O Dia da Mentira é celebrado em 1º de abril e é um dia criado para quem gosta das brincadeiras de pregar peças nos amigos e familiares.

Para embarcar na brincadeira do mentiroso, escolhemos 7 filmes que falam de mentirosos do cinema.  

Origem do Dia da Mentira

Existem algumas versões, mas o certo mesmo foi que surgiu na França. A história mais conhecida é que por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março e as festas duravam até o dia 1º de abril. No ano 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano passando o Ano Novo para 1º de janeiro. Muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.

Com isso, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o calendário antigo e insistir que o dia 1º de abril é a data do Ano Novo. Então, 1º de abril se tornou marcado por um dia para quem prega peças e pequenas mentiras só de brincadeira.

 

Origem do Dia da Mentira no Brasil

Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do jornal “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX.

Esse jornal, que na época era chamado de periódico, foi lançado em 1º de abril de 1848 com uma matéria que anunciava a morte do Imperador na época,  Pedro II.

Como muita gente acreditou que a notícia era verdadeira, o jornal teve que desmentir a notícia. D. Pedro II nasceu em 2 de dezembro 1825 no Paço de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e faleceu em 5 de dezembro 1821, em Paris, França.

 

O Cinema Para Sempre esse ano celebra o Dia da Mentira com 7 filmes que falam de mentirosos em todos os níveis. Desde a comédia despretensiosa até um thriller eletrizante.  Como diz o dito popular, sete é conta de mentiroso, escolhemos então os filmes e ao lado mostra onde você pode conferir cada título.  

 

7 FILMES

 

“Esposa de Mentirinha” – Netflix

Nessa comédia romântica, o cirurgião Danny Maccabee não se interessa por um relacionamento sério, até conhecer Palmer Dodge. Para conquistar a mulher que Danny acredita ser perfeita para sua vida, o cirurgião acaba envolvendo sua secretária e seus filhos. A situação foge do controle e um novo amor surge no meio da mentira. Com um elenco de peso, o filme conta com Adam Sandler e Jennifer Aniston, um dos casais fictícios mais queridos de Hollywood.

 

“O Auto da Compadecida” – Globoplay

O clássico da literatura e do cinema brasileiro é perfeito para dar boas risadas no Dia da Mentira. Baseado na obra do escritor Ariano Suassuna, o filme acompanha João Grilo e Chicó, dois nordestinos que vivem se metendo em confusões por causa de suas mentiras e de seus golpes. Apesar do comportamento politicamente incorreto, os dois são salvos por Nossa Senhora.

 

“O Mago das Mentiras” – HBO Max

O filme narra a história do ex-consultor financeiro norte-americano Bernard Madoff, criador de uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street, e que foi condenado por fraude ao planejar a operação conhecida como Esquema Ponzi, considerada a maior fraude financeira dos Estados Unidos.

 

“A Verdade da Mentira” – Amazon Prime Video

Neste documentário, a jornalista Pietra Chaves investiga o funcionamento operacional das redes de transmissão de “fake news”, questionando a força e o poder de sua influência no meio político, principalmente em cenários eleitorais.

 

“Parasita”  –  Globoplay

Uma família inteira vive de mentiras e invadem a vida da família Park. Eles mentem sobre quem são e o que fazem  e aos poucos criando um caos em torno da família que acreditou neles de boa fé.   

 

“Garota Exemplar” – Amazon Prime Vídeo

A personagem de Rosamund Pike em Garota Exemplar, filme de David Fincher de 2014, arquiteta um plano genial para culpar seu marido por seu desaparecimento e suposto assassinato, e não para por aí, criando um plano maquiavélico para o futuro mesmo após o reencontro com o ex.

 

“Prenda-Me Se For Capaz” – NETFLIX

No filme de Steven Spielberg de 2002, Leonardo DiCaprio deu vida a um personagem baseado na vida real, Frank Abagnale. Conhecido como um golpista profissional, Frank se passou por um piloto de avião, um médico e um advogado, sem nenhuma especialização e sustentado principalmente por sua habilidade de mentir e forjar documentos.

Artigo anteriorAntes do Amanhecer (1995)
Próximo artigo
Fundadora e proprietária do Cinema Para Sempre exerce as funções de Editora-chefe, crítica de cinema e repórter. É Jornalista formada pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), onde descobriu o universo da crítica de cinema e iniciou uma pesquisa sobre o assunto, e se tornou professora de Crítica de Cinema desde 2011. No jornalismo trabalhou como: Repórter, Assessora de Imprensa, produtora de programas para webtv e, claro crítica de cinema. É também mediadora debates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui