Direção: Rosane Svartman / Roteiro: Rosane Svartman e Juliana Lins/ Brasil/ 2011

Não há muitos filmes brasileiros voltados para adolescentes, mas, Desenrola é uma honrosa exceção. O filme de Rosane Svartman trata das muitas primeiras vezes dos adolescentes com humor e sensibilidade.

A sinopse: Priscila é apaixonada por Rafa, irmão mais velho de sua colega de classe. Ao ficar sozinha em casa pela primeira vez, aos 16 anos, ela parte pro ataque e quase fisga o alvo, mas, descobre que há um pequeno problema: Rafa não fica com garotas virgens.  Quando Boca, seu colega de escola mente para o melhor amigo dizendo que transou com Priscila e é filmado, o vídeo cai na internet e a menina resolve se aproveitar da situação para finalmente ficar com Rafa.  Simultaneamente, os jovens realizam um trabalho de grupo sobre estatística e escolhem pesquisar quantas meninas ainda são virgens na escola.

É fato que Rosane sabe falar para adolescentes: além de assinar junto com Juliana Lins, o roteiro do filme, ela também foi co-roteirista do clássico Confissões de Adolescente e escreveu duas das temporadas de maior sucesso da série teen Malhação (uma inclusive também com Juliana Lins).

Uma curiosidade é que o filme teve como ponto de partida uma pesquisa real sobre sexo na adolescência, que originou também uma série documental chamada “Quando éramos virgens” e uma websérie também chamada Desenrola. Curiosidade número 2:  antes mesmo e estrear, o filme contou com forte interatividade do seu público-alvo. Internautas ajudaram inclusive a compor a canção Desenrola, da banda Agnello e a escolher o elenco de apoio. Curiosidade número 3: Se normalmente, livros são pontos de partida para filmes, esse fez o caminho contrário: o roteiro deu origem a um livro tão divertido quanto, também assinado por Rosane e Juliana. Os capítulos se revezam entre os pontos de vista dos personagens e a história é bem fiel a do filme.

Na capa do livro”Desenrola”  está escrito: “Baseado em uma história real: a minha, a sua, a de todo mundo”.   É verdade, para quem é ou já foi adolescente, é muito fácil se identificar com a trama. Com uma trilha gostosa, boas atuações e um roteiro delicioso, Desenrola é uma comédia romântica adolescente divertida e terna, dessas que a gente vê e revê torcendo pelos personagens.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui