Não leiam esse review se vocês não gostam de desgraça e tristeza. Porque é isso que você irá encontrar aqui. Desventuras em Série voltou ao streaming da Netflix com a sua segunda temporada ainda mais sombria e devastadora, especialmente se você tem o sobrenome Baudelaire.

E nessa segunda temporada, a série aborda os livros de 5 ao 9 onde são abordados os livros Inferno no Colégio Interno, O Elevador Ersatz, A Cidade Sinistra dos CorvosO Hospital Hostil e O Espetáculo Carnívoro.

Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire estão de volta mas com eles também voltam o malvado Conde Olaf (Neil Patrick Harris) e sua trupe maléfica de atores que atuam como seus ajudantes que nessa temporada ganha uma nova adição com a socialite Esmé Squalor, namorada de Olaf. Enquanto que tentam capturar os órfãos e sua fortuna de qualquer maneira, ainda tentam decifrar o código da sociedade secreta de que fizeram parte junto com os pais dos Baudelaire, os irmãos Snicket além do próprio Olaf e dos tutores anteriores dos Baudelaire.

Os Baudelaire voltam para encontrar mais desgraça e tristeza nessa temporada. Nos episódios focados no livro Inferno no Colégio (Livro 5), eles conhecem os gêmeos Isadora e Duncan Quagmire cujos pais também pertenciam a organização secreta em que os pais dos Baudelaire e de seus tutores anteriores pertenciam assim como dos irmãos Lemony e Jacques Snicket (Patrick Warburton e Nathan Fillion) e o próprio Conde Olaf. Durante esses episódios, eles conhecem também a bibliotecária Olivia Caliban (Sara Rue) que acaba sendo recrutada mais tarde por Jaques Snicket para se juntar a organização conhecida como V.F.D ou C.S.C em português. Todos os membros da organização tem essa sigla tatuada no tornozelo (a mesma do Conde Olaf e dos Snicket) e os Baudelaire passam boa parte da temporada tentando decifrar o significado da sigla para poder descobrir o que aconteceu de fato com os seus pais. E a cada novo tutor durante a temporada, eles precisam ainda lidar com novos disfarces de Conde Olaf que não larga o osso de roubar a fortuna deles por nada nesse mundo.

Um dos grandes destaques da temporada, vai para outra personagem nova, uma vilã, ou melhor dizendo, uma mini vilã. Trata-se de Carmelita Spats, que os Baudelaire conhecem no Colégio Interno Prufrock em que eles ficam durante os dois primeiros episódios da temporada. Carmelita a princípio parece um doce de menina até você conhecê-la direito pois ela é egocêntrica, mimada e hostil. Ou seja, perfeita para se unir ao Conde Olaf não é mesmo. A personagem é interpretada pela atriz Kitana Turnbull. Além disso tudo, sempre que a personagem precisa dar um recado para os orfãos Baudelaire, ela o faz cantando e se irrita com eles quando eles mencionam que as músicas que cantam não rimam, devolvendo em ofensas cruéis.

Já nos episódios centrados no livro O Elevador Ersatz (livro 6), eles são adotados pelo casal Esmé (Lucy Punch) e Jerome Squalor (Tony Hale). Pode até parecer que os Baudelaire tiraram a sorte grande por serem adotados por um casal rico que mora em uma cobertura enorme que é fácil até de se perder lá. Mas depois que conhecemos Esmé que é obcecada por moda e status, logo mudamos de idéia em relação a personagem, especialmente depois que ela se une ao Conde Olaf e sua trupe e abandona o seu marido Jerome para seguir Olaf e ajudá-lo a colocar suas garras na fortuna dos órfãos Baudelaire. Além disso, os irmãos ainda decidem investigar o paradeiro dos novos amigos, os irmãos Quagmire que foram sequestrados por Olaf e cia, já que ele também pretende colocar suas mãos na fortuna deles que por coincidência seus pais também morreram da mesma maneira que os pais dos Baudelaire, em um incêndio causado pelo Conde Olaf.

Aliás, a adaptação televisiva de Esmé, ficou perfeita. Interpretada pela atriz Lucy Punch, a atriz conseguiu trazer nuances de Esmé que ficaram ainda melhores ao vivo do que as descrições dos livros. Sua obsessão do que está na moda, sua paixão por Olaf que a faz cegamente se tornar uma vilã embora um pouco carica ainda assim divertida, com certeza fez de Esmé um dos grandes destaques dessa segunda temporada. Ela estava quase no mesmo nível de Cruela Devil no quesito de vilania feminina.

Já na Cidade Sinistra dos Corvos (Livro 7) os orfãos são adotados pela cidade que por coincidência também tem a sigla C.S.C (Cidade Sinistra dos Corvos)e assim os Baudelaire decidem embarcar nessa aventura na esperança de achar seus amigos e ainda desvendar os mistérios por trás da organização secreta em que seus pais trabalhavam. Enquanto isso, Olivia e Jaques Snicket também vão até a cidade dos corvos para tentar impedir que eles sejam prejudicados por Conde Olaf que agora traz Esmé Squalor em sua trupe. O único problema é que Jaques leva a pior quando Olaf assassina ele e ainda coloca a culpa nos Baudelaire que tem que sair correndo da cidade ao serem acusados. Ou melhor, Sunny é acusada e Violet e Klaus seriam os cúmplices do crime dela. Mais tarde descobre-se que o verdadeiro significado da sigla é Corporação pelo Salvamento das Chamas.

Já nos episódios O Hospital Hostil (livro 8), os Baudelaire entram no hospital Heimlich e Olaf, Esmé e a trupe do vilão chegam na sua cola e Violet acaba sendo encontrada pelo vilão que está disfarçado de médico e pretende fazer uma cirurgia de abrir o seu crânio. Klaus e Sunny também decidem se disfarçar para encontrar a irmã. Violet consegue se safar por pouco, mas Olaf e cia colocam fogo no hospital. E sem ter para onde ir e ainda na esperança de descobrir mais sobre a C.S.C e sobre a morte de seus pais, Os Baudelaire acabam entrando no carro de Olaf e companhia e se aventurando a ser encontrado pelo vilão.

Nos últimos episódios da temporada intitulado O Espetáculo Carnívoro (livro 9), os Baudelaire vão parar no Circo Caligari, um circo onde tem aberrações como atrações principais do local. Para Olaf não encontrá-los, eles se disfarçam como aberrações também. Violet e Klaus como irmãos siameses e Sunny como um bebê de loba selvagem. Eles se juntam as aberrações e lá descobrem uma vidente chamada Madame Lulu que nada mais é do que Olivia disfarçada, que foi até lá para ajudar os Baudelaire.Mas depois de um acidente com Olivia no circo, eles são obrigados a ir com o Conde Olaf para seu próximo destino novamente que agora sabe de suas verdadeiras identidades e separam os três orfãos ao sequestrar Sunny e separá-la de Violet e Klaus. Agora só resta aos irmãos torcer para que tudo enfim acabe bem durante a terceira temporada que será focada nos livros 10 ao 13 e que já estão sendo filmados e deverão ser exibidos no ano que vem quando a Netflix for exibir a temporada final da série.

A segunda temporada mais uma vez entregou com bastante fidelidade a adaptação dos livros de Lemony Snicket com seu humor negro e ainda assim sarcástico. As referências, especialmente aos trabalhos anteriores de Neil Patrick Harris também foram ótimas e só os fãs do trabalho do ator provavelmente irão entender como nas cenas dele com Nathan Fillion em que eles mostram que já se conheciam. Nesse caso, não é somente da participação deles na sociedade secreta C.S.C mas também a participação de ambos na websérie Dr Horrible Sing Along Blog.  Além disso, ainda temos a participação especial do marido de Neil, David Burtka e dos filhos Gideon e Harper. Os três aparecem no episódio final da temporada, O Espetáculo Carnívoro.

Outro grande destaque da temporada vai para a adorável Sunny Baudelaire interpretada pela fofíssima Presley Smith. A personagem continua da mesma maneira como foi introduzida na primeira temporada. Tendo seus “barulhinhos de bebê” sendo legendados para o público entender o que ela fala já que somente Violet e Klaus entendem o que a irmã caçula diz. Na segunda temporada, Sunny espichou bastante e está maior mas continua tendo suas falas legendadas. E Sunny tem grande destaque na segunda temporada. Seja como secretária do diretor insano do Colégio Interno Prufrock (com direito a óculos e tudo!), ou como a bebê selvagem do circo Caligari, o fato é que Sunny rouba a cena durante vários momentos nesta temporada. E ela merece um parágrafo que seja de apreciação, pois assim como os novos personagens, ela também merece um destaque no segundo ano, já que ela está ótima nele.

A primeira e a segunda temporada de Desventuras em Série estão ambas disponíveis no catálogo da Netflix. A terceira e última temporada estreia ano que vem, ainda sem data definida.

Esse review foi gentilmente cedido pelo Tabula Rasa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui