Durante anos, Hollywood investiu dinheiro em histórias que o bem lutava contra o mal, e saía vencedor. Esse contexto foi introduzido em vários “blockbusters”, como Harry Potter, A Saga Crepúsculo, Transformers e. em quase todas as produções envolvendo super-heróis, como Superman, Batman, Thor e Homem de Ferro. Mas a situação parece ter se invertido.

Recentemente, alguns filmes passaram a dar maior importância aos vilões do que aos heróis. Um exemplo é Malévola (2014), a adaptação live-action da história da bela adormecida que trouxe como protagonista a bruxa ao invés da princesa. A atriz Angelina Jolie, protagonista do filme, contava com uma caracterização assustadora, gerando medo em muitas crianças. Durante a cena em que Malévola amaldiçoava a princesa recém-nascida, o bebezinho chorava toda vez que via seus enormes chifres.

Angelina Jolie contava com uma caracterização assustadora em Malévola.
Angelina Jolie contava com uma caracterização assustadora em Malévola.

No entanto, apesar de assustar os pequeninos, a Disney decidiu exaltar a vilã, pois, segundo as palavras do produtor do filme Joe Roth, “o Público adora quem é a encarnação do mal.” Essa visão foi repetida no recente lançamento O Esquadrão Suicida (2016), em que um grupo de vilões é forçado a salvar o mundo de uma feiticeira. Segundo o diretor do filme David Ayer, “esses caras são maus, mas possuem bons corações”. Mas a questão é: uma pessoa de bem tende a ser cruel? Se o esquadrão suicida é composto por indivíduos de bom coração, por que insistem em fazer o mal?

Para conquistar o público, a produção humaniza os vilões, revelando que, mesmo cometendo crueldades, possuem sentimentos puros de amor. O pistoleiro, interpretado por Will Smith, é movido pelo carinho que sente por sua filhinha. Arlequina, interpretada por Margot Robbie, nutre pelo Coringa um amor verdadeiro e não uma paixão doentia. Em determinada cena, é revelado que seu maior sonho é se casar, ser mãe e formar uma linda família com o Coringa.  Mas se esses personagens possuem bons sentimentos, por que praticam tanta maldade?

suicide-squad-movie-set-visit

Diferente de todos os integrantes do esquadrão, o personagem Diablo, interpretado por Jay Hernandez, é o único que está disposto a se regenerar. Em dado momento da trama, ele diz estar arrependido por tudo o que fez, chegando até a fazer reflexões sobre Deus. Embora o roteiro cite a mudança de Diablo, os outros oito criminosos estão dispostos a continuar cometendo atos ilegais.  A proposta do filme não é ressaltar um grupo de vilões, mas sim, pessoas de bom coração que necessitam fazer o mal para sobreviver.

Hollywood não está apenas exaltando o papel dos vilões, mas está também diminuindo o trabalho dos heróis.  Nos recentes lançamentos Batman VS Superman (2016) e Capitão América – Guerra Civil (2016), os mocinhos passaram a se enfrentar ao invés de se unirem contra o mal. Os filmes citados, geralmente tendem a atrair crianças, mas como será o caráter delas após assistirem a filmes em que o mal é humanizado? Como elas vão enxergar os vilões após assistirem Malévola e O Esquadrão Suicida?

Os heróis passaram a se enfrentar ao invés de se unirem contra o mal.
Os heróis passaram a se enfrentar ao invés de se unirem contra o mal.

6 COMENTÁRIOS

  1. Excelente observação. Diante de tal minha mente me levou a uma reflexão sobre um texto que li em um livro que é de ótimo proveito.
    Consta nesse livro que existirá futuramente uma batalha entre o bem e o mal onde o mau receberá permissão para ganhar do bem.
    Eis o que me pergunto: …seria esse fato uma das preparações que levaria a humanidade de forma inconciente a inércia de não perceber as futuras coisas?

    • Sim, cada vez mais os valores tem sido invertidos na sociedade e Hollywood tem retratado isso. Me pergunto se as crianças passarão a enxergar o mal como sendo o bem. Mas que bom que gostou do texto, continue acompanhando o site cinema para sempre!

  2. É… não quero ser fanático religioso, mas gosto de estudar a Bíblia e notei que suas observações concordam com o seguinte versículo: 2Coríntios 11:14 “o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.”

    • A Bíblia é um livro muito interessante! É uma leitura muito enriquecedora!! Obrigado pelo comentário, Francisco! Continue acompanhando o Cinema Para Sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui