Antonio Salieri é um grande compositor italiano que trabalha para o imperador da Áustria, José II, e sempre sonhou em ser o maior músico que já existiu. Um dia, Salieri conhece o jovem Wolfgang Amadeus Mozart e percebe que até então, nunca havia encontrado um homem com tamanho talento para música. Mozart era um verdadeiro gênio. De sua boca palavras afiadas como facas. De sua alma as mais belas notas jamais tocadas.


Salieri passa a sentir um profundo ódio por Wolfgang, pois ele é apenas um jovem, brincalhão e irresponsável que não faz ideia do dom que tem com a música. Então, Antonio Salieri começa a desenvolver uma obsessão em destruir e ridicularizar o trabalho de Mozart. Porém, mal sabe ele que quanto maior é a sua inveja, maior é o sucesso de Amadeus.

A história de Mozart e Antonio Salieri é recontada neste magnífico filme do diretor Milos Formam. A produção é baseada na peça teatral de Peter Shafer que escreveu o roteiro de uma forma criativa e divertida, onde o foco da história não está em contar a vida do personagem principal, mas sim relatar como sua obra impactou e continua a impactar o mundo inteiro.

AMADEUS foi um grande fenômeno na época de seu lançamento. Foi o maior vencedor do Oscar de 1985, levando 8 estatuetas e tendo uma indicação dupla; Tanto Tom Hulce quanto F. Murray Abraham, os respectivos intérpretes de Mozart e Salieri, foram indicados nas categorias de Melhor ator.

Por sua atuação como Antônio Salieri, F. Murray Abraham venceu o Óscar de Melhor Ator.

Algo inédito até então e nunca repetido na história do cinema. O filme ainda influenciou a cultura pop como é o caso da música Rock me AMADEUS, do cantor austríaco Falco. A canção até hoje é lembrada como um dos grandes clássicos do cantor.

A canção “Rock Me Amadeus” se tornou um dos maiores sucessos do cantor austríaco Falco.

Vencedor de 8 Categorias do Óscar                                                                                  Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

“Wolfgang Amadeus Mozart, ele era meu ídolo” (Antônio Salieri)

AMADEUS / ANO: 1984 / DIREÇÃO: Millos Forman / ROTEIRO: Peter Shaffer / ELENCO: Tom Hulce, F. Murray Abraham, Elizabeth Berridge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui