Red – Crescer é Uma Fera (Turning Red, 2022) que está em cartaz no catálogo da Disney+ desde março é dirigido por Domee Shi que também roteirizou o filme junto com Julia Cho e Sarah Streicher, conta a história da adolescente de 13 anos Meilin que vive com a sua família em Toronto no Canadá e se divide entre os desafios de ser adolescente com mudanças hormonais em seu corpo, a paixão pelas boy-band do momento e a amizade com as suas três melhores amigas enquanto tenta agradar a sua mãe e família sendo a filha perfeita.

Mas tudo muda quando depois de um dia muito estressante e depois de uma briga com a mãe, Meilin vai dormir e acorda no dia seguinte como uma grande panda vermelho. Depois de muita confusão ao descobrir sua nova façada, Meilin é informada pelos pais que isso faz parte de uma maldição milenar da sua família e que para poder se livrar do panda de vez ela precisa participar de um ritual ocidental no próximo mês.

Enquanto isso, depois que suas amigas descobrem sobre a sua transformação, Meilin se dá conta que sempre que fica muito excitada ela se transforma no panda e que para continuar “normal” ela precisa ficar calma e relaxada, o que não é nada fácil para uma adolescente em plena puberdade com os hormônios a flor da pele. Ela usa então a amizade verdadeira das suas três melhores amigas Abby, Prya e Jin para poder se acalmar e não trazer o panda a tona sempre que fica muito excitada ou estressada. Durante esse tempo, a banda favorita das garotas irá fazer um grande show que elas precisam ir mesmo contra a vontade dos pais e elas resolvem usar a popularidade do panda na escola para conseguir o dinheiro para os ingressos, mas será que isso não vai atrapalhar o ritual? Assista na Disney+ para descobrir!

A Pixar como sempre não desaponta trazendo uma animação se passando em 2002 com todas as modas do momento desde as boy-bands, tamagoshis e afins usando a grande transformação de Meilin como metáfora para a entrada das meninas na puberdade e da menstruação e falando abertamente sobre cólicas, absorventes e a avalanche de emoções que uma menina passa ao entrar na puberdade usando o panda como metáfora.

E sim, temos meninas barulhentas, cheias de personalidade e atitude e que já sabem o que querem para suas vidas não medindo esforços para conseguir alcançar os seus sonhos. O filme também é um alerta sobre famílias tóxicas (como também já havia acontecido com Encanto) em que a sua relação com pais e familiares se torna muito estressante quando eles colocam uma carga de espectativas não realistas sobre a sua vida em seus ombros, querendo que seja a filha/neta perfeita para realizar as coisas da mesma maneira que eles, não lembrando que cada indíviduo é diferente do outro e que cada um tem seus próprios sonhos e desejos e o próprio jeito de realizá-los e que isso significa que não precisa ser igual ao seu.

Red – Crescer É Uma Fera Já está em disponível no catálogo da Disney+. Assita agora mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui