O Dia Nacional da Comunidade Árabe é celebrado em 25 de março. O Brasil é o 9º país com mais concentração de árabes no mundo. Contando as três gerações, de imigrantes e descendentes, já teriam vivido no país mais de 10 milhões de árabes. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais possuem núcleos árabes. Mas em outras regiões como o sul e o norte também tem colônia árabe com descendentes.

O primeiro registro de um árabe no Brasil ocorreu em 1874, porém muitos acreditam que já tenha ocorrido entradas de árabes no país antes dessa data.

O Dia Nacional da Comunidade Árabe tem como objetivo homenagear um povo que se misturou com os brasileiros e influenciou na cultura quando trouxe sua comida tão apreciada pelos brasileiros, alguns costumes, além de medicina e ciência em geral.

No Barsil, os árabes foram responsáveis ao auxiliar a difundir o café brasileiro e torna-lo um dos melhores do mundo, e hoje o Brasil é o maior exportador de café. Eles também influenciaram nos instrumentos musicais como o Alaúde e adufe que foram os modelos para a invenção do bandolim, cavaquinho e pandeiro. Vale lembrar que cerca de 800 palavras em português tem origem árabe.  

 

Origem do Dia Nacional da Comunidade Árabe

O dia 25 de março foi a data escolhida para comemorar o Dia nacional da Comunidade Árabe pelo fato de ser a data da primeira imigração Árabe no Brasil.

Nessa época o Império Otomano estava instável politicamente. Os árabes vinham de países como: Palestina, Líbano, Jordânia e Síria, mas com o tempo tem imigrantes de todos os países árabes em várias regiões do Brasil.

Em São Paulo uma das ruas comerciais mais movimentadas da cidade é a Rua 25 de março, onde tem uma grande colônia árabe. No Rio de Janeiro os árabes chegaram e se instalaram no centro e criaram uma grande área comercial chamada de S.A.A.R.A e se espalharam por várias regiões da cidade. Assim como as duas maiores capitais, a comunidade árabe se espalhou para sul do país, norte, nordeste, Centro-Oeste.

Essa data entrou oficialmente no calendário brasileiro em 05 de agosto de 2008 na Lei nº 11.764.

 

FILMES

 

Cafarnaum de: Nadine Labaki

Sinopse: Aos doze anos, Zain carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma mercearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria. Sobrevive graças à sua esperteza nas ruas, cuida da refugiada etíope Rahil e seu bebê Yonas. É preso por um crime violento e, enquanto cumpria uma pena de cinco anos, ele processa seus pais por negligência.

 

 

 

 

Laurence da Arábia de: David Lean

Sinopse: Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

 

 

 

 

 

Muito Amadas de: Nabil Ayouch

Sinopse: No Marrocos, em meio a melancolia e a solidão, quatro prostitutas, Noha (Loubna Abidar), Randa (Asmaa Lazrak), Soukaina (Halima Karaouane) e Hlima (Sara Elmhamdi Elalaoui), se juntam para formar uma família improvisada. Vistas como objetos, elas se unem e partilham os problemas cotidianos, sustentam as respectivas famílias envergonhadas e se protegem.

 

 

 

 

 

O Ídolo de: Hany Abu-Assad

Sinopse: Drama inspirado na incrível história de Mohammad Assaf, ganhador do programa Arab Idol, em 2013. Um jovem rapaz em Gaxa, Mohammad Assaf sonha em um dia cantar na Cairo Opera House, com sua irmã e sua melhor amiga, Nour. Um dia, Nour sofre um colapso e é levada ao hospital onde descobrem que ela precisa de um transplante de rim, deixando Mohammad com o desejo de um dia se tornar um famoso cantor em Cairo. Escapando de Gaza para o Egito contra todos os obstáculos, Mohammad começa a tão sonhada jornada de sua vida.

 

 

 

 

Até a Meia Noite de: Tariq Alkazim

Sinopse: Depois de voltar para casa de uma viagem de trabalho, um recém-casado deve lutar contra um intruso mascarado antes que sua esposa retorne à meia-noite.

 

 

 

 

 

 

Aerials de: S.A.Zaidi

Sinopse: A Terra é invadida por alienígenas do espaço sideral. Um casal que vive na cidade de Dubai está confinado em sua casa devido à incerteza da situação. Desconectados do mundo exterior devido à perda de comunicação, eles exploram suas diferenças culturais na Ciência para entender a razão por trás da vinda de alienígenas ao nosso planeta; apenas para se verem presos entre uma série de encontros extraterrestres em sua própria casa.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui