José Louzeiro (*19/09/1932+29/12/2017) que também assina o roteiro em parceria com o diretor Hector Babenco

(*1946+2016) e Jorge Durán, baseado em fatos reais por retratar o drama dos meninos marginalizados pela sociedade.  Babenco dirigiu com maestria esse longa metragem, pois conseguiu capturar o olhar desses meninos sofridos e revoltados muita verdade.

O drama ainda permanece atual, pois essa história está muito longe de acabar e todos os dias nascem mais e mais pixotes. O estreante Fernando Ramos da Silva, vulgo Pixote, incorporou tão bem esse personagem, pois era como se estivesse interpretando a sua própria condição humana e infelizmente o verdadeiro Pixote teve um triste fim, sendo brutalmente assassinado por policiais por ter se metido em coisas erradas. É a vida imitando a arte.

O elenco conta com atores consagrados como os saudosos Jardel Filho e Marília Pêra que vivência uma das sequencias mais memoráveis com o pequeno Pixote onde enxerga “a grande dama da dramaturgia brasileira” como a mãe que nunca teve de fato. Babenco consegue extrair o melhor do ser humano para as telas, fazendo o público se emocionar com o que é mostrado ao espectador.

Além de estar no patamar dos melhores filmes brasileiros, pelo grau de veracidade extraído para as telonas. “Pixote a Lei do Mais Fraco” recebeu diversos prêmios, como a indicação ao Globo de Ouro nos Estados Unidos e o Leopardo de Prata Festival de Locarno na Suíça em 1981 pela direção e assim dando reconhecimento internacional ao cinema nacional e agora pela recente morte do diretor, o filme volta a ser reprisado na TV e procurado na internet com mais freqüência também, pelos amantes da sétima arte e este ano (2018) inclusive passou na sessão especial dentro do Festival do Rio com debate de após sessão com a atriz Bárbara Paz, viúva do renomado cineasta Babenco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui