The Karate Kid / Karatê Kid, A Hora da Verdade Usa, 1984.  126 min/cor

Direçao: John G. Avildsen

Roteiro:  Robert Mark Kamen,

Protagonizado por:  Ralph Macchio e William Zabka

 

Karatê Kid faz parte do imaginário das pessoas, pois este clássico dos anos 80 está mais em voga do que nunca com a série Cobra Kai (2018) e fez com que o filme fosse revisto por quem já conhecia e assistido por uma nova geração para entender melhor o que ocorreu com seus protagonistas, quase 35 anos depois da primeira aparição nas telas de cinema. O mais interessante é a reviravolta que é feita na cabeça do espectador que tinha a o jovem Daniel San como o grande herói da história, pois foi o menino injustiçado e humilhado na escola pelo valentão Johnny Lawrence que vivia cercado por sua gang e ainda foi treinado pelo criador do Cobra Kai que tinha como lema: “sem compaixão”. Enquanto Daniel foi moldado pela filosofia oriental do mestre Sr. Miyagi que mostrou a importância dos seus ensinamentos que vai muito além de técnicas marciais, pois o prepara para a vida através da autodefesa interpessoal, uma tarefa árdua, mas gratificante, além de muito procurada por milhares de adeptos desta brilhante técnica.

 

A saga continua até hoje entre Daniel LaRusso vivido por Ralph Macchio e Johnny Lawrence na pele de William Zabka. Antes o espectador via somente Daniel como o pobre menino do subúrbio que vivia com o mãe em um conjugado enquanto Johnny era o menino “rico e mimado” que tinha tudo fácil através do padrasto. Até torcemos para o romance dele com a bela Ali Mills (Elisabeth Shue) fosse destruído por Daniel San como foi, sem entender a verdadeira identidade dele, que na verdade é o grande anti herói como vamos entender na série, com a reabertura do Cobra Kai, Johnny resolve dar sentido a sua deprimente trajetória reiniciando a obra da estaca 0.

 

Para os amantes da luta ou não, o melhor é ver até aonde o ser humano é capaz de ir para atingir os seus objetivos e ainda desmistificar o bom moço Daniel LaRusso e humanizar o então vilão do filme Johnny Lawrence, onde ainda podemos explorar a mente desses personagens que vivem as turras com a sua criança interior. Super recomendo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui