Hoje o cinema se despede de um dos atores e dubladores de maior talento da sétima arte. Isaac Bardavid faleceu aos 90 anos.

Formado em Direito, Isaac decidiu abandonar os tribunais para se dedicar a carreira artística. Participou de diversas telenovelas brasileiras de sucesso, como Irmãos Coragem, Gabriela e Selva de Pedra. Entre seus muitos personagens destacam-se “Seu Chico”, de A Escrava Isaura e o profeta “Samuel”, de Rei Davi.

Isaac Bardavid atuou em “A Escrava Isaura” e “Rei Davi”

Isaac Bardavid era conhecido por sua voz imponente. No fim da década de 1950, o ator atuava em uma novela na TV TUPI quando foi convidado para trabalhar com dublagem. Na época, a área era novidade no Brasil. Ao receber o convite, o próprio Isaac questionou: “O que é isso?”

Isaac Bardavid tornou-se um dos maiores dubladores do Brasil.

Desde então, o ator tornou-se um dos pioneiros da dublagem no Brasil e um dos nomes mais importantes da área. Ao longo da carreira, deu voz a diversos personagens, como Tigrão (O Ursinho Pooh), Esqueleto (He-Man e Os Mestres do Universo), Comissário Gordon (Batman – a série animada), Capitão Haddock (As Aventuras de Tintim) e o mais famoso: Wolverine (X-Men). Isaac Bardavid dublou esse personagem no desenho animado dos X-MEN, lançado em 1992. Posteriormente, emprestou a voz para o ator Hugh Jackman, o intérprete do mutante, em oito filmes. Em 2017, Isaac conheceu o artista no programa THE NOITE em um momento muito especial.

Isaac Bardavid ao lado de Hugh Jackman no programa “THE NOITE”

Além de ator e dublador, Isaac Bardavid também era poeta e em 2016 lançou o livro de poesias Versos Adversos. Uma segunda obra do artista está em pré-produção. Isaac terminou o livro, mas ainda não havia decidido o título.

Isaac Bardavid no lançamento de seu livro ao lado do saudoso dublador Dário de Castro

Hoje a sétima arte e a dublagem se despedem de um de seus maiores nomes. Adeus, Isaac Bardavid.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui