Hoje vamos falar sobre um dos esportes mais populares nos Estados Unidos e Japão, o Baseball. O Brasil não tem tradição com esse esporte, mas ele é praticado no Brasil e tem uma federação que existe desde 1990. Para quem não sabe, no Brasil temos 60 times filiados a CBBS que foi fundada em 1990.

Quem nunca se perguntou sobre as regras do baseball quando assiste algum filme ou série ? Sempre ouvimos   termos na hora dos jogos e muitas vezes ficamos sem entender direito o que acontece. Hoje vamos entender um pouquinho e aproveitar melhor os filmes que falam sobre  baseball ou tenha o esporte na história.

É hora da gente conhecer mais sobre baseball e acompanhar filmes sobre esse esporte.

Baseball é um esporte praticado por dois times de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa em um campo em forma de diamante. É o único esporte praticado em um campo nesse formato.

O objetivo do jogo é acertar a bola com um taco e, caso a bola seja acertada corretamente, o rebatedor tem que correr em volta do campo tocando as quatro bases que demarcam os cantos. A equipe vencedora será aquela que marcar mais pontos em nove “innings” disputados.

As partidas são disputadas em um campo dividido em uma parte de terra (infield) e outra de grama (outfield). O arremessador joga a bola a partir de uma superfície plana dentro de um círculo com raio de 2,4 metros. A cerca da borda do campo externo está localizada dentro de um raio de aproximadamente 120 metros em torno da base principal, ou “home plate”. A área de jogo é delimitada por duas linhas perpendiculares marcadas no chão, formando um ângulo de 90 graus.

 

 

 

OS EQUIPAMENTOS

A BOLA

A bola oficial de beisebol tem 23 centímetros de circunferência e 149 gramas. O material utilizado para a sua fabricação tem um envolvimento de fios em torno de um centro de cortiça ou borracha e com a costura bem apertada de uma capa de pele de vaca ou cavalo sobre o fio.

 

 

O TACO

 

É um pedaço de madeira com 7 centímetros de diâmetro na parte mais grossa, chamada cano, e no máximo 107 centímetros de comprimento.

 

 

 

 

 

 

CAPACETE PARA A TACADA

Certos arremessos podem atingir a marca de 160 km/h, por isso o jogador deve usar o capacete caso a bola venha acidentalmente em direção da cabeça, evitando acidentes graves.

 

 

 

 

 

 

LUVA PARA A TACADA

Não é um equipamento obrigatório, porém, alguns rebatedores utilizam para proteger a mão como mostra a foto acima.

 

 

 

LUVA DE CAMPO

A luva de campo varia conforme o posicionamento do jogador. Geralmente ela é feita de couro com um bolso enredado, formando uma pequena “cesta”.

 

 

 

 

 

CHUTEIRAS

As chuteiras de beisebol têm as travas próximas aos dedos, diferentemente das chuteiras de futebol, por exemplo.

 

 

 

 

EQUIPAMENTO DO CATCHER

O receptor é o alvo do arremessador, por isso ele deve usar uma proteção que proteja a maior parte do seu corpo. Os equipamentos que o receptor utiliza, incluem: um capacete com protetor facial, protetores de canela, uma luva acolchoada especial e protetores de joelho.

 

 

 

 

 

 

 

JOGADORES E SUAS FUNÇÕES

 

 

 

JOGADORES E SUAS FUNÇÕES

 

 

Pitcher

É o arremessador. Tem o papel de tentar arremessar a bola de tal maneira que engane o batedor para que ele erre.

 

Catcher

É o responsável por orientar o arremessador (pitcher) o como ele deve arremessar a bola e também é o responsável por segurar a bola atrás do rebatedor caso ele erre.

 

Primeira base

Joga na área próxima a primeira base.

 

Segunda base

Joga na área entre a primeira e a segunda base.

 

Terceira base

Joga na área próxima a terceira base.

 

Interbase

Fica se movendo alternadamente para defender a segunda e a terceira base.

 

Jardineiros ou Exteriores central, esquerdo e direito

São os responsáveis por pegar a bola rebatida para longe do campo.

 

O batedor

É o jogador que é responsável por acertar a bola do arremessador e correr por todas as bases completando uma volta na base de meta marcando um run.

 

ENTENDA O JOGO

O beisebol é disputado por duas equipes de nove jogadores que utilizam bola e bastão. A equipe que arremessa fica na defesa e a que tem os rebatedores ataca. A partida é realizada em nove etapas, chamadas de “innings”. Marca ponto apenas a equipe que está no ataque. A equipe que está na defesa tenta eliminar três rebatedores do adversário para tentar trocar as posições.

O jogo sempre começa com a equipe visitante no ataque. O arremessador tenta lançar a bola além do rebatedor e atingir a luva do receptor, ou então, tenta fazer com que o rebatedor acerte a bola para colocá-la em jogo. Neste momento, com a bola em jogo, os oito jardineiros tentam pegá-la ou expulsar o rebatedor para que ele não alcance a base marcando um run (ponto). Já o rebatedor tem o objetivo de colocar a bola em jogo para que os oito jardineiros não consigam pegá-la ou arremessá-la para o outro e registrar uma eliminação.

A cada turno, o rebatedor do time que está atacando procura fazer pontos colocando a bola fora do alcance dos defensores adversários. O seu objetivo é acertar a bola com um bastão lançada pelo arremessador (time que esta defendendo). Acertando a bola, o rebatedor inicia a corrida no sentido anti-horário passando pelas quatro bases. O objetivo final de cada rebatedor é completar seu caminho pelas bases e cruzar o home plate, marcando um run, o equivalente a 4 pontos.

Quando os defensores conseguem recuperar a bola, podem interromper a corrida do rebatedor, tocando seu corpo ou fazendo com que a bola chegue à base seguinte antes dele. Acontecendo isso, o time atacante perde o direito de atacar.

Não há empate no beisebol. No final dos nove innings, caso as equipes estejam empatadas, jogam-se innings extras até que haja um vencedor. Algumas partidas podem durar até mais de 5 horas.

 

Entenda os termos usados no beisebol

Bola viva: Bola em jogo.

Bola morta: Bola fora de jogo.

Inning: Nome de cada alternância das equipes entre ataque e defesa.

Out: Eliminação.

Runner: – Corredor: é o atacante que termina o seu turno de rebater e conquistar as bases.

Save: Salvo: Não eliminado.

Strike:  É uma bola que atravessa a zona de strike e não é acertada pelo rebatedor.

Strike out: Eliminação do rebatedor após o 3º strike.

Touch: Contato: é uma forma de um defensor eliminar um atacante fora da base (dar contato da bola ou da luva contendo a bola).

Time: Tempo: é uma paralização temporária do jogo, determinada pelo árbitro.

Home run: Quando o rebatedor lança a bola sobre o muro do campo entre os postes de falta e ganha uma volta livre pelas bases ou quando o rebatedor lança a bola em jogo longe o suficiente para que tenha tempo de percorrer as bases.

 

Quer conhecer mais sobre Baseball?  Visite os sites oficiais da Confederação Brasileira de Baseball e Softball e da World Baseball Softball Confederation.

 

Site Oficial da CBBS – Confederação Brasileira de Baseball e Softball

http://cbbs.com.br/

 

Site Oficial da  WBSC – World Basebal Softball Confederation

https://www.wbsc.org/

 

OS FILMES

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui