Encanto, animação da Disney que se tornou a nova sensação das Festinhas Infantis e que vem conquistando cada vez mais pequenos fãs e que ganhou o Oscar de Melhor Animação no último domingo, e está disponível no catálogo da Disney +, conta a história da família Madrigal, liderado pela avó “Abuela” Madrigal que se refugiou na Colômbia depois de perder o marido durante uma fuga com os filhos. Foi em sua chegada que uma casa encantada apelidada por ela de “Casita” que abrigou a família e todos os seus descendentes que assim como a casita também ganharam dons mágicos.

Cada um com o seu dom particular como super força, se comunicar com animais e plantas, cura através da comida, controlar o tempo e até prever o futuro. Tudo parece perfeito na família Madrigal até Mirabel, a única membro da família sem poderes mágicos começar a sentir que a casita e o “encanto” da família correm perigo, então cabe a ela proteger e salvar a magia da sua família antes que seja tarde demais.

Dirigido por Jared Bush e Byron Howard com roteiro de Charise Castro Smith e Jared Bush com músicas de Lin Manuel Miranda (Hamilton), o filme vem quebrar padrões tanto culturais como do próprio estilo de animação da Disney, mostrando uma família latina diversificada.

Visualmente a animação também é um espetáculo a parte com a sua explosão de cores que preenchem a tela tal qual uma aquarela. Apesar da trilha sonora ter feito bastante sucesso, não são todas as músicas que cativam o público no estilo de “Frozen“. Temos sim, canções chiclete como “Família Madrigal” e “Não Falamos do Bruno” que embora sejam cativantes precisam de uma certa persistência para conseguir memorizar as mesmas. É complicada mas não impossível se rever as músicas por muitas vezes, o que no caso das crianças que adoram ficar repetindo essas animações talvez não seja nada difícil.

A família Madrigal também vem quebrar padrões e tradições ao se mostrar inicialmente como uma família perfeita mas se mostrando ser o oposto disso quando é revelado que alguns dos membros sofrem pela pressão da abuela para atingir as suas expectativas e acabar se doando para coisas que não os fazem felizes. É o caso de Luisa, que literalmente carrega o mundo nos ombros devido a sua super força mas que revela uma fragilidade sem tamanho por conta das crises de ansiedade que ela começa a ter durante o filme fazendo com que ela perca confiança em sua própria habilidade. Ou mesmo Isabela, que mesmo sendo considerada a filha e neta perfeita, não é feliz mesmo podendo fazer controlar plantas e flores. Mirabel consegue enxergar tudo isso mesmo sem ter poderes mágicos e descobre que tudo tem a ver com o tio Bruno (que não é mencionado pela família depois do seu desaparecimento que ocorreu devido a uma profecia sobre o dia que Mirabel deveria ter ganho seus poderes.) Mirabel então decide procurar por Bruno, imaginando que a sua profecia pode ajudar a família, mesmo que isso acarrete em deixar a avó ainda mais zangada com a sua rebeldia mesmo que seja por uma boa causa para salvar a sua família.

A animação mexe nas entranhas de nossas famílias, fazendo com que vejamos as crenças e preceitos embutidos em nossos laços familiares por um outro prisma tentando assim romper com o que nos faz mal ou que não nos preenche a alma.

Encanto está disponível no catálogo da Disney + e poderá ser assistido no streaming. Confira o trailer abaixo, assim como a sequência “Não Falamos do Bruno (com e sem a letra) e se divirta:

Até o final dessa crítica, a fotógrafa ainda tentava decorar a letra de “Não Falamos de Bruno”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui