Em Jane, The Virgin conhecemos a tragetória de Jane Gloriana Vilanueva (Gina Rodrigues), uma aspirante a escritora de romances apaixonada por telenovelas e que trabalha no Marbela, um dos hotéis mais famosos de Miami.

Mas Jane nunca imaginou que sua vida fosse virar uma telenovela também quando ela é acidentalmente inseminada com o sêmen do dono do Marbela, Rafael Solano (Justin Baldoni) quando sua esposa Pietra Solano (Yael Grobglas) foi fazer a inseminação mas Luíza (Yara Martinez), a médica responsável, que também era irmã de Rafael, acidentalmente confudiu os quartos dos exames achando que o quarto de Jane era o de Pietra. E para surpresa de Jane e de sua mãe Xiomara (Andrea Navedo)  ela acaba engravidando mesmo ainda sendo virgem.

Depois de que tudo é explicado para Jane e sua mãe, lembrando que Jane foi criada pela avó católica super devota que ela só deveria se casar virgem, Jane agora precisa enfrentar dois problemas. Se ela vai manter a gravidez já que ela não tinha se programado para isso apesar de Rafael e Pietra estarem dispostos a arcarem com as despesas do bebê e até ficar com a custódia do bebê caso Jane não queira ficar com ele. E o segundo problema é que Jane é noiva do Detetitive Michael Cordero (Brett Dier) que obviamente não esperava por uma surpresa dessas.

E só para completar o pacote dos primeiros episódios da série, Rogelio De La Vega (Jaime Camil) pai biológico que Jane ainda não conhecia, e que também é um famoso ator de telenovelas reaparece em sua vida querendo conhecê-la melhor, trazendo Jane a conhecer não só os bastidores de seus trabalhos mais recentes como também seus amigos famosos incluindo celebridades como Britney Spears, Eva Langoria, Gloria Stephan entre outros.

A série aborda com muita diversão o realismo fantástico de obras latinas mas mostrando o universo latino das telenovelas com todos os clichês possíveis e imagináveis tanto por conta das novelas de Rogelio mas também pela imaginação fértil de nossa protagonista seja pelo triângulo amoroso entre Jane, o noivo Michael e o “baby daddy” Rafael, seja por conta dos homicídios do criminoso “Sin Rostro” que Michael investiga, ou mesmo por conta das tramas envolvendo Pietra e sua gêmea Anežka, que com a ajuda de sua mãe consegue se passar pela irmã enquanto deixa a pobre irmã paralizada no hospital.

A série também aborda com muita sensibilidade o relacionamento muitas vezes tempestuoso das mulheres Villanueva protagonizado por Jane, Xiomara e a”abuela” Alba (Ivonne Coll) especialmente porque o trio tem temperamentos muito diferentes que muitas vezes acabam em conflinto, especialmente na parte da criação dos filhos. A série também aborda a parte da imigração dos latinos nos EUA que ainda estão ilegais como é o caso de Alba mas que na segunda temporada da série, já decide se legalizar no país para não precisar mais ficar com medo de ser deportada.

Apesar de ter iniciado a série como uma personagem sem graça, Pietra foi crescendo aos poucos na série, assim como a atriz Yael grobglas que surpreendeu a todos interpretando não somente Pietra, como também sua irmã gêmea Anežka sem contar as vezes que uma fingia ser a outra confundindo muitas vezes os personagens e a audiência. Yael deu varias novas camadas a personagem, mostrando uma vulnerabilidade que não seria imaginada no começo da série mostrando a evolução e o crescimento de Pietra, especialmente depois que ela foi entrando no núcleo familiar das Villanueva quando a própria Pietra fica grávida de Rafael ao se inseminar também. Sem contar que ao longo da série, é mostrado como a vida de Pietra foi difícil visto que a sua própria mãe abusava dela emocionalmente e tentou matá-la diversas vezes ao longo da sua vida e da própria série, e não mudou nada quando Aneska apareceu em sua vida, pelo contrário.

A amizade entre Jane e Pietra é uma das melhores coisas da série na medida que as temporadas vão avançando e a intimidade entre as duas vai se tornando mais extensa. Já que nenhuma das duas tem medo de dizer a verdade para a outra, mesmo que doa um pouco o que acaba se tornando uma relação de irmãs como elas falam na última temporada da série já que nenhuma das duas teve uma irmã antes (exceto Pietra que descobriu um pouco tarde ter uma irmã gêmea e mesmo assim o relacionamento delas não foi muito afetivo).

 

E um dos grandes dilemas que ficou na cabeça do público durante as 5 temporadas era com quem Jane iria ficar no final da série: Com Michael ou Rafael? Que time você fazia parte? Team Michael ou Team Rafael? Jane conhecia Michael desde os seus 18 anos quando ele interrompeu sua festa para dar uma adviertência por conta do barulho e eles acabaram se conhecendo e se conectando e começaram a construir uma vida juntos. Já Rafael, apesar de ter sido o seu primeiro “crush” e também o seu primeiro beijo, eles só começaram a se apaixonar mesmo durante a gravidez de Jane com Mateo, filho dela com Rafael. O triângulo amoroso é mostrado durante todo o percurso da série afinal de contas, a série nada mais é do que uma sátira as telenovelas mexicanas, então nada mais justo do que brincar com todos os clichês da forma mais divertida possível não é mesmo?

As 5 temporadas de Jane, The Virgin foram exibidas entre os anos 2014 a 2019 no canal americano CW e todas as suas temporadas estão atuallmente disponíveis na Netflix.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui