O Universal Channel exibe nessa segunda-feira, dia 18, às 22h o episódio final de Grimm, onde podemos conferir que a história criada Stephen Carpenter, David Greenwalt e Jim Kouf foi contada de maneira criativa.

A série estrou em 21 de outubro de 2011 nos Estados Unidos pelo canal NBC e no Brasil em 28 de outubro de 2011 pelo Universal Channel e encerrou em 31 de março nos Estados e encerra dia 18 no Brasil. Ao todo foram 6 temporadas com 123 episódios em 45 minutos de duração cada um. As cinco temporadas tiveram 22 episódios e a sexta e última temporada encerrou com 13 episódios o que foi um ponto positivo. Contou o que precisava sem enrolar o espectador para completar os 22 episódios de praxe das temporadas anteriores. A série teve claramente uma sintonia entre os integrantes da equipe onde tudo fluiu, roteiro, direção, elenco, efeitos visuais, especiais e sonoros, figurino, direção de arte, trilha sonora, maquiagem, montagem, enfim, um trabalho bem feito e a sensação de missão cumprida.

A série foi criativa e inovou em um momento que a arte tem necessidade de algo novo, já que hoje temos variações de cópias disso e daquilo. Fazer uma série policial em que o personagem central é policial nos dois mundos que habita foi interessante como ideia e usar os contos clássicos dos irmãos Grimm como base foi genial e mais interessante foi não se ater a isso, levou o público para conhecer diversas lendas folclóricas de diversos países, diversos povos que atravessam gerações. Uma linha principal foi construída e amarrada de forma coerente entremeando os contos e lendas. Além disso, alguns pontos importantes foram abordados como lidar com as diferenças.

Tudo começou com as cobiçadas chaves guardadas pelos Grimms por gerações. As chaves, por sua vez, tinham um mapa que levavam ao um baú que continha um segredo. Esse segredo precisava ser revelado para descobrir que poder era esse. Para o bem e para o mau o importante era descobrir o que era eliminar o mau seja quem for.

 

Vale ressaltar alguns pontos positivos da série como por exemplo: mostrar a força da união, do perdão e de recomeçar uma nova história, superar as dificuldades. Adalind, Renard e Juliette/Eva foram os personagens que circulam entre o bem o mau, as vezes por circunstâncias e as vezes por algumas escolhas erradas e outras certas. O perdão foi algo necessário e não imposto a eles. O uso dos poderes apareceu sendo usado para o bem e para o mau. O que nos dá margem para pensar em coisas que fazemos no dia a dia e como escolhemos usar os poderes que nos são dados.

O carisma dos personagens é algo marcante na série. Cada um ao seu modo conquistou o público. E o bom da série é que um personagem não é maior que outro, apesar de ter claramente um protagonista, ele funciona porque precisa dos outros personagens para fazer o Grimm acontecer. E isso não restrito ao Grimm, apesar de tudo girar em torno dele, os personagens precisam dele para crescer e vice-versa.  É bom ver que tudo foi construído em prol do coletivo. A riqueza da construção de cada personagem é visível e tem embasamento até para as viradas que cada um deles precisa no decorrer da história.

A cidade de Portland, no Estado do Oregon entrou na história como cenário principal da trama e acabou virando um personagem a mais.

A aulas de histórias, lendas que recebemos de Monroe, Rosalee e os livros Grimms nos estimula a nos interessar cada vez mais por essas histórias.

As transformações dos wesens foram empolgantes e o trabalho das equipes de maquiagem e efeitos visuais e especiais foi outro trabalho excepcional e precisavam de harmonia entre eles para o bom resultado das cenas. Uma das cenas mais interessantes nesse caso, foi a luta de Renard e Nick quando o Grimm estava transformado no Capitão. O ator Sasha Roiz teve que lutar com ele mesmo, no caso com o dublê. Uma ótima cena de luta. Isso sem falar em ter que interpretar o Grimm tentando se passar pelo Renard. Ótimo trabalho!

O resultado foi uma história coerente dentro da sua proposta que cumpriu com a missão de passear pelos contos dos irmãos Grimm, as origens alemãs, lendas e mitos como se o mundo Wesen e o mundo real coexistissem.

A sexta temporada contou com 13 episódios que elevaram a história e os personagens a uma nova fase.

Sabemos que a série já encerrou suas atividades desde o início do ano, mas aguardamos agora que os criadores possam nos trazer uma nova série, ou até fazer uma série com os filhos desse time de ouro em Portland enfrentando novos desafios. Aguardamos também novos trabalhos desse elenco que conquistou os fãs da série.

 

Uma das sete chaves guardadas pelos Grimms

Grimm

Membros de uma elite de caçadores, as habilidades de um Grimm são passadas de uma geração para outra. Os Grimms possuem um traço hereditário que os separa dos demais seres humanos: são capazes de ver a verdadeira natureza dos Wesen, ou criaturas, e têm como principal responsabilidade o dever de combatê-las. Apesar de serem como uma família, possuem poucos vínculos entre si, agindo sozinhos na maior parte do tempo. A capacidade de um Grimm de enxergar a criatura oculta está condicionada à sua situação emocional da própria criatura, que por qualquer motivo de estresse, medo ou irritabilidade, pode revelar-se ao estabelecer contato visual com um Grimm, transformando-se na criatura oculta, ou simplesmente, wogando. Por sua vez, um Wesen é capaz de reconhecer um Grimm porque seus olhos são negros e profundos, quando vistos por uma criatura. Os Grimms também possuem características físicas sobre-humanas, tais como resistência, durabilidade, reflexo e velocidade, permitindo-lhes enfrentar, de igual para igual qualquer criatura — exceto um Siegbarste (ogro).

 

 

 

 

 

Wesen

São criaturas do mundo sobrenatural. Muitas das lendas do nosso mundo são baseadas nos Wesens, como a lenda do Lobo Mau (que na verdade seria um Weider Blutbad). Apesar de a maioria ser altamente perigosa para os humanos, alguns deles conseguem viver em harmonia no nosso mundo.

 

Os Ceifadores

Os Ceifadores de Grimm, também conhecidos como Hässlich (palavra alemã que significa “feio”), são criaturas que parecem trolls e que vestem um sobretudo preto e carregam uma maleta contendo um alfanje (que tem a lâmina gravada com a frase “Erntemaschinen von dem Grimms”, traduzida como “Ceifadores de Grimm”). Como o nome sugere, o dever dos Hässlich é destruir todo e qualquer Grimm. Apareceram primeiro no episódio “Piloto”. No episódio “Corações Solitários”, um ceifador chega à cidade, e na sua foice é possível ler “Vernichter der Grimms”, que significa “Destruidor dos Grimms”. Esse ceifador é capturado e mutilado pelo Capitão Renard, que parece ter uma certa autoridade sobre eles.

 

 

 

1 (111)           “Fugitive (Fugitivo)”     Aaron Lipstadt     David Greenwalt e Jim Kouf 6 de janeiro de 2017   

Depois do massacre no sótão de Nick (David Giuntoli), o capitão Renard (Sasha Roiz) está empenhado em eliminá-lo de uma vez por todas. Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) voltam ao recinto para ficarem de olho no capitão e ajudar a gangue a ter vantagem. Enquanto isso, Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner) lidam com o fato de permanecerem em Portland agora que sua família estará se expandindo. Em outro lugar, Eve (Bitsie Tulloch) sofre os efeitos colaterais do poder de cura da varinha misteriosa.

Citação de Abertura: “Talvez este mundo seja o inferno de outro planeta. ”

 

GRIMM — “Trust Me Knot” Episode 602 — Pictured: (l-r) Russell Hornsby as Hank Griffin, Sasha Roiz as Sean Renard, Reggie Lee as Sergeant Wu — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

2 (112)          “Trust Me Knot (Confie na Minha União)”         John Gray  David Greenwalt e Jim Kouf 13 de janeiro de 2017    

Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) encontram uma solução para parar Renard (Sasha Roiz) enquanto Nick (David Giuntoli) ainda está em fuga. Adalind (Claire Coffee) recebe um telefonema que a coloca no meio de tudo. De volta à loja de especiarias, Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner) se aventuram como babá no momento em que há uma grande mudança quando Diana (Hannah R. Loyd) demonstra seu poder. Enquanto isso, Eve (Bitsie Tulloch) e Trubell (Jacqueline Toboni) trabalham para resolver o mistério do pano enrolado na varinha de cura.

Citação de Abertura: “O homem não é quem ele pensa, é o que ele esconde. ”

 

 

3 (113)          “Oh Captain, My Captain (Ó Capitão, Meu Capitão)” David Giuntoli            Thomas Ian Griffith      20 de janeiro de 2017   

Para parar a ascensão do capitão Renard (Sasha Roiz), Nick (David Giuntoli) traça um plano que o tornará outra pessoa. Adalind (Claire Coffee) e Monroe (Silas Weir Mitchell) fazem de tudo em seu poder para manter o plano em andamento. Enquanto isso, Eve (Bitsie Tulloch) e Rosalee (Bree Turner) correm contra o tempo para preparar o feitiço antes que seja tarde demais. O ator de Nick, David Giuntoli, faz sua estreia como diretor. O título do episódio é uma referência ao poema, “O Captain! My Captain! ”  que foi escrito por Walt Whitman em 1865 sobre a morte de Abraham Lincoln.

Citação de Abertura: “Você enfrentará a si mesmo na hora do pânico…” (Escritor Mihail Sebastian)

 

4 (114)          “El Cuegle (El Cuegle)” Carlos Avila           Brenna Kouf         27 de janeiro de 2017 

Nick (David Giuntoli), Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) investigam um novo e amedrontador wesen que aterroriza uma jovem família e possui um motivo surpreendente. Capitão Renard (Sasha Roiz) fica chocado depois que um convidado inesperado aparece. Enquanto isso, Diana (Hannah R. Loyd) tem algumas notícias interessantes para Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner). Em outro lugar, Eve (Bitsie Tulloch) retorna às catacumbas sob o sótão de Nick para procurar respostas para suas visões bizarras e os efeitos colaterais de ser curada pela misteriosa varinha.

Citação de Abertura: “Previu nosso destino, pelo decreto dos deuses, todos ouviram e ninguém acreditou. ”

 

5 (115)          “The Seven Year Itch (O Pecado Mora ao Lado)”        Lee Rose      Jeff Miller            3 de fevereiro de 2017  

Nick (David Giuntoli) e Hank (Russell Hornsby) se juntam a Wu (Reggie Lee) para investigar um bizarro assassinato em um parque local. Em outro lugar, o capitão Renard (Sasha Roiz) continua lidando com um fantasma de seu passado. Enquanto isso, Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner) visitam o médico para saberem se a premonição de Diana (Hannah R. Loyd) é verdadeira. De volta ao sótão, Adalind (Claire Coffee) encontra Eve (Bitsie Tulloch) muito fraca nos túneis e além de desenhos misteriosos rabiscados nas paredes.

Citação de Abertura: “Quando algo coça, a tendência natural é coçar. ” (Ator Oskar Homolka)

 

GRIMM — “Breakfast in Bed” Episode 606 — Pictured: (l-r) Russell Hornsby as Hank Griffin, David Giuntoli as Nick Burkhardt, Reggie Lee as Sergeant Wu — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

6 (116)          “Breakfast in Bed (Café da Manhã na Cama)”   Julie Herlocker   Kyle McVey          10 de fevereiro de 2017

Nick (David Giuntoli), Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) investigam um hotel local depois de um horrível assassinato que os leva a um de seus hóspedes a afirmar ser assombrado por uma assustadora criatura durante a noite. Na loja de especiarias, Monroe (Silas Weir Mitchell), Rosalee (Bree Turner) e Eve (Bitsie Tulloch) continuam pesquisando sobre as origens dos símbolos no pano e podem estar se aproximando em desvendar seu mistério. Enquanto isso, o capitão Renard (Sasha Roiz) continua sendo assombrado por suas transgressões passadas.

Citação de Abertura: “Dormir é bom, morrer é melhor, mas o certo seria nunca termos nascido. ”

 

 

 

GRIMM — “Blind Love” Episode 607 — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

7 (117)           “Blind Love (Amor Cego)”      Aaron Lipstadt     Sean Calder           17 de fevereiro de 2017

Rosalee (Bree Turner) surpreende Monroe (Silas Weir Mitchell) com uma fuga para o seu aniversário e convida a maior parte da gangue a se juntar a eles. As coisas tomam um rumo chocante quando um funcionário do hotel vai em direção a Nick (David Giuntoli) com um esforço para vingar seu pai. Eve (Bitsie Tulloch) recebe uma visita de uma força sombria que ela já viu antes. Em outro lugar, o capitão Renard (Sasha Roiz) passa o fim de semana com Diana (Hannah R. Loyd) quando um ex-aliado decide se vingar.

Citação de Abertura: “O Amor não vê com os olhos, mas com a mente; por isso é alado, e cego, e tão potente. ”

 

GRIMM — “The Son Also Rises” Episode 608 — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

8 (118)          “The Son Also Rises (O Filho Também Ressuscita)”  Peter Werner        Todd Milliner e Nick Peet       24 de fevereiro de 2017           

Ataques mortais a uma equipe de cientistas levam Nick (David Giuntoli), Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) a uma investigação diferente de qualquer outra que tenham tido antes. Enquanto a pesquisa continua pelas origens do pano, Monroe (Silas Weir Mitchell) e Rosalee (Bree Turner) descobrem que Eve (Bitsie Tulloch) ainda está sentindo os efeitos posteriores do sufoco da morte. Em outro lugar, o capitão Renard (Sasha Roiz) procura uma velha amiga para obter respostas das origens dos símbolos desenhados por Diana (Hannah R. Loyd).

Citação de Abertura: “Nenhum homem escolhe o mal por ser o mal; mas apenas por confundi-lo com felicidade. ”

 

GRIMM — “Tree People” Episode 609 — Pictured: Kinoshimobe — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

9 (119)          “Tree People (Três Pessoas)”            Jim Kouf     Brenna Kouf         3 de março de 2017       

Nick (David Giuntoli), Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) são convocados para a cena de um crime, onde um homem afirma que seu amigo foi consumido por uma figura semelhante a uma árvore. Enquanto isso, depois que a gangue descobre o encontro perturbador do espelho de Eve (Bitsie Tulloch), todos tomam precauções extras. Por outro lado, o capitão Renard (Sasha Roiz) procura respostas para o que Diana (Hannah R. Loyd) estava desenhando. Este episódio marca a primeira vez que Jim Kouf dirigiu um episódio de Grimm que foi escrito por sua filha Brenna Kouf.

Citação de Abertura: “De manhã, feliz, eu vi meu inimigo estirado sob a árvore. ”

 

10 (120)       “Blood Magic (Magia de Sangue)”  Janice Cooke        Thomas Ian Griffith            10 de março de 2017     

Depois de uma série de ataques brutais e mortais, Nick (David Giuntoli) e Hank (Russell Hornsby) encontram uma pista improvável em uma clínica de repouso local. Enquanto isso, Eve (Bitsie Tulloch) vai até Adalind (Claire Coffee) para obter respostas que apenas uma Hexenbiest pode fornecer. Em outro lugar, o capitão Renard (Sasha Roiz) confronta Nick sobre os símbolos misteriosos e tenta fazer um acordo.

Citação de Abertura: “Nada, eles disseram, é mais certo do que a morte e nada mais incerto que a hora de morrer. ”

 

GRIMM — “Where The Wild Things Were” Episode 611 — Pictured: Blutbad — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

11 (121)         “Where the Wild Things Were (Onde Estavam as Coisas Selvagens)”            Terrence O’Hara Brenna Kouf         17 de março de 2017      

Eve (Bitsie Tulloch) vai a uma missão para assumir a força misteriosa que ela viu no espelho e se encontra em território desconhecido. Quando o time do Grimm descobre o que ela fez, Nick (David Giuntoli) encontra uma maneira de se juntar a ela. Enquanto isso, uma difícil aliança é estabelecida quando o capitão Renard (Sasha Roiz) junta-se a eles e descobre que tudo pode estar ligado à pessoa que mais gosta, Diana (Hannah R. Loyd).

Citação de Abertura: “O inferno está vazio e todos os demônios estão aqui. ”

 

 

 

 

GRIMM — “Zerstorer Shrugged” Episode 612 — Pictured: (l-r) Hannah R. Loyd as Diana, Claire Coffee as Adalind Schade — (Photo by: Allyson Riggs/NBC)

12 (122)        “Zerstörer Shrugged (Leviano Destruidor)”      Aaron Lipstadt     David Greenwalt (história), Jim Kouf (história) e Brenna Kouf (dramatização)      24 de março de 2017     

A profecia se realiza quando uma força sombria chega a Portland com os olhos em Diana (Hannah R. Loyd). Em um esforço para protegê-la, Nick (David Giuntoli), capitão Renard (Sasha Roiz) e Adalind (Claire Coffee) retornam à cena de sua primeira investigação como um Grimm. De volta à loja de especiarias, Monroe (Silas Weir Mitchell), Eve (Bitsie Tulloch) e Rosalee (Bree Turner) fazem uma descoberta que revelam as origens da misteriosa varinha. Enquanto isso, Hank (Russell Hornsby) e Wu (Reggie Lee) são chamados para uma cena de crime que está conectada à maior ameaça para o time do Grimm.

Citação de Abertura: “Tu as quebrarás com vara. (Salmos 2) ”

 

GRIMM — “The End” Episode 613 — Pictured: (l-r) Mary Elizabeth Mastrantonio as Kelly Burkhardt, David Giuntoli as Nick Burkhardt, Kate Burton as Aunt Marie Kessler — (Photo by: Scott Green/NBC)

13 (123)        “The End (O Fim)”         David Greenwalt Jim Kouf e David Greenwalt 31 de março de 2017     

Nick (David Giuntoli) enfrenta o seu maior inimigo e ainda parece não haver alguma arma que o derrote. Na loja de especiarias, Monroe (Silas Weir Mitchell), Rosalee (Bree Turner) e Eve (Bitsie Tulloch) procuram respostas e encontram por acaso uma poção rara que pode ajudar na luta. Por outro lado, capitão Renard (Sasha Roiz) e Adalind (Claire Coffee) tentam manter Diana (Hannah R. Loyd) e o bebê Kelly seguros da ameaça que está de olho nas crianças.

Citação de Abertura: “A tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos 23) ”

 

 

 

 

SERVIÇO:

GRIMM

Criação: Stephen Carpenter, David Greenwalt, Jim Kouf

Direção: Aaron Lipstadt

Roteiro: David Greenwalt (história), Jim Kouf (história) e Brenna Kouf (dramatização)

Elenco: David Giuntolli, Claire Coffee, Elizabeth Tulloch, Silas Weir Michell, Bree Turner, Russell Hornsby, Reggie Lee, Sasha Roiz, Hannah R. Loyd, Jaqueline Toboni, Douglas Tait, Mary Elizabeth Mastrantonio e Kate Burton.

Temporadas: 6

Episódios: 123

Classificação indicativa: 16 anos

Página da série:

http://universal.globo.com/series/grimm/

 

Universal Play

Os episódios da série estarão disponíveis para assistir online no Universal Play (www.universalplay.com.br) no dia seguinte à exibição do episódio no canal, por um período determinado.

 

 

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu ainda não acredito que Nick não ficou com Juliete, depois de tudo que ela passou por ele/com ele. E ainda, ele terminar com uma Hexembiest, aquela que foi o fim para a vida dele com Juliette.
    Acho que passarei meses pensando em tamanha incongruência nessa série.
    Muitos vão dizer que ela matou a mãe de Nick, mas ela fez isso por total desprezo da parte dele.
    Sem entender, precisei desabafar

      • Eu também acho uma das melhores séries que já vi. Tudo bem elaborado e quando a gente termina de assistir o último episódio é que entende que tudo estava pensado desde o começo. Poderia ter continuação. Quem saber se os pedirem, a NBC topa fazer.

  2. Nick tentou lutar por Juliete, mas ela escolheu os poderes. Ja Adalind esrsva disposta a abrir mao de rudo por ele. Juliete revelou de fato quem ela eea. Ou algo que ela reprimia ser. Ja Adaland queria uma vida kormal. Nao tinha nem o amor da mae e quando conheceu o amor atraves dos filhos e Nick nao quis perde-lo. Vejo com isso como nossas escolhas podem mudar e muito nossa vida. E que sim, o amor muda ate uma criatura sombria. Mostra disso e quando Juliete foi indiferente a dor do Nick quando ele deixou de ser Grimm, pensou no bem estar dela quando pediu pra Monroe e Rosalee nao tentar fazer nada para ajudar Nick.

  3. Aaaah poderia ter continuação…. imagine só que emocionante os filhos e os pais lutando juntos…. Daiana, kelly e os tri gêmeos
    Amei esse seriado.
    Já assisti pela 3° vez .
    Acho q todo mundo q assistiu… é gostou .
    Gostaria mto de ver a continuação final foi triste e emocionante.
    Grimm

  4. Não gostava de assistir série mais por acaso meu esposo me chamou pra assistir grimm. Depois ele se arrependeu Logo depois já me interessei ..achei muito legal o nick ter terminado junto com a adalind ..adorei final só queria ter visto depois do 20 anos eles juntos ..E juliete teve oque mereceu por tamanha traição por matar mãe do Nick..
    Será que terá continuação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui