Em 1985 o cineasta John Hughes produziu uma de suas obras mais profundas, Clube dos Cinco. A história de cinco adolescentes em detenção no colégio durante um sábado até hoje é reverenciada por amantes da sétima arte. Mas o que faz este filme ser tão amado a ponto de atravessar gerações? O sucesso de Clube dos Cinco é curioso. Trata-se de um filme com apenas um cenário e pouquíssimos atores no elenco. O que realmente torna esta obra clássica é seu roteiro. Escrito por John Hughes, o cineasta e roteirista conseguiu descrever fielmente o sentimento vivido por muitas pessoas durante a adolescência.

O cineasta John Hughes junto do talentoso elenco do filme.

A adolescência é um período difícil para qualquer ser humano. Uma época de inseguranças, dúvidas, bullying e o medo de não se encaixar em certos padrões.  O roteiro aborda como a família tem importância fundamental na vida dos adolescentes.

Claire – a patricinha

“Eu odeio ter de fazer tudo o que os meus amigos mandam” (Claire)

Claire é a típica patricinha mimada da escola. Chata e arrogante, ela trata a todos com desprezo. Porém, com o desenrolar da trama, o espectador passa a conhecer a verdadeira Claire, uma jovem doce e sensível. Como muitos adolescentes, ela tem de fazer exatamente o que seus amigos mandam para pode ser “popular”. Mas isso lhe causa muita tristeza. Claire também sofre com o casamento dos pais, pessoas fúteis que não se importam com ela. Debaixo da aparência de uma patricinha mimada se esconde uma menina triste que sente a falta de um amigo e do amor de sua família.

John – o rebelde

“Sabe o que ganhei no natal? Ganhei um pacote de cigarros! O velho me pegou pela gola e disse: Fuma Johnny!” (John)

John Bender é o aluno que nenhum professor deseja ter. O típico rebelde que odeia a escola e todos a seu redor. John não segue as regras e sente profundo desprezo pelo diretor da escola. Mas por que John tem esse comportamento? Por que ele é rebelde? A escola o vê apenas como um jovem sem futuro que não merece nenhum tipo de ajuda. O que poucas pessoas sabem é que John sofre com o comportamento violento do pai. Em certo momento do filme, ele revela uma marca de charuto no braço feita por seu pai. Dia após dia John é espancado em casa além de presenciar a mesma situação com sua mãe. Pode se dizer que John é um rebelde com causa. Seu pai devia lhe proteger e amar, mas o maltrata. Por isso, John se fechou para o mundo e desenvolveu dentro de si raiva por qualquer autoridade, já que a autoridade de sua casa o trata com violência.

Brian – o Nerd

“Eu tirei um “F”, eu não poso tirar um “F”.” (Brian)

Brian é o melhor aluno da escola. Ele é um exemplo de comportamento e boas notas. Mas ser um bom aluno causa muito sofrimento à Brian. Ele é pressionado pelos pais a somente tirar boas notas. Em dado momento do longa, Brian revela ter pensado em suicídio quando, pela primeira vez, tirou uma nota baixa. Ele recebe de sua família apenas cobranças ao invés de amor, o que lhe causa muita tristeza.

Allison – a esquisita

“Eu não tenho amigos.” (Allison)

O que se pode dizer sobre Allison? Quem é ela? Allisson é a garota ignorada e excluída da escola. Sem nenhum amigo, ela passa despercebida por todos, inclusive pelo diretor. A própria Allison procura se isolar do mundo, o que a faz ser rotulada como “um caso perdido”. Mas na verdade a garota é excluída pela própria família. Em dado momento do filme, Andrew pergunta para Allison qual é o seu problema, e ela responde: São meus pais, eles me ignoram. Por baixo de uma menina esquisita, se esconde uma jovem que sente muito a falta de seus pais.

Andrew – o atleta

“Eu não vou tolerar perdedores nesta família!” (Andrew)

Membro da equipe de luta, Andrew tem um futuro promissor. Ao participar de competições esportivas, ele tem direito a uma bolsa de estudos em uma ótima universidade. Mas poucas pessoas conhecem o drama de Andrew. Um dos momentos mais marcantes do longa é quando o jovem revela o verdadeiro motivo de estar em detenção. Ele maltratou um pobre garoto. Andrew revela ter feito isso apenas para agradar seu pai. O pai de Andrew o obriga a competir e já traçou o futuro do filho sem nem mesmo lhe consultar. Andrew vê o pai como alguém a lhe ditar regras. O jovem é muito infeliz com sua relação familiar e sente muita falta do amor de seu pai.

Até hoje muitos jovens se identificam com os problemas pessoais vivido pelo clube dos cinco. O longa apresenta cinco adolescentes com personalidades diferentes, vivendo em grupos sociais diferentes. Mas, com os mesmos problemas. A questão apresentada no longa é a de que adolescentes não são pessoas chatas fazendo pirraça, são seres humanos com problemas comuns a muitos adultos. Isso fica nítido na  abertura do filme com a citação de David Bowie “E essas crianças, nas quais vocês cospem enquanto tentam mudar seus mundos, são imunes a seus insultos. Elas sabem muito bem o que estão passando”.

“Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, o clube dos cinco”.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui