O Dia Nacional da Televisão é comemorado neste sábado (18). A data marca a chegada da televisão no Brasil, com a inauguração da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950. A princípio o novo meio de comunicação permitia apenas transmissões ao vivo em preto e branco. Ao longo dos anos, com diversas evoluções das tecnologias de captura de imagem e áudio, assim como a invenção do video tape, a TV chegou no que conhecemos hoje: com imagens coloridas, em alta definição; programação contínua gravada e ao vivo.

Confira abaixo alguns filmes que usam o fenômeno da televisão para contar suas histórias.

O Show de Truman – O Show da Vida (1998) 

Jim Carrey em “O Show de Truman – O Show da Vida” (Foto: Paramount Pictures)

O vendedor de seguros Truman Burbank leva uma vida simples ao lado da esposa Meryl, sem saber que milhares de câmeras escondidas seguem todos os seus passos desde o nascimento. Ele, na verdade, é atração principal do programa “O Show de Truman”, transmitido 24 horas por dia, no qual todos são atores em cenários montados para parecerem reais. Truman descobre que tudo o que conhece foi criado por uma rede de televisão. 

Jim Carrey protagoniza o filme ao lado de Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natasha McElhone e Holland Taylor. Peter Weir dirige o roteiro de Andrew Niccol. 

Hairspray – Em Busca da Fama (2007) 

Queen Latifah, Nikki Blonsky e John Travolta em “Hairspray – Em Busca da Fama” (Foto: IMDb)

Nos anos 1960, a adolescente Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é apaixonada por dança e obcecada pelo programa de televisão “The Corny Collins Show”, que abre audições para encontrar um novo integrante regular. Tracy se candidata e consegue a vaga. Mas ela considera injusto que os adolescentes negros só possam participar do programa uma vez por mês, durante o que chamam de “Dia do Negro”. Tracy e seus amigos, portanto, lutam para que todos tenham a oportunidade de dançar no show igualmente. 

Com direção de Jodie Foster e roteiro de Leslie Dixon, o longa é um remake de Hairspray – E Éramos Todos Jovens, de 1988. O elenco tem ainda John Travolta, Amanda Bynes, Zac Efron, Queen Latifah, Michelle Pfeiffer, Jerry Sitller, que também estava na primeira versão, entre outros.

Reality – A Grande Ilusão (2012) 

Luciano (Aniello Arena) é um pescador que, para completar a renda da família, comete fraudes com a esposa. Por conta da sua habilidade para atuar, seus parentes o incentivam a participar do reality show “Grande Fratello”, o Big Brother italiano. Porém, sua percepção sobre a realidade muda ao buscar obsessivamente seu sonho. 

Além de Arena, o elenco conta ainda com Loredana Simioli, Nando Paone, Nello Iorio, Nunzia Schiano e Rosaria D’Urso. A direção é de Matteo Garrone, que escreveu o roteiro em parceria com Maurizio Braucci, Ugo Chiti e Massimo Gaudioso.

O Abutre (2014) 

Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) está desesperado por um emprego. Sem opções, ele entra no submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. Louis encontra um grupo que grava acidentes, incêndios, mortes e outros acontecimentos chocantes para vender as histórias para grandes veículos de comunicação. Com a ajuda da diretora de jornalismo Nina Romina (Rene Russo), Bloom quebra a divisão entre observador e participante e se torna a estrela das suas próprias histórias. 

O longa foi escrito e dirigido por Dan Gilroy. Os atores Bill Paxton, Riz Ahmed, Michael Papajohn e Marco Rodríguez completam o elenco.

Chatô – O Rei do Brasil (2015) 

O filme, baseado no livro homônimo de Fernando Morais, mostra uma visão romantizada da vida do magnata da comunicação Assis Chateaubriand, também conhecido como Chatô. Ele foi o fundador dos Diários Associados, maior rede de estações de rádio e jornais da América Latina, da TV Tupi e do Museu de Arte de São Paulo. No longa, Chatô está prestes a morrer e tem delírios de que participa do programa de TV “O Julgamento do Século”, no qual ele relembra fatos marcantes de sua vida, como a maneira que conduzia seus negócios, seus casamentos, sua paixão não-correspondida e sua relação conturbada com o então presidente Getúlio Vargas. 

Guilherme Fontes é o responsável pela direção, assim como o roteiro em parceria com João Emanuel Carneiro e Matthew Robbins. O elenco recebe Marco Ricca como Chatô, Letícia Sabatella como Maria Eudóxia, Leandra Leal como Lola, Andrea Beltrão como Vivi Sampaio e Paulo Betti como Getúlio Vargas.

Jogo do Dinheiro (2016) 

O apresentado Lee Gates comanda programa de TV “Money Monster”, no qual dá dicas sobre o mercado financeiro, ao lado da produtora Patty. Eles passam por uma situação extrema quando um homem armado invade o estúdio durante o programa, faz Lee vestir um colete de explosivos e exige que tudo continue a ser transmitido ao vivo. A partir de então, enquanto todos assistem, Gates e Patty começam uma corrida contra o tempo para descobrir quem é o sequestrador e salvar a todos. 

O filme é estrelado por George Clooney, Julia Roberts e Jack O’Connell. A direção é de Jodie Foster e roteiro de Jamie Linden, Alan DiFiore e Jim Kouf.

Bingo – O Rei das Manhãs (2017)

O ator Augusto (Vladimir Brichta) sonha com a fama e encontra sua chance ao conseguir o papel de Bingo, um palhaço apresentador de um programa televisivo infantil. Porém, uma cláusula no contrato o proíbe de revelar a identidade real do personagem. Augusto sofre com a frustração de ser reconhecido apenas como Bingo, o que o leva a se afastar do filho e usar drogas, inclusive nos bastidores do programa. O filme é baseado na história real de Arlindo Barreto, que interpretou o palhaço Bozo entre 1982 e 1987. 

Leandra Leal, Tainá Müller, Augusto Madeira, Ana Lúcia Torres e Cauã Martins também fazem parte do elenco. A direção é de Daniel Rezende, com roteiro de Luiz Bolonegsi e Fabio Meira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui